Cultura
é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado,
o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de
outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do
intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente. A cultura
organizacional nada tem a ver com isto. No estudo das organizações, a cultura
eqüivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como idéias,
crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Neste sentido, todos os seres humanos
são dotados de cultura, pois fazem parte de algum sistema cultural. Em função
disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do ponto de
vista de sua própria cultura. Daí o relativismo: As crenças e comportamentos só
podem ser compreendidos em relação ao seu contexto cultural.
A
cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças
estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas
compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de
significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma
organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir
que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa
pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes
e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou
escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à
empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e
funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na
organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
A
cultura organizacional compreende um conjunto de propriedades do ambiente de
trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo-se numa das forças
importantes que influenciam o comportamento. Compreende além das normas
formais, também o conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes
tomadas pelas pessoas dentro da organização: Por este motivo, o processo de
mudança é muito difícil, exigindo cuidado e tempo. Para se obter uma mudança
duradoura, não se tenta mudar pessoas, mas as restrições organizacionais que
operam sobre elas. A cultura da organização envolve um conjunto de pressupostos
psicossociais como normas, valores, recompensas e poder, sendo atributo
intrínseco a organização.
Cada
organização cultiva e mantém a sua própria cultura. É por este motivo que
algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Os
administradores da Procter & Gamble fazem memorandos que não ultrapassam
uma página. Todas as reuniões da Du Pont começam com um comentário obrigatório
sobre segurança. O pessoal da Toyota está concentrado em perfeição. A cultura
representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de
padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, a
produtividade e a preocupação com qualidade e serviço ao cliente.
A
cultura exprime a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo
e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de
representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os
membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir. Ela serve de
elo entre o presente e o passado e contribui para a permanência e a coesão da
organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas
informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização
no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos
organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o
nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa
ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização
como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor
conhecer a organização. A cultura organizacional se caracteriza pela sua
aceitação implícita pelos seus membros. Ela é também reforçada pelo próprio
processo de seleção, que elimina as pessoas com características discrepantes
com os padrões estabelecidos e ajuda a preservar a cultura.
Discutir e pesquisar sobre as questões da
cultura organizacional vem se tornando presença constante na maior parte das
atividades profissionais. Mais do que um simples modismo, estudos nesta área
têm permitido compreender as organizações além daqueles aspectos abordados nas
análises estruturais mais clássicas. É possível, por exemplo, através desses
estudos, responder porque surgem tantas barreiras aos processos de mudança que
as organizações implantam na busca pela solução de problemas. Porque valores,
aparentemente sem importância na organização, podem, quando questionados,
inviabilizar todo um trabalho bem planejado de reorganização. Sem dúvida é um
tema que merece atenção e darei a devida atenção nos próximos posts.
Até a próxima..
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