O treinamento é um processo cíclico, composto de
quatro etapas:
Diagnóstico:
É
o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas
necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de
certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e
descobri-las.
Dica: Necessidade de treinamento são as carências de preparo
profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria
saber fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.
Métodos de levantamento de
necessidades de treinamento
Existem
vários métodos para determinar quais as habilidades devem ser focalizadas para
estabelecer a estratégia de treinamento.
Um
dos métodos é avaliar o processo produtivo dentro da organização, localizando
fatores como produtos rejeitados, barreiras, pontos fracos relacionados com o
desempenho das pessoas, etc. Outro método é a retroação direta a partir daquilo
que as pessoas acreditam serem necessidades de treinamento na organização. As
pessoas verbalizam clara e objetivamente que tipo de informações, habilidades
ou atitudes necessitam para executarem melhor as suas atividades. Um terceiro
método envolve a visão do futuro. A introdução de novas tecnologias ou
equipamentos, novos processos para produzir os produtos ou serviços da
organização, entre outros, são sinais de que novas habilidades e destrezas
deverão ser adquiridas pelas pessoas.
O
levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em quatro níveis de
análise:
a)
análise organizacional: A partir do diagnóstico de toda a organização, para
verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o
treinamento deve atender.
b)
análise dos recursos humanos: A partir do perfil das pessoas, determinar quais
os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários, para que
as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da
organização.
c)
análise da estrutura de cargos: A partir do exame dos requisitos e
especificações dos cargos quais são as habilidades, destrezas e competências
que as pessoas deverão desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.
d)
Análise do treinamento: A partir dos objetivos e metas que deverão ser
utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa
de treinamento.
Desenho ou programação:
Refere-se
ao planejamento das ações de
treinamento. É a elaboração do programa de treinamento para atender às
necessidades diagnosticadas.
Programar
o treinamento significa definir seis ingredientes básicos: quem deve ser
treinado, como, em que, por quem, onde e quando, a fim de atingir os objetivos
do treinamento.
O
programa de treinamento deve estar associado com as necessidades estratégicas
da organização. É preciso avaliar as necessidades da organização e das pessoas
e fixar critérios precisos para estabelecer o nível de desempenho almejado.
Implementação:
É
a aplicação e condução do programa de treinamento. (implementação do programa
de treinamento pelo executivo, ou pelo RH ou por terceiros).
Técnicas
Existem
várias técnicas para transmitir as informações necessárias e desenvolver as
habilidades requeridas no programa de treinamento. As duas principais técnicas
para transmitir e disseminar informação são:
a)
Leituras: A técnica mais utilizada
para transmitir informação em programas de treinamento é a leitura. A leitura é
um meio de comunicação que envolve uma situação de mão única na qual um
instrutor apresenta a informação nessa situação de treinamento, enquanto os
treinados participam ouvindo e não falando. Uma vantagem é que o instrutor
expõe aos treinandos uma quantidade máxima de informações dentro de um
determinado tempo. A desvantagem é a postura passiva dos treinandos. Há pouca
ou nenhuma oportunidade para prática, reforço, retroação ou conhecimento dos
resultados.
b)
Instrução programada: A aprendizagem
programada é uma técnica para instrução sem a presença ou intervenção de um
instrutor humano. Pequenas partes da informação que requeiram respostas
relacionadas são apresentadas individualmente aos treinandos. Estes podem
determinar suas respostas, sabendo se compreenderam a informação obtida. A
vantagem deste tipo de treinamento é que pode ser computadorizado e os
treinandos absorvem o conhecimento em suas próprias casas, sabendo
imediatamente se estão certos ou errados e participando ativamente do processo.
As
técnicas para desenvolver habilidades em programas de treinamento são divididas
em duas categorias:
a)
treinamento no cargo: Ministra
informação, conhecimento e experiência relacionada ao cargo. Pode incluir
condução, rotação de cargos e atribuição de projetos especiais. A condução
representa uma apreciação crítica a respeito de como a pessoa está
desempenhando o seu cargo. A rotação de cargos envolve a movimentação de uma
pessoa de um cargo para outro a fim de obter melhor compreensão da organização
como um todo. A atribuição de projetos especiais significa entregar uma tarefa
específica para que a pessoa aproveite sua própria experiência em determinada
atividade.
b)
Técnicas de classe: Utilizam a sala
de aula e instrutor para desenvolver habilidades, conhecimentos e experiências
relacionadas com o cargo. As técnicas de classe encorajam a interação e
provocam um ambiente de discussão, o que não ocorre com os modelos de mão
única, como a situação de leitura.
