Vroom salienta que a motivação para produzir em
uma empresa é função de três fatores determinantes, a saber:
1) Expectativas:
Objetivos individuais e a força do desejo de atingir tais objetivos.
2) Recompensas:
Relação percebida entre a sua produtividade e o alcance dos objetivos
individuais.
3) Relações
entre expectativas e recompensas: Capacidade percebida de influenciar a sua
produtividade para satisfazer suas expectativas com as recompensas.
Dica: Para Vroom esses fatores
determinam o nível de motivação para produzir em quaisquer circunstâncias em
que o indivíduo se encontre.
Modelo de expectância
O modelo de expectância se baseia na hipótese de
que a motivação é um processo governando escolhas ou opções de comportamentos.
O indivíduo percebe as conseqüências de cada alternativa de ação como um
conjunto de possíveis resultados provenientes do comportamento escolhido. Esses
resultados podem ser freqüentemente representados como cadeias de relações
entre meios e fins.
O desejo da pessoa (valência) por produtividade é
determinado pela soma das instrumentalidades e valências sobre todos os
resultados finais. Assim, a motivação de uma pessoa e seu esforço motivado
poderão influenciá-la a perceber que suas ações poderão alterar seu nível de
desempenho. Essa percepção subjetiva e pessoal de ação-resultado é definida
como expectância. Valores de expectância poderão variar de 0 a + 1,0,
dependendo do grau de certeza percebido com que as ações das pessoas poderão
influenciar seu nível de desempenho.
A pessoa somente procurará resultados
intermediários quando perceber que esses poderão conduzi-la ao alcance de
determinados resultados finais. Quanto maior a expectância, mais ela se
dedicará aos resultados intermediários. Contudo, se a expectância for igual a
zero, simplesmente a pessoa rejeitará os resultados intermediários, porque
estes não lhe trarão nenhum proveito final.
Até a próxima...
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