A gestão estratégica de empresas, ou Strategic
Enterprise Management (SEM) refere-se a técnicas de gestão, avaliação, e ferramentas
respectivas (como software) concebidas para ajudar as empresas na tomada de
decisões estratégicas de alto nível.
Tipicamente
é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação
e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução
natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido
da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e quiçá redefinir os objetivos da empresa para
reajustá-la às alterações ambientais.
Um sistema de informação estratégico foi definido
como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da
empresa" por Charles Wiseman (Strategy and Computers 1985). Sprague definiu
três classificações destes sistemas:
1. Sistema
competitivo
2. Sistema
cooperativo
3. Sistema
de operações de mudança na organização
Os
conceitos chave na gestão estratégica de empresas são:
·
Estabelecer objetivos estratégicos específicos
que possam melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos,
como o aumento de lucro ou redução de custos.
·
Avaliação da performance em termos dos objetivos
estabelecidos, e disponibilização da informação a quem toma as decisões
estratégicas.
·
Avaliação e gestão do "capital
intelectual", aptidões e experiência da força de trabalho das companhias.
·
Gestão baseada em atividade (ABM, Activity based management), que busca para
avaliar clientes e projetos nos termos de seus custo e benefício totais à
organização, melhor que supor que os projetos mais importantes são aqueles que
trazem o rendimento mais elevado.
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