Apresento idéias básicas que muito ajudarão a compreensão deste assunto:
a) Para medir a
motivação no trabalho, precisamos de conceitos operacionais, ou seja, de
conceitos com os quais possamos atuar. O primeiro deles é o de satisfação e seu
correlato, o de insatisfação. Generalizando, podemos dizer: O que causa
satisfação, em geral, motiva; o que causa insatisfação reduz a motivação;
b) Outro conceito
importante é o de necessidade, que gera impulso nos seres vivos. Este impulso
está muito ligado a motivo:
- Impulso: É
considerado a força que põe o organismo em movimento, à busca do seu objetivo;
c) Há muitas tendências
nas pessoas, capazes de levá-las à ação. Por exemplo, a tendência para o poder,
para a realização, para buscar companhia de outras pessoas (afiliação), para a
independência, para a satisfação sensorial (prazer), para a segurança pessoal e
familiar, para a auto-realização, para conhecer coisas novas (curiosidade),
para destruir obstáculos que impedem a satisfação de necessidades (agressão),
etc. Estas apresentam-se em maior ou menor intensidade, em cada pessoa. Podem elas
transformar-se em força de ação e por isso, certamente, em motivo;
d) E, por fim,
relacionamos a diferença entre Incentivo e Motivo: No primeiro (Incentivo), não
há envolvimento do “eu”. O indivíduo age levado por pressões externas: ganhar
comissão, levar certa vantagem, evitar punições, etc. No Motivo, ao contrário,
o “eu” está envolvido, isto é, o indivíduo age impelido por força interna,
porque gosta e quer. Recorrendo aos incentivos, pode-se fazer com que as
pessoas ajam, mas sob condições limitadas. Uma ação duradoura, entretanto, só
pode emanar de uma motivação verdadeira, que ocorrerá quando o indivíduo tiver
seu próprio gerador instalado dentro de si, não havendo maior necessidade de
impulso externo; neste caso, o indivíduo terá vontade de executar as tarefas:
- Incentivo: É um
objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige.
Podemos considerar como incentivo positivo, aquele para qual o comportamento se
dirige (o alimento, o dinheiro, o sucesso) e, incentivo negativo aquele do qual
o indivíduo procura se afastar ou que é evitado (o ferimento, o isolamento
social);
- Motivo: Pode
ser definido como “uma condição interna relativamente duradoura que leva o
indivíduo ou que o predispõe a persistir num comportamento ou a permanência da
situação” (Sawrey e Telford). A identificação de um motivo auxilia na
compreensão do comportamento humano, ou seja, faz-nos entender melhor as ações
dos indivíduos, no entanto, como se sabe, há muitos outros fatores, além dos
motivos, que influem sobre o comportamento, como a percepção, as emoções, a
aprendizagem, etc.
Até a próxima...
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