quarta-feira, 5 de julho de 2017

AFINAL, O QUE É SER LÍDER?

Quando falamos em liderança, as pessoas conseguem identificar líderes tais como: Gandhi, Nelson Mandela, Adolf Hitler, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Papa Paulo II, dentre outros. No entanto, o que torna essas pessoas, com características tão diferentes, líderes? O que elas possuem em comum? Os líderes nascem prontos ou podem se desenvolver?

Desde os primórdios da humanidade estamos organizados em hierarquias com claros relacionamentos de dominação entre os membros.

Segundo Gardner (1996), os “processos de dominação” observáveis em primatas não-humanos são evidentes mesmo entre os pré-escolares.

“As crianças dominantes controlam os brinquedos, iniciam e organizam jogos e ajudam a manter o grupo unido; as crianças menos dominantes orientam-se com referência aos mais dominantes. Tamanho, força, habilidade, inteligência, atratividade e gênero, tudo isso contribui para determinar quais organismos ocuparão posições superiores na hierarquia social emergente.” (GARDNER,1996 p.23)

Como os primatas, esperamos uma estrutura social de liderança/seguidores.

As primeiras pesquisas sobre liderança tratavam sobre a identificação de características de líderes e não líderes, ou entre líderes bem-sucedidos e os malsucedidos. Alguns consideram os fatores de personalidade; outros, características físicas, entretanto, podemos considerar a liderança como fator decisivo na definição dos rumos da organização e na motivação pelo cumprimento dos propósitos estabelecidos. A liderança passa a ser catalisadora do potencial em realidade.
A busca por uma definição de liderança Ao analisarmos o tema liderança, deparamo-nos com inúmeras definições propostas ao longo dos anos. Abaixo foram selecionados alguns autores e respectivas definições:

“Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo”. (Terry apud Hersey, 1986, p. 103)

“Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos”. (Tannenbaum, apud Hersey, 1986, p.104)

“A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum”. (Koontz e O’Donnell apud Hersey, 1986, p.103)

Arthur Jago (apud Hersey, 1986) definiu liderança como o “uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo”.

“Liderança é o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação. Assim, o processo de liderança é uma função do líder, do liderado e de variáveis situacionais”. (Hersey e Blanchard, 1986)

“A liderança é a capacidade humana de uma comunidade humana de dar forma a seu futuro e, principalmente, de levar adiante os processos significativos de mudança necessários para fazê-lo”. (Senge, 2000, p.6)

Assim, em algum momento em nossas vidas estaremos exercendo a liderança. Sempre que uma pessoa procurar influenciar o comportamento de outra, a primeira é o líder potencial e a segunda o liderado potencial.
Considerar como definição de liderança somente a capacidade de influenciar pessoas nos leva a crer que qualquer indivíduo, até mesmo um assaltante, ao induzir que as pessoas lhe entreguem os seus pertences, esteja exercendo a liderança, e talvez esteja mesmo, mas somente esse enfoque não esgota o tema. Primeiro, porque a influência deve ser de certa maneira sancionada pelos seguidores e, em segundo lugar, uma definição completa de liderança precisa descrever o contexto e o simbolismo captado no líder, e por último, dentro de um contexto real e principalmente organizacional, o líder tem como missão atingir os objetivos propostos.

Liderar – vem de läden que significa ir ou viajar junto.

Liderança caracteriza-se por um processo no qual alguém determina o propósito ou o sentido para uma ou mais pessoas, fazendo com que todos se mobilizem em alguma direção não só de maneira eficaz, mas também com total envolvimento por parte de todos da equipe, sem agredir suas escalas de valores.

A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder desempenha também uma importante função simbólica para o grupo.

A liderança é:

• Um processo social definido entre líderes e liderados;

• Envolve um processo de definição da realidade de forma que sensibilize o liderado;

• Envolve um relacionamento de dependência.

Tendo em vista um ambiente competitivo global, a liderança deverá criar uma arquitetura social capaz de gerar capital intelectual dentro de um contexto em que se obtenha um desempenho em seu máximo de eficiência, respondendo de forma adequada e rápida às mudanças.

A escola de Administração Científica Taylor considerava as pessoas como instrumentos, apêndices da máquina e, portanto, manipuladas pelos seus líderes. Os trabalhadores deveriam adaptar-se à gerência. A função do líder era a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender aos objetivos organizacionais.

Na escola das Relações Humanas, de Elton Mayo, a organização deveria desenvolver-se em torno dos trabalhadores, considerando sentimentos e atitudes. A função do líder passa a ser a de facilitar a consecução dos objetivos, dando oportunidade aos liderados de se desenvolverem.

As definições apresentadas, em sua grande maioria, encontram como ponto comum a definição de liderança a seguir:

A capacidade de influenciar pessoas para a consecução de um objetivo numa dada situação.

Lembre-se deste conceito, pois ele será importante para o entendimento do processo de
liderança.
Deixe aqui o seu conceito de Liderança

Até a Proxima.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...