O
processo de planejamento estratégico é constituído pelos seguintes elementos:
1)
Declaração de missão: a missão é o elemento que traduz
as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o
“negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização
representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade.
2) Visão
de negócio: mostra
a imagem da organização no momento da realização de seu propósito futuro. Trata-se
não de predizer o futuro, mas sim de assegurá-lo no presente.
Dica: A visão de negócio associada a uma declaração de missão compõe
a intenção estratégica da organização.
3) Diagnóstico
estratégico externo: procura
antecipar oportunidades e ameaças para a concretização da visão, da missão e
dos objetivos empresariais. Corresponde à análise de diferentes dimensões do
ambiente que influenciam as organizações. A formulação de estratégias a partir
da análise competitiva está baseada no modelo proposto por Porter, composto de
cinco forças competitivas atuantes na organização: o poder de barganha dos
clientes e fornecedores; a ameaça de substitutos e novos concorrentes e a
rivalidade dos atuais concorrentes.
4) Diagnóstico
estratégico interno:
corresponde ao diagnóstico da situação da organização diante das dinâmicas
ambientais, relacionando às suas forças e fraquezas e criando as condições para
a formulação de estratégias que representam o melhor ajustamento da organização
no ambiente em que atua.
Dica: O alinhamento dos diagnósticos externos e internos produz as
premissas que alicerçam a construção de cenários.
5) Fatores-chave
de sucesso: a
inclusão da avaliação dos determinantes de sucesso no processo de planejamento
empresarial foi proposta por Ansoff em 1980. Esse recurso metodológico é uma
etapa do processo, inserindo-se entre o diagnóstico e a formulação das
estratégias propriamente ditas. Elas procuram evidenciar questões realmente
críticas para a organização, emergindo dos elementos apontados na análise realizada
com a aplicação do modelo SWOT, de cuja solução dependerá a consecução da
missão.
Dica: Os determinantes de sucesso também são denominados fatores
críticos de sucesso e encaminham as políticas de negócios.
6) Sistemas
de planejamento estratégico: o
propósito é a formulação de estratégias e sua implementação pelo processo de
construção das ações segundo as quais a organização perseguirá a consecução de
sua visão de negócios, missão e objetivos e de sua implementação por meio de
planos operacionais (também chamados de programas táticos).
7) Definição
dos objetivos: A
organização persegue simultaneamente diferentes objetivos em uma hierarquia de
importância, de prioridades ou de urgência.
8) Análise
dos públicos de interesse (stakeholders): Freeman estabeleceu as estratégias como um modelo de
relacionamento e construção de pontes entre a organização e seus públicos de
interesse (os stakeholders), e que somente quando se atende às necessidades
desses grupos é que se tem sucesso nas estratégias elaboradas.
9) Formulação
do plano: um plano
estratégico é um plano para ação. Mas não basta apenas a formulação das
estratégias dessa ação. É necessário implementá-las por meio de programas e
projetos específicos. Requer um grande esforço de pessoal e emprego de modelos
analíticos para a avaliação, a alocação e o controle de recursos.
10)
Auditoria de desempenho e resultados (reavaliação estratégica): Trata-se de rever o que foi
implementado para decidir os novos rumos do processo, mantendo as estratégias
implantadas com sucesso e revendo as más estratégias.
Questão 2: No planejamento estratégico, a razão de ser da organização, a natureza dos
negócios e o tipo de atividades em que a empresa deve concentrar seus esforços
são algumas das questões a serem interpretadas e analisadas pelo administrador
na definição da
a) meta
b) estratégia
c) política
d) missão
e) orçamentação
Resposta:
D – missão
Conforme
estudamos, a missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões
da organização junto ao ambiente e define o “negócio”, delimitando o seu
ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu
papel na sociedade.
Até a próxima...
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