O desenvolvimento de pessoas está
intimamente relacionado com o desenvolvimento de suas carreiras. Conforme já vimos, carreira é uma sucessão ou seqüência de cargos ocupados por uma
pessoa ao longo de sua vida profissional. A carreira pressupõe desenvolvimento
profissional gradativo e cargos crescentemente mais elevados e complexos. O
desenvolvimento de carreira é um processo formalizado e sequencial que focaliza
o planejamento da carreira futura dos funcionários que têm potencial para
ocupar cargos mais elevados. O
desenvolvimento de carreiras é alcançado quando as organizações
conseguem integrar o processo com outros programas de RH, como avaliação do
desempenho, T&D e planejamento de RH.
Os primeiros planos de
desenvolvimento de carreiras adotados pelas organizações eram rigidamente
formalizados e estavam voltados unicamente paras as necessidades
organizacionais, como um planejamento prévio e preparação antecipada dos
funcionários para expansão, novos mercados e outras mudanças organizacionais.
Mais recentemente, esses planos deixaram de ser unilaterais e passaram a
abranger tanto as necessidades da organização como das pessoas envolvidas.
Algumas organizações estão
atribuindo gradativamente a responsabilidade pela administração de carreiras
aos seus próprios funcionários,
dando-lhes todas as condições e suportes possíveis para que eles façam escolhas
adequadas e sejam bem-sucedidos . Isso envolve alguns problemas nas
organizações achatadas de hoje, onde as oportunidades de se movimentar
verticalmente na hierarquia são bem menores do que nas organizações
tradicionais e burocráticas. Os funcionários precisam de alguma orientação para
desenvolver suas carreiras, seja dentro ou fora da organização.
As principais ferramentas utilizadas
pelas organizações para o desenvolvimento de carreiras são:
1.
Centros de Avaliação: Técnicas de seleção de talentos
humanos, como entrevistas, exercícios dirigidos e jogos de empresas utilizados
em centros de avaliação são também utilizadas no desenvolvimento de carreiras.
Os centros de avaliação proporcionam retroação sobre as forças e fraquezas dos
candidatos e a compreensão de suas habilidades, ajudando-os a desenvolver
objetivos e planos de carreiras adequados e realísticos.
2.
Testes Psicológicos:Utilizados na seleção de pessoal
servem para ajudar os funcionários a compreender melhor seus interesses e
habilidades.
3.
Avaliação do desempenho: é outra fonte de informação valiosa
sobre o desenvolvimento de carreira.
4.
Projeções de promovabilidade: São julgamentos feitos pelos
gerentes quanto ao avanço potencial de seus subordinados. Essas projeções
ajudam a organização a identificar pessoas que apresentam grande potencial de
avanço e ajudam os funcionários a melhorar seus conhecimentos e experiências.
5.
Planejamento de sucessão: focaliza o preparo das pessoas para
preencher posições mais complexas. O Leadership
Continuity Program (LCP) da American Telephone & Telegraph (AT&T)
enfatiza o desenvolvimento e não
necessariamente a promoção. Os funcionários recebem novos encargos que servem
para prepará-los para assumir crescentes responsabilidades. Os candidatos são
selecionados para o LCP na base de três critérios: excelente desempenho
sustentável, elevada avaliação entre seus colegas e potencial demonstrado para
desempenhar quatro níveis salariais no mínimo acima de seu atual nível.
Além dessas ferramentas, existem os
seguintes esquemas de orientação aos funcionários.
1.
Aconselhamento individual de
carreiras: Com o
objetivo de ajudar cada funcionário a examinar suas aspirações de carreira. O
aconselhamento inclui as responsabilidades do cargo atual, interesse e
objetivos de carreira do funcionário. Na Coca – Cola e Disney, o aconselhamento
é feito por especialistas. Quando o gerente de linha conduz as sessões de
aconselhamento, o staff de RH
geralmente monitora a eficácia e proporciona assistência na forma de
treinamento e formatos de aconselhamento. A vantagem é que o gerente de linha
tem a proximidade e avalia melhor as forças e fraquezas e tem maior visão do
futuro do subordinado.
2.
Serviços de informação aos
funcionários:
servem para oferecer aos funcionários informação a respeito da oportunidades
internas. Essa abordagem permite oferecer diversidade de interesses e
aspirações da organização que possam servir as pessoas. Os mais comuns são:
§ Sistemas
de informação sobre oportunidades de vagas. Nos quais a organização anuncia aberturas de ofertas
de cargos, reforçando a noção de que a organização promove de dentro.
§ Inventários
de habilidades. É
um banco centralizado de dados das habilidades, capacidades, conhecimentos e
educação dos empregados e que é utilizado para proporcionar uma idéia das
necessidades de T&D da força de trabalho e identificar os talentos
existentes. Na verdade, é um banco de talentos.
§ Mapas
de carreiras.
Trata-se de uma espécie de organograma com as possíveis direções e
oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e degraus
existentes e os meios para chegar lá.
§ Centro
de recursos de carreira.
É uma coleção de materiais para o desenvolvimento de carreira, como biblioteca,
casos, CDROMs, DVDs e software. A Kodak tem em sua matriz em Rochester, NY,
três centros internos de carreira conhecidos como Kodak Career Services e
oferece conselheiros profissionais de carreira, biblioteca, recursos
instrucionais e programas formais de T&D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário