quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE

Ao transmitir-se uma comunicação não se transmite tudo sobre o assunto porque parte-se do pressuposto que o nosso interlocutor saiba preencher as lacunas por nós deixadas, isto é, que ele está inserido na organização do ambiente de trabalho. Exemplo: Leve esta C.I. ao P.U. (leve esta Comunicação Interna ao Posto de Urgência). Ou a ZH publicou nota da AL do RGS (a Zero Hora publicou nota da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul).


COMUNICAÇÃO E MOTIVAÇÃO

            Às vezes as nossas emoções e motivações tendem a alterar o sentido da comunicação, por isso os diretores deverão estar convictos de que seu interlocutor está de posse, conscientemente, da comunicação desejada e para isto faz com que ele, mensageiro, repita a mensagem sem entretanto perguntá-lo entendeu?... Compreendeu?...
            Toda a empresa tem uma hierarquia de valores na sua administração e a palavra daqueles que se colocam no vértice da pirâmide hierárquica, recebem um cunho de autenticidade, de oficial, porque ele é o diretor, fala pela empresa, então tudo que ele afirmar ou negar com respeito a empresa é oficial. Diante disso, não pode falar com seus assessores, dirigindo-se por metáforas. Ex.: “As coisas não vão bem”. Com esta expressão o funcionário poderá deduzir que será despedido da empresa e até muitas vezes, se convencerá que o diretor lhe afirmou tal decisão. Da mesma forma acontecerá se ele (diretor) disser: “As coisas vão se expandir”. O funcionário ambicioso deduzirá que será promovido ou terá aumento de salário.


MECANISMOS PSICOLÓGICOS QUE PROTEGEM AS ORGANIZAÇÕES

            Se nos vimos diante de informações discrepantes é característica do ser humano distorcer a informação, rejeitá-la ou desprezá-la, para tornar a interpretá-la como sem valor e ainda como recurso final, eliminá-la.


 REJEIÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

            Quantas vezes jogamos fora circulares de propaganda? Porque possuímos uma concepção geral das fontes de comunicação?
            Determinadas técnicas de comunicação tornam-se ineficientes devido a sua rotina, perdendo dessa forma sua característica principal que é a de informar. Sabemos que as informações advindas de relatórios, boletins, etc., por serem rotineiras não atingem seus objetivos, isto é, passam diretamente para os arquivos. Os comunicadores deverão ter o cuidado de serem criativos e constantemente estarem se renovando.


 BARREIRAS QUE IMPEDEM AS COMUNICAÇÕES

            Como principal barreira da comunicação destaca-se a distorção de seu conteúdo; há mecanismos psicológicos de rejeição; tendência a rejeitar todo o conjunto da informação.

 AS PESSOAS QUE FAZEM COMUNICAÇÃO DEVEM OBSERVAR

            - Cuidado com a relação entre suas declarações e o que poderá ocorrer dentro da empresa;
            - Ver se a declaração possui o mesmo valor do seu conteúdo;
            - Analisar as dificuldades existentes para obter melhor comunicação.

DOIS DOS MAIORES AUXILIOS À COMUNICAÇÃO

            - Aprender a transmitir a comunicação de acordo com a concepção que o ouvinte faz da situação;
            - Transmitir a comunicação parceladamente, isto é, por jatos de palavras e nunca de um só fôlego.

 COMO RECEBEMOS O MUNDO EXTERIOR

            A nossa comunicação é transmitida e recebida do mundo exterior por meio dos nossos sentidos. A impressão recebida do mundo exterior é o que se chama de “sensação”.
            A sensação analisada parte a parte é o que se chama de percepção. A percepção é um processo interpretativo da sensação. Exemplo: Um mesmo desastre de automóvel será visto diferentemente pela percepção de cada pessoa, dependendo de sua atividade no meio social, ou melhor, de sua profissão; seja médico, mecânico, advogado, professor, etc., cada um observará com uma visão diferente.
            Arnold salienta que há uma seqüência para avaliar uma situação:
1)      A percepção;
2)      Avaliação propriamente dita;
3)      Expressão com que vai se revestir;
4)      A ação.

 LEIS DA PERCEPÇÃO

            São duas as leis da percepção:

a)      Lei da proximidade – afirma que as percepções se unem; quando geradas por uma mesma sensação. Quando os elementos visuais que têm cor, forma ou textura semelhantes são vistos como pertencentes de uma mesma categoria, de uma mesma estrutura.

b)      Lei da semelhança – as percepções semelhantes são associadas mesmo que estas não pertençam a mesma sensação. Quando mais próximo maior a possibilidade de agruparmos os objetos.
 Até a próxima..


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