Avaliação:
É
a verificação dos resultados obtidos com o treinamento. Deve-se avaliar se o
programa de treinamento atende às necessidades para as quais foi desenhado.
(Monitoração do processo, avaliação e medição, comparação do desempenho atual
com o anterior, comparação dos resultados atuais com os anteriores).
Questão 6: O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas, que
são:
A – identificação dos fatores
críticos de desempenho, analise da pesquisa de clima organizacional, revisão de
cargos e salários e indicadores de mercado.
B –
diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
C – análise dos indicadores de
desempenho futuro, pesquisa de clima organizacional, avaliação de reação do
treinamento aplicado no período anterior e planejamento de técnicas.
D – definição de métodos de
aprendizagem, analise do mercado de treinamento, elaboração do programa de
cursos a serem oferecidos aos colaboradores e avaliação de aprendizagem.
E – definição das metodologias de
treinamento, elaboração do programa de cursos, publicação dos cursos no sistema
de comunicação interno da empresa e validação das metodologias a serem
aplicadas.
Resposta:
B
Conforme
acabamos de estudar, o treinamento é um processo cíclico e recorrente
(contínuo) composto de quatro etapas, que são: diagnóstico ou levantamento das
necessidades de treinamento; desenho ou programação do treinamento;
implementação, condução ou aplicação do treinamento; e, por fim, avaliação dos
resultados do treinamento.
Gestão por competências
Como temos visto, no mundo moderno, as
organizações precisam se equipar com talentos e competências para poder
acompanhar a forte mudança e evolução. Saber alcançar a competitividade não
depende apenas de conquistar, reter, aplicar, desenvolver, motivar e
recompensar talentos, mas principalmente de gerir competências e alcançar
resultados significativos por meio delas.
Fique de olho!: Competência é a
capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor e fazê-lo acontecer na
organização por meio da mudança e da inovação, mesmo em situações
desfavoráveis.
Competência significa a qualidade que uma pessoa
possui e que é percebida pelos outros. Não adianta possuir competências, é
necessário que as outras pessoas reconheçam sua existência. Elas são dinâmicas,
mudam, evoluem, são adquiridas ou perdidas.
A Gestão por competências é um programa sistematizado
e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem
maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de
excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento,
tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
Dica: A gestão por
competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e
carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de
como as pessoas poderão agregar valor à empresa.
Para Covey, as novas competências pessoais
exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios são as seguintes:
1)
Aprender a aprender: devem ter flexibilidade,
apreensão e inovação.
2)
Comunicação e colaboração: trabalho solitário e
individual cede lugar ao trabalho solidário e grupal.
3)
Raciocínio Criativo e resolução de problemas:
espera-se que os funcionários descubram por si mesmos como agilizar e melhorar
seu próprio trabalho.
4)
Conhecimento tecnológico: o conhecimento está a
serviço da equipe e não do indivíduo isolado.
5)
Conhecimento de negócios globais: a globalização
está ampliando as fronteiras do conhecimento das pessoas.
6)
Desenvolvimento de liderança: capacitação das
pessoas em termos de espírito empreendedor e de liderança.
7)
Autogerenciamento da carreira: as pessoas
precisam assumir o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o
conhecimento e as competências exigidas, tanto na atividade atual, como nas
futuras.
Cada empresa precisa identificar, reunir e
fortalecer suas competências para poder competir com o sucesso. A identificação
das competências organizacionais é necessária para orientar as decisões quanto
às atividades que são cruciais para o sucesso da organização.
Categorias de competências
1) Competências
essenciais: são as competências básicas e fundamentais para
o sucesso da organização em relação aos clientes, à sociedade e aos
concorrentes. Correspondem àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que
ninguém. Cada organização precisa identificar e localizar as competências
essenciais capazes de levá-las ao sucesso.
2) Competências
de gestão: são as relacionadas com a gestão de recursos –
financeiros, comerciais, produtivos, etc. Refere-se a como os recursos
organizacionais são utilizados e os processos mobilizados para obter os
melhores resultados. As competências e a gestão são fundamentais para sua
eficiência interna.
3) Competências
organizacionais: são as relacionadas com a vida íntima da
organização. Referem-se ao aparato interno por meio do qual a organização se
articula e se integra para poder funcionar.
4) Competências
pessoais: são as que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades
pessoais na organização.
As organizações avaliam e definem quais são suas
competências essenciais – atuais ou exigidas – e daí, partem para suas
competências de gestão, competências organizacionais até chegar às competências
individuais por meio de um processo estratégico de desenvolvimento de
competências.
Até a próxima...
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