O aprendizado organizacional é o
requisito fundamental para a existência e o sucesso das empresas. A organização
que aprende é a que desenvolve uma capacidade contínua de adaptação e mudança
por meio do aprendizado. Algumas organizações fazem isso melhor que outras.
Dica: A organização de
aprendizagem é aquela que está continuamente
desenvolvendo e mudando a maneira de manter a empresa competitiva no
presente e no futuro.
No fundo, a aprendizagem significa a
capacidade de gerir a mudança mediante a mudança em si mesma.
A palavra “aprendizagem” representa
o foco sobre o conhecimento e a competência.
O conhecimento depende da aprendizagem. Peter
Senge (n. 1947) propõe cinco disciplinas de aprendizagem como um conjunto de
praticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A
aprendizagem organizacional feita a partir dessas cinco disciplinas capazes
de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança
e a renovação continuas. As cinco disciplinas para a organização de
aprendizagem são:
1. Domínio
pessoal. É uma disciplina de aspiração. Envolve a formulação de um conjunto
coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar como indivíduos (sua visão
pessoal) em uma alinhamento realístico com o estado atual de suas vidas (sua
realidade atual). Aprender a cultivar a tensão entre a visão pessoal e a
realidade externa aumenta a capacidade de fazer melhores escolhas e alcançar
melhor os resultados escolhidos.
2. Modelos
mentais. É uma disciplina de reflexão e habilidades de questionamento.
Focalizam o desenvolvimento de atitudes e percepções que influencia, o
pensamento e a interação entre as pessoas. Ao refletirem, continuamente,
falando a respeito e reconsiderando aspectos internos do mundo, as pessoas
ganham mais capacidade de governar suas ações e decisões.
3. Visão
Compartilhada: É uma disciplina coletiva. Estabelece um foco sobre
propósitos mútuos. As pessoas aprendem a nutrir um senso de compromisso em
grupo ou organização desenvolvendo imagens do futuro que pretendem criar e os
princípios e as práticas orientadoras os quais elas esperam alcançar.
4. Aprendizagem
de equipes: É uma disciplina de interação grupal. A aprendizagem é feita
por meio de equipes e utiliza técnicas como diálogo e discussão para
desenvolver o pensamento coletivo, aprender a mobilizar energias e ações para
alcançar objetivos comuns e desenvolver uma inteligência e capacidade maior do
que a soma dos talentos individuais.
5. Pensamento sistêmico: É uma disciplina de aprendizagem. Por meio
dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança
para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações.
Pensamento sistêmico é baseado na retroação e na complexidade. Trata-se de
mudar sistemas na sua totalidade e não apenas os detalhes.
Questão 5: Domínio Pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam
organizações:
a) que aprendem
b) dedicadas à matricialidade
c) do conhecimento
d) de alto downsizing
e) em processo de reengenharia
Obviamente a resposta é a letra “a”. A questão
trata das cinco disciplinas para a organização de aprendizagem propostas por
Peter Senge.
A aprendizagem é a principal vantagem competitiva
de uma organização. Ela conduz à criatividade e inovação.
Dica: A aprendizagem organizacional
busca desenvolver o conhecimento e as habilidades que capacitem as pessoas a
compreender e agir eficazmente dentro das organizações.
Uma organização de aprendizagem constrói relações
colaborativas no sentido de dar força aos conhecimentos, experiências,
capacidade e maneiras de fazer as coisas que as pessoas devem utilizar.
Trata-se de repensar e revitalizar as organizações em direção ao sucesso e em
sua identidade futura.
Argyris e Schon,, os pioneiros do
aprendizado organizacional, afirmam que a maioria das empresas adota o que
chamam de aprendizado de uma volta:quando os erros são detectados, o processo
de correção faz um ajuste das rotinas passadas com as políticas atuais.
Trata-se de um processo meramente corretor ou ajustador para manter as coisas
como sempre estiveram. Contudo, as organizações que aprendem utilizam o
aprendizado de volta dupla (doublé
looping feedback): quando o erro é detectado, ele é corrigido de maneira
que envolva também a modificação dos objetivos, políticas e rotinas da
organização. Tudo muda. O aprendizado de volta dupla modifica totalmente o status quo enraizado dentro da
organização e oferece oportunidades para soluções radicalmente diferentes para
problemas e proporciona saltos drásticos em termos de melhoria e inovação.
Questão
6: O aprendizado na organização deve
(A) ser transferível para o cargo.
(B) atender necessidades pessoais.
(C) ser aberto, adaptando objetivos enquanto
ocorre.
(D) ser em sala de aula.
(E) vir do quadro hierárquico inferior.
E então?
Marcou a letra “a”? Parabéns! Modernamente, o treinamento é considerado um meio
de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas,
criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos
organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é
uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para
os resultados do negócio.
O
treinamento constitui processo de aprendizagem. Aprendizagem significa uma
mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos,
atitudes, conhecimentos e destrezas. Fala-se muito em aprendizagem organizacional
para se referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que predomina nas
organizações bem-sucedidas.
Percebemos
essa questão um pouco óbvia no sentido que apenas a afirmativa “a” transfere o
benefício do aprendizado na organização para o desempenho de suas tarefas, e,
conseqüentemente para a lucratividade da empresa.
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