O
modelo de Porter sugere que, no sentido de desenvolver estratégias
organizacionais eficazes, o administrador deve reagir às forças dentro de uma
indústria para determinar o nível de competitividade de uma organização nessa
indústria. O termo mercado refere-se aos clientes e consumidores, enquanto o
termo indústria refere-se ao mercado de concorrentes.
Segundo
Porter, a competitividade na indústria é determinada pelos seguintes fatores:
ü
Os
novos entrantes ou novas empresas dentro da indústria.
ü
Produtos
que podem atuar como substitutos de bens ou serviços que as companhias produzem
dentro das indústrias.
ü
A
capacidade dos fornecedores de controlar assuntos como custos de materiais que
as companhias da indústria utilizam para manufaturar seus produtos.
ü
O
poder de negociação que os compradores possuem dentro da indústria.
ü
O
nível geral de rivalidade ou competição entre as firmas dentro da indústria.
Importante! De acordo com esse modelo, compradores,
produtos substitutivos, fornecedores e novas empresas dentro de uma indústria
são as forças que contribuem para o nível de rivalidade entre as firmas da
indústria.
Para Porter, existem três estratégias genéricas para tornar uma empresa mais competitiva: a diferenciação, a liderança de custo e focalização.
Diferenciação
é uma estratégia
que procura tornar uma organização mais competitiva através do desenvolvimento
de um produto que o cliente perceba como diferente dos demais produtos
oferecidos pelos concorrentes.
Liderança
de custo é uma
estratégia que focaliza tornar uma organização mais competitiva através de
produtos mais baratos do que os dos concorrentes.
Focalização é uma estratégia que procura tornar
uma organização mais competitiva por concentrar-se em um particular e
específico consumidor. Ex: os produtos light
focalizam o consumidor preocupado com a saúde e com a estética pessoal.
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