quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A organização Como Um Sistema Social

O QUE É ORGANIZAÇÃO

Há numerosas definições para organização:

- “Operacionalização (ou ativação) de uma estrutura” (ORG = instrumento, estrutura; IZAR = operacionalizar, realizar e AÇÃO = ato, ação de);
- “Um grupo grande de pessoas comprometidas, em atividades dependentes, que têm um propósito determinado” (Guest - 1962);
- “Grupos de atividades e de relações de autoridade”;
- “Soma de relações humanas, em qualquer atividade de grupo”.

 A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIAL

“Sistema” é “um conjunto de partes ou órgãos interdependentes que interagem entre si”. Assim, uma pessoa, um grupo, um departamento dentro de uma organização, uma empresa, uma comunidade, um país - são sistemas, pois se compõem de órgãos ou partes que devem funcionar coordenada e integradamente. A Organização/Empresa é considerada como um Sistema “Sócio-Técnico”:

a) Sistema-Técnico: É constituído por um conjunto de instalações, máquinas, equipamentos e procedimentos. Somente as pessoas podem tornar a organização viva, fazendo funcionar o sistema técnico. Deste “Sistema Técnico-Administrativo” fazem parte os fatores: metas ou objetivos, economia e finanças, estruturas formais de organização, processos administrativos (previsões, planejamento, organização, gerência, coordenação, controle), cargos, tarefas, informações, políticas, normas e diretrizes;

b) Sistema-Sócio: Tem como constituinte as pessoas. Nele a organização é uma rede de relações entre pessoas.  Este “Sistema Psicossocial” ou “Humano-Comportamental” inclui dimensões como necessidades, motivações, valores, interesses, atitudes internas, percepções, sentimentos e emoções, expectativas, reações pessoais, moral, clima, estilos pessoais, comunicação, organização informal, cultura (crenças, valores, normas informais, etc).


É da transação indivíduo X empresa, da transação Sistema Humano X Sistema Técnico, que resultam e dependem os resultados sob a forma de produtos ou serviços, que se avaliam segundo parâmetros de produção e produtividade, segundo conceitos de eficiência e eficácia. Vendas, prestação de serviços, lucro, retorno de investimentos, fluxo de caixa, parcela de participação no mercado, satisfação do público ou do consumidor, etc - tudo é função dos fatores comportamentais, tudo é função da transação dos empregados com a empresa em que trabalham.

A Mudança no ambiente de negócios



Essa mudança baseia-se na assertiva de que, apesar do visível sucesso obtido pelo sistema capitalista, quando confrontamos seus resultados econômicos e monetários com outros resultados sociais (tais como redução da pobreza, degradação de áreas urbanas, controle da poluição, diminuição das iniqüidades sociais, entre outros), verificando que ainda há muito a ser conseguido e que o crescimento do PNB - Produto Nacional Bruto não é e nunca será uma medida adequada para avaliar a performance social.

Até a próxima...

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