O conhecimento é um recurso
valorizado da organização que deve ser gerido e capitalizado para que produza
resultados. O propósito da gestão do conhecimento organizacional é
disponibilizar os conhecimentos necessários para suportar a qualidade do
processo decisório estratégico, oportunamente e sempre que necessário na forma
adequada e com o conteúdo acessível. A gestão do conhecimento é processo
sistemático de buscar, selecionar, organizar, destilar e apresentar informação
no intuito de melhorar a compreensão de um funcionário em uma área específica
de interesse. Como em outros processos gerenciais, a gestão do conhecimento
demanda um planejamento estratégico para gerar e agregar valor à organização.
Nesse sentido, deve ser feito, inicialmente, um diagnóstico da situação para
identificar:
1.
As
categorias de conhecimentos para suportar a elaboração do planejamento
estratégico.
2.
O
status de conhecimento atual da organizacional.
3.
As
atividades necessárias para prover a base de conhecimento demandada.
4.
O
retorno esperado trazido pelo programa de gestão do conhecimento.
Entretanto, a gestão do
conhecimento não significa apenas coletar, armazenar, gerar, divulgar, compartilhar
o conhecimento em toda a organização. Ela é mais do que isso, pois significa
também criar o desejo e a necessidade do conhecimento entre as pessoas,
oferecer recursos para disponibilizar o conhecimento entre elas e motivar,
incentivar e reforçar o ciclo do conhecimento.
A organização precisa montar um mapa
do conhecimento – um guia, quadro ou lista – em que são relacionados os
conhecimentos importantes, os recursos disponíveis (bibliotecas, escolas,
arquivos) e como e de que forma chegar até eles. Esse mapa permite que as
pessoas saibam onde e com quem procurar o conhecimento de que necessitam. Seus
benefícios são:
·
Criar
condições para que o conhecimento de uma pessoa ou grupo seja extraído,
estruturado, compartilhado e utilizado por outras pessoas da organização,
transformando-se em conhecimento explícito.
·
Indicar
às pessoas da organização onde podem ser encontrados os possuidores de
conhecimentos tácitos.
·
Permitir
maior rapidez e facilidade no compartilhamento do conhecimento.
Todos os seres vivos vivem em um
contínuo e incessante processo de interação com os ambientes que vivem e
sobrevivem. Nesse processo interativo, os seres vivos colhem por meio de seus
aparelhos sensitivos e perceptivos toda informação relevante do mundo em que
vivem para poder se comportar de maneira adequada, para atacar ou se defender,
para reduzir ou neutralizar ameaças ou para aproveitar oportunidades que
surgem. A informação colhida é acumulada na memória ou nas reações e serve de
base ou filtro para outras informações à medida que são processadas.
A organização precisa ser entendida
como um organismo social inteligente que faz uso dos seus conhecimentos da
mesma maneira que os seres vivos. Segundo a biologia, entre os seres humanos, a
inteligência é um fenômeno que emerge da incessante comunicação entre os seus mais de 100 bilhões de neurônios. O
grau de inteligência da organização também depende da comunicação de seus
profissionais arranjados em redes de inteligência que estruturam os sistemas de
informação. É a inteligência que permite à organização o acompanhamento regular
e sistemático do ambiente exterior – por meio de informações sobre mercado,
tecnologia, clientes, concorrentes e tendências socioeconômicas. Trata-se de
uma atividade essencial para a elaboração dos processos de planejamento
estratégico, pois nenhuma estratégia consegue ser melhor do que a informação da
qual deriva.
As organizações precisam coletar
dados e informações a respeito de seus ambientes para transformá-los em
aprendizagem e, em seguida, em conhecimento, para conseguir se adaptar melhor
às mutáveis circunstâncias externas. Quanto maior o conhecimento a respeito do
ambiente, mais adequadamente as organizações melhoram seu comportamento,
impulsionam sua inteligência e ampliam sua capacidade de manobra em um mundo de
negócios repleto de contingências e coações. O desempenho organizacional
depende diretamente disso.
Até a próxima...
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