terça-feira, 10 de abril de 2018

Recrutamento


Entende-se por recrutamento todos os esforços da empresa em atrair e engajar novos colaboradores. O recrutamento é uma ação externa da empresa para influenciar o mercado de recursos humanos e dele obter os candidatos de que necessita para suprir as suas lacunas. Assim, trata-se de obter uma ação convidativa e aliciadora do sentido de atrair as pessoas e estimulá-las a ingressar na organização.
Naturalmente, o recrutamento é uma ação de relações públicas externas e, como tal, não deve ser interrompido, mesmo nos momentos em que a empresa nada tenha em termos de vagas ou oportunidades de trabalho. Desse modo, o recrutamento é uma atividade constante e ininterrupta, pela qual a empresa tem suas portas abertas ao público interessado.

O recrutamento envolve um processo que varia conforme a empresa. O início do processo depende de decisão de linha, de decisão do executivo. O órgão de recrutamento funciona como staff ou assessoria de prestação de serviços especializados. Muitas empresas adotam a chamada requisição de empregado, uma espécie de ordem de serviço que o gerente encaminha ao órgão de recrutamento para iniciar o processo. Com a requisição, o órgão de recrutamento vai pesquisar as fontes de recrutamento. As fontes são as áreas do mercado de recursos humanos (que muitos chamam de mercado de mão-de-obra) a serem exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Estamos falando aqui de recrutamento externo que aborda os candidatos no mercado, estejam trabalhando ou não. O recrutamento interno, por outro lado, aborda os possíveis candidatos que estejam trabalhando na própria empresa. Certamente, são pessoas que deverão ser promovidas e treinadas para tanto.

Fique de olho!: Tanto o recrutamento interno como o externo podem oferecer vantagens e incluir desvantagens que devem merecer acurada atenção do executivo.

Na realidade, as empresas nunca fazem  apenas o recrutamento interno ou o externo. Como um complementa o outro, na prática quase sempre ocorre um sistema misto. Quando surge alguma oportunidade dentro da empresa, alguém é promovido e no seu lugar se recruta externamente um candidato. Geralmente, são aplicados os dois tipos de recrutamento (interno e externo), dando prioridade aos candidatos internos. Com isso, não se prejudica o atendimento às necessidades da empresa nem se despreza o afã de aproveitar oportunidades das pessoas que nela trabalham.

  Questão 7:  Com relação à seleção de pessoal, o administrador pode optar entre o recrutamento interno e externo. É INCORRETO afirmar que o recrutamento
a)   interno é mais econômico que o externo
b)   interno é mais rápido que o externo
c)   externo tem o mesmo nível de segurança que o interno
d)   externo é uma fonte de motivação para os funcionários
e)   interno desenvolve a competição entre os funcionários

 Essa questão foi anulada. Originalmente o gabarito trazia como resposta a letra “d”, mas sabemos que a “c” também está errada.


a) Correto. Vemos nas desvantagens do recrutamento externo que este é um processo oneroso em tempo e em custos.
B) Correto. Vemos nas vantagens do recrutamento interno que este é mais rápido e econômico.
C) Errado. Vemos nas desvantagens do recrutamento externo que este é menos seguro e confiável que o recrutamento intero.
D) Errado. Vemos nas vantagens do recrutamento interno que este traz maior motivação para o pessoal.
E) Correto. Vemos nas vantagens do recrutamento interno que este Desenvolve espírito sadio de competição entre os funcionários


Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...