Matriz
de Ansoff
A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz
Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de
crescimento de unidades de negócio. A matriz tem duas dimensões: produtos e
mercados.
Sobre
essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:
·
penetração de mercado: a empresa foca na mudança
de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para
usuários intensivos do produto;
·
desenvolvimento de mercado: a empresa tenta
conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados
externos ou introduzir novas marcas no mercado;
·
desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender
outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os canais
existentes de comunicação;
·
diversificação: sendo a mais arriscada das
estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando porquê está
entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade.

Matriz de
Ansoff
Ansoff estabelece uma tipologia de seis hipóteses
para a Administração Estratégica, afirmando que todos os esforços que buscam
explicar a realidade são comumente chamadas de "hipóteses básicas".
Questão
3: Entre as principais
hipóteses da administração estratégica do modelo de Ansoff, temos aquela que
diz que, para cada nível de turbulência ambiental, há determinadas combinações (vetores)
de componentes que maximizarão o sucesso da empresa. Esta afirmativa
corresponde à hipótese
A - de contingência.
B - do potencial equilibrado.
C - de dependência ambiental.
D - da variedade apropriada.
E – da potencialidade com múltiplos
componentes.
A resposta é a letra “b”. Vamos conhecer as hipóteses:
Hipótese de Contingência: diz
que entre uma única solução geral e uma solução diferente para cada um existe
um terreno no qual tipos diferentes de comportamento administrativo podem ser
identificados para tipos distintos de desafios. Esta hipótese diz que não há
uma única recomendação ideal para o modo pelo qual uma empresa deve ser
administrada. Às vezes, a hipótese de contingência é interpretada de modo a querer
dizer que, como não há uma única solução universal, cada empresa é por isso
especial e deve encontrar seu próprio caminho para sua verdade exclusiva.
Hipótese de Dependência Ambiental: esta
hipótese diz que os desafios provindos do ambiente da empresa determinam o modo
ótimo de comportamento.
Esta hipótese foi vital durante a segunda metade
do século vinte. Era menos importante na primeira metade, quando a empresa
tinha uma forte influência sobre o seu ambiente.
Hipótese da Variedade Apropriada: Esta
hipótese foi tomada por empréstimo da ciência da cibernética. Traduzida em
linguagem de empresa, a hipótese da variedade apropriada diz que, para
maximizar o sucesso, a agressividade da estratégia da empresa deve corresponder
a turbulência do ambiente.
Hipótese Estratégia - Potencialidade - Desempenho. Esta
hipótese diz que o desempenho da empresa será otimizado quando seu comportamento
estratégico se ajustar à turbulência do ambiente e quando a potencialidade da
empresa se adequar a seu comportamento estratégico.
Hipótese da Potencialidade com Múltiplos
Componentes. Esta hipótese nega a proposição de que um único
componente da administração, seja ele o núcleo de gestão, a estrutura
organizacional, a cultura ou o sistema, possa ser a chave do sucesso da empresa.
Ao contrário, a hipótese afirma que o potencial da empresa é o resultado
simbólico de vários componentes-chave (embora sob condições diferentes um ou
mais componentes possam ser mais influentes do que outros).
Hipótese do Potencial Equilibrado. Esta
hipótese final diz que, para cada nível de turbulência ambiental, há
determinadas combinações (vetores) de componentes que maximizarão o sucesso da
empresa.
As hipóteses acima relacionadas focalizam os
modos de comportamento da empresa que podem maximizar seu grau de sucesso.
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