O
Planejamento Estratégico é um processo de formulação de estratégias
organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no
ambiente em que ela está atuando.
Para
Peter Drucker, planejamento estratégico é o processo contínuo de,
sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar
decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades
necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação
organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as
expectativas alimentadas.
O
Planejamento Estratégico procura responder questões básicas, como: porque a
organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação
organizacional por um prazo de três a cinco anos.
O
Planejamento Estratégico apresenta cinco características fundamentais:
1) Está
relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações
entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a
respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas
decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma
orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que
estão situadas do lado de fora da organização.
2) É
orientado para o futuro.
Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a
consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e
barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais
voltado para os problemas do futuro do que daqueles de hoje.
3) É
compreensivo. Ele
envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no
sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e
potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve
um comportamento global, compreensivo e sistêmico.
4) È
um processo de construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos
parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na
direção futura que melhor convenha a todos.
5) É
uma forma de aprendizado organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao
contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de
aprender a ajustar-se na um ambiente complexo, competitivo e mutável.
Questão 1: Em relação ao tempo, um planejamento é estratégico quando suas ações são
projetadas para prazo
a) longo
b) médio
c) curto
d) emergencial
e) urgente
Fácil,
não é? Letra “a”. Conforme acabamos de estudar, o planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte
de tempo é o longo prazo.
O
Planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências
utilizando princípios de maior eficiência, eficácia, efetividade. Eles são os
principais critérios de avaliação de gestão.
Você lembra a diferença dos “três E´s”?
OS TRÊS E´S
Não raro, as pessoas confundem os termos
eficiência, eficácia e efetividade. Por estarmos tratando de gestão, julgamos
pertinente destacar o conceito de cada um destes termos.
A eficácia consiste em fazer a coisa certa
(não necessariamente da maneira certa). Assim, está relacionada ao grau de
atingimento do objetivo. Se desejamos fazer algo (ser aprovados em um concurso
público, por exemplo) e logramos êxito nesse projeto, somos eficazes. Dessa
forma, evidencia o cumprimento da missão, chegar ao resultado desejado.
O conceito de eficiência relaciona-se com
a maneira pela qual fazemos a coisa. É o como fazemos, o caminho, o método.
No projeto anterior (aprovação em um certame), se escolhermos corretamente o
melhor material, a melhor equipe docente e estudarmos de forma pró-ativa, bem
provavelmente seremos aprovados em menos tempo. Aí está a eficiência: a
economia de meios, o menor consumo de recursos dado um determinado grau de
eficácia.
Alguns autores associam o conceito de eficiência
ao de economicidade, como sinônimos. Apesar de, em sentido lato, não
haver diferenças, normalmente a economicidade está ligada ao menor consumo de
recursos monetários (gastar-se menos). Em uma licitação, por exemplo, a
evidência do cumprimento do princípio da economicidade previsto na Constituição
da República se dá com a obtenção do menor preço na contratação de determinado
produto ou serviço previamente determinado.
Por fim, a efetividade ressalta o impacto,
a medida em que o resultado almejado (e concretizado) mudou determinado
panorama, cenário. Considerando a construção de escolas e o incremento no
número de professores contratados, a efetividade evidenciará, por exemplo, de
que maneira isso contribuiu para a redução do índice de analfabetismo
(impacto). Nesse sentido, há autores que defendem que a efetividade decorre do
alcance da eficácia e da eficiência, simultaneamente. Numa outra acepção, pode
ser entendida, também, como satisfação do usuário. Na “ponta da linha”, a
efetividade ocorre quando um produto ou serviço foi percebido pelo usuário como
satisfatório.
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