segunda-feira, 16 de abril de 2018

Seleção de Pessoal


Feitos o recrutamento e a triagem dos candidatos, a etapa a seguir é a de seleção. A seleção implica uma comparação e uma escolha. Comparação entre as características de cada candidato com o padrão de referência que são as especificações do cargo. As especificações são decorrentes da descrição e análise do cargo a ser preenchido e definem o que ele requer do seu ocupante. O candidato adequado deverá possuir as características requeridas pelo cargo. Feita a comparação, pode ocorrer que existam vários candidatos adequados. Sobrevém, então, a escolha, isto é, qual dos candidatos adequados ao cargo deverá ser escolhido para ocupá-lo. E essa é uma decisão de cada gerente.
A alocação correta das pessoas nos cargos requer uma perfeita adequação entre dois fatores mutáveis: as características dos cargos e as características das pessoas que vão ocupá-los. Se ambos os fatores fossem imutáveis, já seria bastante difícil compatibilizar as pessoas adequadas aos cargos. Os tipos de cargos que  as empresas precisam preencher estão mudando constantemente como resultado de uma infinidade de fatores internos e ambientais. Por outro lado,  as capacidades das pessoas e suas aspirações pessoais se modificam como resultado de eventos relacionados com o trabalho e outros não relacionados com ele, como idade, mudanças familiares, experiência etc. O processo de alocação de pessoas deve, pois, lidar com mudanças que vão provocar desajustes tanto na maneira como  a empresa escolhe e seleciona seu pessoal como na adequação das pessoas já escolhidas aos cargos que desempenhavam. Certamente, alguns desses desajustes são previsíveis, pois ocorrem em conseqüência de eventos planejados como a aposentadoria, enquanto outros ocorrem em conseqüência de eventos não previstos como acidentes, doenças e demissões de funcionários.
A participação do executivo no processo seletivo tem um forte impacto sobre a escolha da pessoa mais adequada. E a troca aberta de informações corretas entre o executivo e o candidato ao cargo é importante. Sem uma informação precisa,  o executivo não têm condições para tomar uma boa decisão de seleção. Aliás, essa é uma decisão importante tanto para o executivo que busca uma equipe excelente como para a vida do candidato.
Na realidade, os executivos e suas equipes estão sendo cada vez mais envolvidos no processo de seleção de pessoal das empresas bem-sucedidas. Em muitas empresas, são os executivos que entrevistam os candidatos e tomam as decisões sobre quem será admitido em sua equipe. Em outras, são as próprias equipes que entrevistam seus prováveis futuros colegas, cabendo ao executivo a palavra final na escolha. Isso significa que a seleção está se tornando cada vez mais uma responsabilidade de linha e uma função de staff do órgão de RH.
  
Em geral, a seleção pode seguir as seguintes etapas:

Etapa 1: Recepção preliminar dos candidatos; Análise de currículo
Etapa 2: Escolha das técnicas e aplicação dos testes;
Etapa 3: Entrevistas de seleção;
Etapa 4: Verificação de referências;
Etapa 5: Entrevista técnica pelo supervisor;
Etapa 6: Avaliação médica;
Etapa 7: Decisão de contratar.
Etapa 8: Treinamento Introdutório

Estas etapas são exemplificativas, na realidade, cada empresa utiliza o processo da maneira e na ordem que lhe for mais conveniente, podendo, inclusive, suprir ou acrescentar etapas.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...