quinta-feira, 12 de abril de 2018

Técnicas de recrutamento


As principais técnicas de recrutamento visam à localização e busca de candidatos, quase sempre no mercado. As principais técnicas de recrutamento são:

  • Recrutamento pela Internet: a Internet está abrindo as fronteiras entre candidatos e empresas. Ela está servindo como ponte de ligação entre ambos. As empresas estão abrindo em seus sites espaços para envio de currículos tipo CRM, Customer Relationship Management - para gerenciar currículos e pré-selecionar candidatos de acordo com suas necessidades. Em vez do cliente ou usuário dos produtos ou serviços da organização, há o candidato externo que pode se oferecer e se candidatar a posições na empresa por meio de um computador.  Trata-se do Talent Relationship Management, o TRM. Essa está sendo a trilha que as empresas estão adotando para facilitar a vida dos candidatos - que não precisam mais sair de suas casas, buscar o escritório da empresa, preencher uma solicitação de emprego, esperar pelo atendimento, conversar com alguém da empresa e voltar para casa – e também a empresa – que não precisa mais indicar alguém para atender ao candidato que aparece e arquivar seu currículo em local adequado. Muitas empresas estão adotando ferramentas para dialogar com os candidatos pela Internet, fazer perguntas prévias, aprofundar informações a seu respeito, interagir para identificar escolhas e opções e até mesmo fazer uma triagem ou pré-seleção.

  • Consultas aos arquivos de candidatos: com freqüência, os candidatos se apresentam espontaneamente ao órgão de recrutamento e deixam o seu curriculum vitae  ou preenchem uma proposta de emprego que são devidamente classificados e arquivados em um banco de dados de candidatos. O sistema de arquivamento é feito por cargo ou especialidade, dependendo da tipologia de cargos de cada empresa.  O importante é que a empresa esteja sempre de portas abertas para receber candidatos que se apresentam espontaneamente, a qualquer tempo, mesmo que não tenha nenhum cargo vago no momento. A empresa deve estimular o interesse espontâneo dos candidatos a fim de não perder a atratividade.

  • Apresentação de candidatos por parte de funcionários: como no caso anterior, é também um sistema de recrutamento de baixíssimo custo, de alto rendimento e de baixo índice de tempo de reação. A empresa deve estimular seus funcionários a apresentarem ou recomendarem candidatos. Isso prestigia as pessoas que se sentem co-responsáveis pela admissão de conhecidos, reforça a organização informal e aumenta a lealdade à organização. Seu lado desfavorável é o possível aparecimento de “panelinhas” na empresa.   

  • Quadro de avisos na portaria: são editais colocados nos locais de trânsito dos funcionários para divulgar oportunidades de trabalho dentro da empresa. Podem servir tanto para o recrutamento interno (aproveitamento do próprio pessoal para preencher cargos vagos por meio de promoções ou de transferência), como para o recrutamento externo (busca de pessoas no mercado de trabalho para preencher cargos vagos). Devem comunicar a natureza do cargo, uma breve descrição do seu conteúdo e as especificações e exigências a respeito do futuro ocupante, isto é, quais as qualificações e a experiência que o candidato deverá possuir para se candidatar ao cargo vago. Local e data de apresentação devem ser incluídos. Trata-se de uma técnica de recrutamento simples e de baixíssimo custo.

  • Contatos com escolas e universidades: muitas empresas fazem contatos freqüentes com escola e universidades que constituam fontes de recrutamento relevantes. Nesses contatos, as empresas desenvolvem palestras e apresentações aos alunos a respeito de oportunidades de trabalho, proporcionando informações úteis às pessoas que pretendam se candidatar a curto, médio ou longo prazos. Além dessas palestras e apresentações, muitas empresas colocam editais ou cartazes em locais visíveis.    

§  Anúncios em Jornais e Revistas: talvez seja a técnica de recrutamento mais difundida. Na realidade, é uma técnica eficiente, de muito impacto e de pouca durabilidade no tempo. A empresa divulga, por meio de anúncios em jornais e revistas especializadas, as oportunidades de trabalho que oferece ao mercado. A escolha do veículo (qual o jornal ou qual a revista), o conteúdo do anúncio, o seu apelo são aspectos importantes a considerar.
§  Agências de recrutamento ou empresas de consultoria em busca de recursos humanos: existe uma variedade de empresas de consultoria na área de recursos humanos  que cuidam da procura de pessoal no mercado para preencher determinados cargos vagos. Algumas dessas empresas se especializam em cargos de alto nível, outras em cargos de média gerência, outras em pessoal de escritório, pessoal de vendas  etc. é uma alternativa onerosa, mas compensadora quando se trata de cargos de difícil preenchimento e que demandam  uma cuidadosa caracterização do seu futuro ocupante.

Todas essas técnicas de recrutamento servem para comunicar ao mercado de recursos humanos que existe uma oportunidade de emprego na empresa e quais são os pré-requisitos que a empresa exige dos candidatos a essa oportunidade. A intenção é obvia: estimular os candidatos a se apresentarem na empresa para os procedimentos de seleção.
As técnicas de recrutamento mais baratas e simples são a Internet, os quadros de aviso na portaria, a apresentação espontânea de candidatos ao longo do tempo e o banco de dados de candidatos que se apresentaram na empresa em épocas anteriores. O banco de dados sobre candidatos costuma ser um investimento que traz retornos generosos toda vez que se procura um candidato. Se o candidato  desejado não está nos arquivos do banco de dados, o caminho mais rápido é apelar para os anúncios em jornais ou revistas ou, então, para agências de recrutamento de pessoal. Os anúncios têm impacto forte, mas um efeito pouco duradouro sobre o mercado de candidatos e requer um sistema de apoio para a recepção e triagem inicial dos candidatos que se apresentarem à empresa. Por outro lado, tornam pública a decisão de recrutar alguma pessoa. A utilização de agências de recrutamento, embora mais cara que o anúncio, traz três vantagens: a próprias agência proporciona o sistema de apoio à recepção dos candidatos, efetua a triagem e mantém privacidade e confidencialidade no processo. Uma outra vantagem é a de se encaminhar candidatos previamente pré-selecionados com relatórios sobre seu perfil profissional e comentários sobre seu curriculum vitae que melhoram profundamente o processo seletivo a seguir.

Até a próxima...



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