O QUE É ORGANIZAÇÃO
Há
numerosas definições para organização:
- “Operacionalização (ou
ativação) de uma estrutura” (ORG = instrumento, estrutura; IZAR = operacionalizar,
realizar e AÇÃO = ato, ação de);
- “Um grupo grande de
pessoas comprometidas, em atividades dependentes, que têm um propósito
determinado” (Guest - 1962);
- “Grupos de atividades
e de relações de autoridade”;
- “Soma de relações
humanas, em qualquer atividade de grupo”.
A
ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIAL
“Sistema”
é “um conjunto de partes ou órgãos interdependentes que interagem entre si”.
Assim, uma pessoa, um grupo, um departamento dentro de uma organização, uma
empresa, uma comunidade, um país - são sistemas, pois se compõem de órgãos ou
partes que devem funcionar coordenada e integradamente. A Organização/Empresa é
considerada como um Sistema “Sócio-Técnico”:
a) Sistema-Técnico:
É constituído por um conjunto de instalações, máquinas, equipamentos e
procedimentos. Somente as pessoas podem tornar a organização viva, fazendo
funcionar o sistema técnico. Deste “Sistema Técnico-Administrativo” fazem parte
os fatores: metas ou objetivos, economia e finanças, estruturas formais de
organização, processos administrativos (previsões, planejamento, organização,
gerência, coordenação, controle), cargos, tarefas, informações, políticas,
normas e diretrizes;
b) Sistema-Sócio:
Tem como constituinte as pessoas. Nele a organização é uma rede de relações
entre pessoas. Este “Sistema
Psicossocial” ou “Humano-Comportamental” inclui dimensões como necessidades,
motivações, valores, interesses, atitudes internas, percepções, sentimentos e
emoções, expectativas, reações pessoais, moral, clima, estilos pessoais,
comunicação, organização informal, cultura (crenças, valores, normas informais,
etc).
É
da transação indivíduo X empresa, da transação Sistema Humano X Sistema
Técnico, que resultam e dependem os resultados sob a forma de produtos ou
serviços, que se avaliam segundo parâmetros de produção e produtividade,
segundo conceitos de eficiência e eficácia. Vendas, prestação de serviços,
lucro, retorno de investimentos, fluxo de caixa, parcela de participação no
mercado, satisfação do público ou do consumidor, etc - tudo é função dos
fatores comportamentais, tudo é função da transação dos empregados com a
empresa em que trabalham.
A Mudança no ambiente de negócios
Essa
mudança baseia-se na assertiva de que, apesar do visível sucesso obtido pelo
sistema capitalista, quando confrontamos seus resultados econômicos e
monetários com outros resultados sociais (tais como redução da pobreza,
degradação de áreas urbanas, controle da poluição, diminuição das iniqüidades
sociais, entre outros), verificando que ainda há muito a ser conseguido e que o
crescimento do PNB - Produto Nacional Bruto não é e nunca será uma medida
adequada para avaliar a performance social.
Até a próxima...
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