quarta-feira, 12 de julho de 2017

O líder como condutor de pessoas

Em pesquisa feita por Tjosvold e Tjosvold (1995 apud Bergamini, 2002) com líderes e liderados constatou-se que:

“65% a 75% dos empregados em muitas organizações de diferentes tipos relatam que o seu supervisor imediato representa a maior fonte de stress no trabalho. Acrescentam também que nos últimos dez anos 50% dos gerentes consideram ter falhado como líderes.”  Segundo Tichy (apud Bergamini, 2002) “sem líderes, bons resultados serão obra do acaso e, portanto, serão insustentáveis”.

O líder nas organizações irá atuar no presente como um “treinador” de pessoas, ou seja, capacitando pessoas e com vistas no futuro a atuar como um agente de mudança e condutor de pessoas. Como guia ou condutor de pessoas ele deve ser capaz de compartilhar três visões:

• A visão do valor da tarefa proposta – PARA QUÊ?

• A visão do valor agregado – O QUE MAIS?

•A visão da realidade – O QUE TEREMOS QUE ENFRENTAR?


Um líder só é líder se tiver seguidor e, para que alguém se disponibilize a seguir outra pessoa, torna-se necessária uma relação de credibilidade e confiança.

“A confiança é o elo emocional que une seguidores e líderes. O acúmulo de confiança é a medida da legitimidade da liderança. Ela não pode ser forçada ou comprada; tem que ser conquistada. A confiança é o ingrediente básico de todas as organizações, a “lubrificação” que mantém a organização”.
Warren Bennis

Para que um líder como condutor de pessoas possa gerar confiança ele precisa ter:

• Constância – Por mais surpresas que possa encontrar no caminho, ele não cria surpresas. Líderes possuem constância de propósitos.

• Coerência – Líderes fazem o que dizem.

• Confiabilidade – Líderes estão presentes em situações-chave; estão prontos para apoiar seus colaboradores nos momento em que isso importa.

• Integridade – Líderes cumprem compromissos e promessas.

IMPORTANTE LEMBRAR:

• Os relacionamentos determinam o moral da organização.

• As pessoas determinam o potencial da organização.

• A liderança determina o sucesso da organização.

È muito mais tato com o outro do que técnica, é amar o próximo ...Concordam???

Até a próxima...

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