sexta-feira, 7 de julho de 2017

Uma fábula de liderança.

Conta a fábula que, em uma floresta, uma leoa deu à luz 3 leõezinhos: o Rax, o Rix e o Rex. Um dia, o macaco, representante dos animais, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta: – Nós sabemos que o leão é o rei dos animais, mas existem três leõezinhos fortes, que estão em crescimento. A qual deles nós deveremos prestar homenagem? Quem, quando crescer, deverá ser o nosso rei?
Os três leõezinhos souberam da reunião e comentaram entre si:
– A preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?
O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas avançadas de reuniões e gerenciamento de crises, eles tiveram uma ideia. Os três leões deveriam escalar a Montanha Difícil. Quem primeiro atingisse o pico, seria consagrado o rei dos animais. A Montanha Difícil era a mais alta e perigosa entre todas naquela imensa floresta, e seria uma grande prova.
O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha Difícil para assistirem à grande escalada. Rax, o primogênito, foi o primeiro a tentar. Não conseguiu. Rix, o segundo, tentou. Não conseguiu. Chegou a vez de Rexzinho, o caçula. Tentou. Também não conseguiu. E agora? Afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados?
Uma sábia coruja pediu a palavra:
– Eu sei quem deverá ser o rei!
Os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
– A senhora sabe? Mas como?
– É simples – confessou a sábia coruja – Eu fiquei voando entre eles, bem de perto e observando; quando eles voltaram, fracassados, para o vale. Escutei o que cada um deles disse para si mesmo e para a Montanha Difícil. O primeiro leão disse – Montanha, você me venceu! O segundo leão disse – Montanha, você me venceu! O terceiro leãozinho, o Rexzinho, disse – Montanha, você me venceu, mas só por enquanto! Você, Montanha, já atingiu seu tamanho final, mas eu ainda estou crescendo.
– A diferença – completou a coruja – é que o terceiro leãozinho teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior que seu problema, é rei de si mesmo, está preparado para reinar sobre os outros e comandar.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão, que foi coroado rei entre os animais.

As suas atitudes, determinarão os seus objetivos e dirão quem você é...
Deixe seu comentário..
Até a próxima.

2 comentários:

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...