As principais técnicas de
recrutamento visam à localização e busca de candidatos, quase sempre no
mercado. As principais técnicas de recrutamento são:
- Recrutamento pela Internet: a Internet está abrindo as
fronteiras entre candidatos e empresas. Ela está servindo como ponte de
ligação entre ambos. As empresas estão abrindo em seus sites espaços para
envio de currículos tipo CRM, Customer
Relationship Management - para gerenciar currículos e pré-selecionar
candidatos de acordo com suas necessidades. Em vez do cliente ou usuário
dos produtos ou serviços da organização, há o candidato externo que pode
se oferecer e se candidatar a posições na empresa por meio de um
computador. Trata-se do Talent Relationship Management, o
TRM. Essa está sendo a trilha que as empresas estão adotando para
facilitar a vida dos candidatos - que não precisam mais sair de suas casas,
buscar o escritório da empresa, preencher uma solicitação de emprego,
esperar pelo atendimento, conversar com alguém da empresa e voltar para casa
– e também a empresa – que não precisa mais indicar alguém para atender ao
candidato que aparece e arquivar seu currículo em local adequado. Muitas
empresas estão adotando ferramentas para dialogar com os candidatos pela
Internet, fazer perguntas prévias, aprofundar informações a seu respeito,
interagir para identificar escolhas e opções e até mesmo fazer uma triagem
ou pré-seleção.
- Consultas aos arquivos de
candidatos:
com freqüência, os candidatos se apresentam espontaneamente ao órgão de
recrutamento e deixam o seu curriculum
vitae ou preenchem uma proposta
de emprego que são devidamente classificados e arquivados em um banco de
dados de candidatos. O sistema de arquivamento é feito por cargo ou
especialidade, dependendo da tipologia de cargos de cada empresa. O importante é que a empresa esteja
sempre de portas abertas para receber candidatos que se apresentam
espontaneamente, a qualquer tempo, mesmo que não tenha nenhum cargo vago
no momento. A empresa deve estimular o interesse espontâneo dos candidatos
a fim de não perder a atratividade.
- Apresentação de candidatos por
parte de funcionários:
como no caso anterior, é também um sistema de recrutamento de baixíssimo
custo, de alto rendimento e de baixo índice de tempo de reação. A empresa
deve estimular seus funcionários a apresentarem ou recomendarem
candidatos. Isso prestigia as pessoas que se sentem co-responsáveis pela
admissão de conhecidos, reforça a organização informal e aumenta a
lealdade à organização. Seu lado desfavorável é o possível aparecimento de
“panelinhas” na empresa.
- Quadro de avisos na portaria: são editais colocados nos
locais de trânsito dos funcionários para divulgar oportunidades de
trabalho dentro da empresa. Podem servir tanto para o recrutamento interno
(aproveitamento do próprio pessoal para preencher cargos vagos por meio de
promoções ou de transferência), como para o recrutamento externo (busca de
pessoas no mercado de trabalho para preencher cargos vagos). Devem
comunicar a natureza do cargo, uma breve descrição do seu conteúdo e as
especificações e exigências a respeito do futuro ocupante, isto é, quais
as qualificações e a experiência que o candidato deverá possuir para se
candidatar ao cargo vago. Local e data de apresentação devem ser
incluídos. Trata-se de uma técnica de recrutamento simples e de baixíssimo
custo.
- Contatos com escolas e
universidades:
muitas empresas fazem contatos freqüentes com escola e universidades que
constituam fontes de recrutamento relevantes. Nesses contatos, as empresas
desenvolvem palestras e apresentações aos alunos a respeito de
oportunidades de trabalho, proporcionando informações úteis às pessoas que
pretendam se candidatar a curto, médio ou longo prazos. Além dessas
palestras e apresentações, muitas empresas colocam editais ou cartazes em
locais visíveis.
§ Anúncios
em Jornais e Revistas:
talvez seja a técnica de recrutamento mais difundida. Na realidade, é uma
técnica eficiente, de muito impacto e de pouca durabilidade no tempo. A empresa
divulga, por meio de anúncios em jornais e revistas especializadas, as
oportunidades de trabalho que oferece ao mercado. A escolha do veículo (qual o
jornal ou qual a revista), o conteúdo do anúncio, o seu apelo são aspectos
importantes a considerar.
§ Agências
de recrutamento ou empresas de consultoria em busca de recursos humanos: existe uma variedade de empresas de
consultoria na área de recursos humanos
que cuidam da procura de pessoal no mercado para preencher determinados
cargos vagos. Algumas dessas empresas se especializam em cargos de alto nível,
outras em cargos de média gerência, outras em pessoal de escritório, pessoal de
vendas etc. é uma alternativa onerosa,
mas compensadora quando se trata de cargos de difícil preenchimento e que
demandam uma cuidadosa caracterização do
seu futuro ocupante.
Todas essas técnicas de recrutamento
servem para comunicar ao mercado de recursos humanos que existe uma
oportunidade de emprego na empresa e quais são os pré-requisitos que a empresa
exige dos candidatos a essa oportunidade. A intenção é obvia: estimular os
candidatos a se apresentarem na empresa para os procedimentos de seleção.
As técnicas de recrutamento mais
baratas e simples são a Internet, os quadros de aviso na portaria, a
apresentação espontânea de candidatos ao longo do tempo e o banco de dados de
candidatos que se apresentaram na empresa em épocas anteriores. O banco de
dados sobre candidatos costuma ser um investimento que traz retornos generosos
toda vez que se procura um candidato. Se o candidato desejado não está nos arquivos do banco de
dados, o caminho mais rápido é apelar para os anúncios em jornais ou revistas
ou, então, para agências de recrutamento de pessoal. Os anúncios têm impacto
forte, mas um efeito pouco duradouro sobre o mercado de candidatos e requer um
sistema de apoio para a recepção e triagem inicial dos candidatos que se apresentarem
à empresa. Por outro lado, tornam pública a decisão de recrutar alguma pessoa.
A utilização de agências de recrutamento, embora mais cara que o anúncio, traz
três vantagens: a próprias agência proporciona o sistema de apoio à recepção
dos candidatos, efetua a triagem e mantém privacidade e confidencialidade no
processo. Uma outra vantagem é a de se encaminhar candidatos previamente
pré-selecionados com relatórios sobre seu perfil profissional e comentários
sobre seu curriculum vitae que
melhoram profundamente o processo seletivo a seguir.
Até a próxima...
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