O impulso alavancador da modernização está nas
pessoas, nas suas habilidades, nos conhecimentos, na sua criatividade e
inovação, na sua inteligência e na sua competência.
Se encararmos as pessoas como recursos humanos, a
primeira conclusão que se tira é a de que elas constituem os únicos recursos
eminentemente vivos e dinâmicos com que a empresa pode contar.
Na realidade, as pessoas apresentam uma incrível
aptidão para o desenvolvimento. O treinamento faz parte do desenvolvimento das
pessoas, é um aspecto específico do desenvolvimento pessoal.
O treinamento é o ato intencional de fornecer os
meios para proporcionar a aprendizagem. Assim, o treinamento pode envolver
quatro tipos de mudanças de comportamento, que são a transmissão de
informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de
atitudes e desenvolvimento de conceitos.
Dica: O treinamento é uma
responsabilidade gerencial, que pode ser auxiliada pelo órgão dos Recursos
Humanos da empresa.
O treinamento é algo constante e incessante.
Treinar uma vez não significa nada. O treinamento é uma contínua redução da
dissonância e uma constante busca da eficiência e da eficácia das pessoas. Como
conseqüência, uma constante busca da competência profissional. Como resultado
final, o alcance da excelência é o sucesso pessoal e organizacional.
Questão 7: O treinamento é um processo cíclico
e contínuo composto de quatro etapas, que são:
A – identificação dos fatores
críticos de desempenho, analise da pesquisa de clima organizacional, revisão de
cargos e salários e indicadores de mercado.
B –
diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
C – análise dos indicadores de
desempenho futuro, pesquisa de clima organizacional, avaliação de reação do
treinamento aplicado no período anterior e planejamento de técnicas.
D – definição de métodos de
aprendizagem, analise do mercado de treinamento, elaboração do programa de
cursos a serem oferecidos aos colaboradores e avaliação de aprendizagem.
E – definição das metodologias de
treinamento, elaboração do programa de cursos, publicação dos cursos no sistema
de comunicação interno da empresa e validação das metodologias a serem
aplicadas.
A
resposta é a letra “b”. O treinamento é um processo cíclico e recorrente
(contínuo) composto de quatro etapas:
1)
Diagnóstico: É o levantamento das necessidades de treinamento a serem
satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
(objetivos da organização, competências necessárias, resultados da avaliação do
desempenho, problemas de pessoal, problemas de produção, etc.)
2)
Desenho: É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades
diagnosticadas. (quem treinar, como treinar, em que treinar, onde treinar,
quando treinar)
3)
Implementação: É a aplicação e condução do programa de treinamento.
(implementação do programa de treinamento pelo executivo, ou pelo RH ou por
terceiros)
4)
Avaliação: É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
(Monitoração do processo, avaliação e medição, comparação do desempenho atual com
o anterior, comparação dos resultados atuais com os anteriores).
Questão 8:
Treinamento, em recursos
humanos, deve proporcionar resultados, tais como
A – o favorecimento no processo de
melhoria e ampliação das habilidades das pessoas; a ampliação do conhecimento
das pessoas; as mudanças positivas de atitudes e de comportamento das pessoas.
B – a redução no fluxo da produção;
a melhoria na qualidade dos produtos e serviços; a redução dos índices de
manutenção das máquinas.
C – a redução dos índices de
manutenção das maquinas; a melhoria do desenvolvimento de novos produtos; a
redução de custos financeiros e administrativos.
D – a melhoria no desenvolvimento de
novos serviços; a redução dos índices de falha nos equipamentos; a redução de
custos financeiros gerais.
E – a redução de custos financeiros;
a redução no fluxo da produção; a redução de tempo para o desenvolvimento de
produtos competitivos no mercado.
A
resposta é a letra “a”.
Aprendizagem
significa uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de
novos hábitos, atitudes, conhecimentos destrezas. Fala-se muito em aprendizagem
organizacional para se referir a uma cultura de aprimoramento das pessoas que
predomina nas organizações bem-sucedidas.
Através
do treinamento e do desenvolvimento a pessoa pode assimilar informações,
aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e
desenvolver conceitos abstratos.
A
maior parte dos programas de treinamento está concentrada em transmitir
informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes,
regras e procedimentos, missão e visão organizacional, seus produtos/serviços,
seus clientes, seus concorrentes, etc.
A
informação guia o comportamento das pessoas e o torna mais eficaz.
Outros
programas de treinamento estão concentrados em desenvolver habilidades das
pessoas, para capacitá-las melhor no seu trabalho. Outros visam ao
desenvolvimento de novos hábitos e atitudes para lidar com clientes internos e
externos, com o próprio trabalho e com a organização.
Por
fim, outros programas estão preocupados em desenvolver conceitos e elevar o
nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos
mais amplos.
Quase
sempre, as organizações estão utilizando vários tipos de mudanças de
comportamento ao mesmo tempo em seus programas de treinamento. Ao desenvolver
habilidades nas pessoas, também estão transmitindo informações e incentivando o
desenvolvimento de atitudes e de conceitos, simultaneamente. Boa parte dos
programas de treinamento procura mudar as atitudes reativas e conservadoras das
pessoas para atitudes proativas e inovadoras para melhorar seu espírito de
equipe e criatividade.
Questão 9:
Há uma diferença
entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. O desenvolvimento de pessoas
focaliza, geralmente
A
– questões de aprendizagem técnica.
B
– o presente e os interesses imediatos da empresa quanto à produção.
C
– questões de aprendizagem operacional.
D
– os problemas de desempenho presentes.
E
– os cargos a serem ocupados futuramente na organização.
A
resposta é a letra “e”. Embora os métodos de treinamento e desenvolvimento de
pessoas sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo
é diferente.
O
treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando
melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho
imediato do cargo.
O
desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados
futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão
requeridas.
Ambos,
treinamento e desenvolvimento (T&D) constituem processos de aprendizagem.
Até a próxima...
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