Objetivos e impactos
Para serem bem-sucedidas, as organizações
precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir
riscos. São as pessoas que fazem as coisas acontecer, que conduzem os negócios,
produzem os produtos e prestam serviços de maneira excepcional. Para conseguir
isso, é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas, e as
empresas bem-sucedidas investem pesadamente em treinamento para obterem um
retorno garantido.
Dica: Para as organizações bem-sucedidas,
treinamento não é despesa, mas um precioso investimento, seja na organização
como nas pessoas que nela trabalham. E isso traz benefícios diretos para a
clientela.
No passado, alguns especialistas em RH
consideravam o treinamento como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e
desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados.
Mais recentemente o conceito foi ampliado, considerando-se o treinamento como
um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre o treinamento tem
sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar
de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
Modernamente, o treinamento é considerado um meio
de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas,
criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos
organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas.
Fique de olho!: Modernamente o
treinamento é visto como uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas
contribuam efetivamente para os resultados do negócio. É uma maneira eficaz de
agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.
Na realidade, as pessoas apresentam uma incrível
aptidão para o desenvolvimento. O treinamento faz parte do desenvolvimento das
pessoas, é um aspecto específico do desenvolvimento pessoal.
O treinamento é algo constante e incessante.
Treinar uma vez não significa nada. O treinamento é uma contínua redução da
dissonância e uma constante busca da eficiência e da eficácia das pessoas. Como
conseqüência, uma constante busca da competência profissional. Como resultado
final, o alcance da excelência é o sucesso pessoal e organizacional.
Dica: O treinamento é uma
responsabilidade gerencial, que pode ser auxiliada pelo órgão dos Recursos
Humanos da empresa.
Mas, afinal... estamos falando muito sobre
treinamento e desenvolvimento... você sabe qual é a diferença entre esses dois
conceitos?
Questão 5:
Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de
pessoas. O desenvolvimento de pessoas focaliza, geralmente
A
– questões de aprendizagem técnica.
B
– o presente e os interesses imediatos da empresa quanto à produção.
C
– questões de aprendizagem operacional.
D
– os problemas de desempenho presentes.
E
– os cargos a serem ocupados futuramente na organização.
Resposta:
E
Embora
os métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas sejam similares para
afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente.
O
treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando
melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho
imediato do cargo.
O
desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados
futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão
requeridas.
Ambos,
treinamento e desenvolvimento (T&D) constituem processos de aprendizagem.
Aprendizagem
significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de
novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas. Fala-se muito em
aprendizagem organizacional para se referir a uma cultura de aprimoramento das
pessoas que predomina nas organizações bem-sucedidas.
Através do treinamento – e
do desenvolvimento – a pessoa pode:
ü assimilar
informações (transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas
políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão, etc..),
ü aprender
habilidades (capacitá-las melhor no seu trabalho),
ü desenvolver
atitudes e comportamentos diferentes (mudança de atitudes negativas para
atitudes favoráveis, de conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os
clientes internos e externos); e
ü desenvolver
conceitos abstratos (desenvolver idéias e conceitos para ajudar as pessoas a
pensar em termos globais e amplos).
Até a próxima...
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