Uma quantidade crescente de atenção, por
parte das organizações, tem se voltado para preocupações de caráter
político-social, tais como proteção ao consumidor, controle da poluição,
segurança e qualidade de produção, assistência médica e social, defesa de
grupos minoritários, etc. Tem ocorrido uma proliferação de novas pressões por
parte da sociedade que resultam em novas leis e regulamentações que acabam, de
certa forma, provocando mudanças nas regras do jogo. Essas mudanças afetam de
forma intensa o ambiente social e político em que a empresa atua. A mudança no
ambiente de negócios, obedecendo o esquema descrito por Buchholz e outros
(1985), pode ser verificada abaixo e compara a visão tradicional da empresa
dentro de uma concepção meramente econômica com uma visão mais moderna e
atualizada do ambiente de negócios que tem um espectro muito mais complexo,
exigindo por parte da empresa acompanhamento e atenção mais intensa.
Na
visão tradicional da empresa como instituição apenas econômica, sua
responsabilidade consubstancia-se na busca da maximização dos lucros e na
minimização dos custos além disso. A visão moderna da empresa em relação a seu
ambiente é muito mais complexa, pois ela é vista como uma instituição
socio-política. A linha de demarcação entre empresa e seu ambiente é vaga e
ambígua. essa visão é o resultado de uma mudança de enfoque que está ocorrendo
no pensamento da sociedade e mudando sua ênfase do econômico para o social,
valorizando aspectos sociais que incluem distribuição mais justa da renda,
qualidade de vida, relacionamento humano, realização pessoal, etc. A sociedade
tem ficado mais atenta ao comportamento ético das empresas, bem como sobre a
atuação de seu corpo de executivos, o que tem resultado em novas leis e
regulamentos que tentam melhorar o padrão ético das corporações e tem provocado
o surgimento de novas posturas estratégicas em face das mudanças provocadas nas
regras do jogo:
EMPRESA
X AMBIENTE
VISÃOTRADICIONAL
(ECONÔMICA)
-
Preço e qualidade do produto;
-
Escolha de empregados;
-
Uso de recursos (incluindo uso de capital);
-
Quantidade produzida.
|
VISÃO
MODERMA (SOCIAL)
- Mudanças nos
valores e ideologias sociais;
- Ambiente
Internacional;.
- Intervenção
crescente da atuação do estado na economia;
- Aumento da
influência de grupos sociais externos a organização;
- Fortalecimento dos
sindicatos e associação de classe;
- Mudança na atitude
da sociedade ao papel desempenhado pelas empresas;
- Crescimento da
importância das comunicações e do papel desempenhado pelos meios de
comunicação;
- Elevação do padrão
ético a ser desempenhado pelas organizações.
|
Em
nosso país, a mais importante influência no ambiente dos negócios é derivada do
próprio governo. Essa mudança no ambiente dos negócios, do ponto de vista
social e político, e o resultado de seu impacto na administração das empresas
têm mudado a forma pela qual os administradores gerem seus negócios e provocado
uma modificação no sentido de redefinir qual é o verdadeiro papel que a
sociedade espera que administradores desempenhem na gerência das organizações.
Assim, em adição às habilidades técnicas, administrativas e de relacionamento
humano, o administrador das corporações modernas deve desenvolver habilidades
que se evidenciem importantes para o entendimento do contexto social e político
do ambiente externo que envolve a tarefa de administrar.
A
responsabilidade social, como é chamada com freqüência, implica um sentido de
obrigação para com a sociedade. Esta responsabilidade assume diversas formas,
entre as quais se incluem proteção ambiental, projetos filantrópicos
educacionais, planejamento da comunidade, eqüidade nas oportunidades de
emprego, serviços sociais em geral, de conformidade com o interesse político.
Essa responsabilidade social das corporações, tem-se intensificado nas últimas
décadas, em resposta às mudanças ocorridas nos valores de nossa sociedade. A
justificativa para o sentido de responsabilidade social por parte da empresa
fundamenta-se na liberdade que a sociedade concede à empresa para existir. O
pagamento dessa liberdade é a contribuição das empresa para coma a sociedade. A
responsabilidade social das organizações diz respeito às expectativas
econômicas, legais, éticas e sociais que a sociedade espera que as empresas
atendam, num determinado período de tempo.
A
consideração social refere-se à capacidade de uma organização de responder às
expectativas e pressões da sociedade. Nesse sentido, a busca de procedimentos,
mecanismos, arranjos e padrões comportamentais desenvolvidos pelas empresas
marca aquelas que são mais ou menos capazes de responder aos anseios da
sociedade. Para atender a esse novo posicionamento de conscientização social,
desenvolveram um modelo conceitual que foi adaptado e que indica três fases
para situar os mecanismos internos desenvolvidos pelas organizações para lidar
com as mudanças ocorridas no ambiente dos negócios:
-
Percepção;
-
Compromisso; e
-
Ação.
Até a próxima...
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