O sistema de informação gerencial
(SIG) é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar
informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de
linha envolvidos. As necessidades de informação gerencial em uma organização
são amplas e variadas e exigem a participação de especialistas de RH, dos
próprios gerentes de linha e dos funcionários. O sistema de informação
gerencial ocupa um papel importante no desempenho dos gerentes na condução de
seus subordinados. Para a montagem do SIG, a primeira providencia é saber
exatamente quais as informações que os gerentes de linha precisam para assumir
a responsabilidade de linha de cuidar de seus subordinados. A segunda
providência é adaptar o sistema às necessidades dos gerentes de linha. A
terceira é verificar quais as informações que devem ser prestadas através de
relatórios escritos e quais as que devem ser acessadas nos terminais de
computadores.
SISTEMAS
DE INFORMAÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS
Os funcionários também precisam
acessar e receber informações a seu respeito, sobre seu trabalho, cargo,
divisão e sobre a organização. Para tanto, o sistema de informação precisa
também de ajustado às suas necessidades e conveniências.
AVALIAÇÃO
DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE RH
O sistema de informação de RH representa um
investimento em termos de software, equipamentos, instalações, treinamento e
custos de manutenção. Devido à infinidade de informações a serem recolhidas e
processadas a respeito dos funcionários, os especialistas de RH devem avaliar
cuidadosamente o valor da informação a ser incluída no sistema. A questão é
saber exatamente o que manter nos termos atuais e o que transferir para o
sistema. O sistema computadorizado aumenta o valor da informação para o gerente
de linha na medida em que a fornece de maneira mais fácil e rápida.
Muitas organizações avaliam
formalmente os efeitos de seus sistemas de informação sobre RH. Geralmente, as
avaliações se baseiam em comentários informais dos gerentes e funcionários
recebidos pelo staff de RH. Um outro
método de avaliação consiste em monitorar os níveis de utilização do sistema.
Quanto mais o sistema é usado, mais ele se aproxima dos objetivos de
eficiência. Um tipo de monitoração do sistema é o registro da freqüência de
utilização pelos usuários e quais as utilidades que ele proporciona.
Existem duas medidas para avaliar o
sistema de informação de RH. A primeira relaciona-se com as economias de custos
decorrentes da redução das atividades administrativas, como redução de níveis
de staff, custos de malotes, tempo de
espera dos gerentes para obter informação. A segunda envolve o acompanhamento
dos efeitos das informações do sistema para os tomadores de decisão. Embora
mais difícil de implantar, esta medida mostra os reais benefícios do sistema.
Na verdade, quanto aos seus
investimentos em tecnologia, as organizações podem ser divididas em duas
classes: aquelas que criam ativos de conhecimento (como sistemas ágeis que
incorporam técnicas de solução de problemas) e aquelas que simplesmente
automatizam funções de suporte, com a folha de pagamento. Os retornos das
primeiras representam três vezes os retornos das segundas.
Ate a próxima..
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