Os objetivos organizacionais assumem várias funções, a
saber:
ü
Sinalizam
uma situação futura para orientar e balizar a atividade e o comportamento das
pessoas no sentido de assegurar ação coletiva integrada.
ü
Servem
para legitimar e justificar as atividades da empresa e a sua existência.
ü
Servem
como unidade de medida para verificar e comparar atividades da empresa, ou
ainda, dos seus órgãos e pessoas.
ü
Servem
como padrões para avaliar e controlar a atividade e os resultados da empresa.
Cada empresa tem os seus próprios
objetivos. Alguns deles predominam sobre os outros, formando uma hierarquia de
objetivos. Os objetivos organizacionais podem ser desdobrados em três níveis
dentro dessa hierarquia:
ü
Estratégicos
ou institucionais;
ü
Táticos
ou departamentais;
ü
Operacionais.
Objetivos
estratégicos
ou
institucionais
---------------------------------------------------------------
Objetivos
Táticos
ou
Departamentais
----------------------------------------------------------------
Objetivos
operacionais
A hierarquia dos objetivos organizacionais.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas. Rio de Janeiro, Elsevier,
2005
Os objetivos organizacionais são
definidos em função de vários fatores, como a cultura organizacional, a
mentalidade do grupo dominante que dirige a organização, o ramo de atividade,
as demandas ambientais, o tipo de negócio da empresa, a ação dos concorrentes,
as expectativas dos clientes, etc. Esses objetivos podem ser determinados com
muita clareza e precisão, sendo formalizados publicamente a todos os membros,
ou podem ser apenas imaginados com muita ambigüidade pelo executivo principal
que não sabe ou não pode comunicá-lo aos demais membros da organização.
Como a empresa é um organismo vivo
que se comporta em ambiente mutável, os seus objetivos podem sofrer mudanças e
alterações ao longo do tempo, conforme vão surgindo mudanças internas ou
externas. As mudanças internas ocorrem
com as alterações na estrutura organizacional, na cultura empresarial, na linha
de produtos ou serviços, nas tecnologias utilizadas pela empresa, etc. As
mudanças externas ocorrem com as alterações ambientais e seu impacto sobre a
empresa, por exemplo, mudanças no perfil do mercado, modificações das
necessidades dos consumidores, alterações de estratégias dos concorrentes,
inovações tecnológicas, etc.
A tarefa do executivo consiste em
interpretar os objetivos almejados pela empresa e estabelecer os meios de
alcançá-los da melhor maneira possível por meio da ação administrativa.
Dica: A ação
administrativa nada mais é planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços
da empresa rumo aos objetivos pretendidos.
Quanto à sua natureza, existem três
tipos de objetivos, a saber:
ü
Individuais: pelos quais o alcance de um
objetivo não está relacionado com o alcance de objetivo pelos outros.
ü
Competitivos: pelos quais os participantes
percebem que podem alcançar seus objetivos somente se os outros fracassarem em
alcançarem os seus.
ü
Cooperativos: pelos quais os participantes
percebem que podem alcançar seus objetivos pessoais à medida que as outras
pessoas com as quais participa também alcancem os seus objetivos.
Embora as empresas funcionem como
sistemas orientados para objetivos a serem atingidos, verifica-se que devido à
complexidade da vida organizacional, os objetivos coletivos estão mais
relacionados com as restrições e limitações que surgem dentro de uma estrutura
organizacional do que com as motivações pessoais dos participantes.
Dentro dessa perspectiva, os
objetivos organizacionais quase sempre são mecanismos mais inibidores do que
motivadores do comportamento humano. Essa constatação mostra um triste
paradoxo: em vez de dinamizarem a ação
humana, quase sempre os objetivos organizacionais são utilizados para bitola-la
e controla-la.
Diante de tantas variáveis internas
e externas é vital a definição clara e transparente dos objetivos empresariais,
a fim de que todas as pessoas possam estar certas de trabalharem na mesma
direção e em um esforço integrado, mas permitindo algum espaço para a liberdade
individual. Mais do que isso, torna-se necessário que as pessoas participem de
alguma maneira na definição dos objetivos que as afetem.
Na realidade, por meio de seu
trabalho na empresa, as pessoas precisam simultaneamente alcançar objetivos
organizacionais (em função do cargo, da tarefa e da responsabilidade diante da
empresa) e objetivos individuais (em função das necessidades pessoais). O
problema é que nem sempre esses objetivos são compatíveis entre si: o alcance
dos objetivos organizacionais nem sempre possibilitam o alcance dos individuais
e vice-versa. Algumas vezes, o alcance de um deles significa a desistência do
outro.
Assim, as pessoas se defrontam a
todo momento com seus objetivos individuais e com os organizacionais. Cada
indivíduo ingressa e permanece em uma empresa se acredita que isso pode levá-lo
ao alcance de determinados objetivos individuais.
As empresas eficazes são aquelas que
tornam seus objetivos compatíveis e consoantes para todas as pessoas,
permitindo que elas não apenas esperem alcançá-los, mas que efetivamente o
alcancem.
Os objetivos podem ser rotineiros,
inovadores e de aperfeiçoamento. A partir dos objetivos se estabelece a
estratégia adequada para alcançá-los.
Estratégia organizacional refere-se
ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente externo.
A estratégia é formulada a partir da missão, visão e objetivos organizacionais,
da análise ambiental (o que há no ambiente) e da análise organizacional (o que
temos na empresa) para definir o que devemos fazer.
A estratégia é a maneira racional de
aproveitar as oportunidades externas e de neutralizar as ameaças externas, bem
como de aproveitar as forças potenciais internas e neutralizar as fraquezas
internas.
Questão
2: O processo
pelo qual a administração assegura que dispõe de quantidade e tipo de pessoal
correto, no local correto e no momento correto, capazes de concluir com
eficácia as tarefas que ajudarão a organização a alcançar seus objetivos
globais denomina-se
a) análise de cargos
b) planejamento de recursos humanos
c) especificação do cargo
d) seleção de pessoas
e) treinamento e capacitação
Identificou a resposta? É a letra
“b”. O planejamento estratégico de RH refere-se à maneira como a função de RH
pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente,
favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.
Trata-se de definir antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos
humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.
As bases do planejamento de RH são:
a demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho. Outro ponto importante é
que o ideal é que o planejamento estratégico de RH seja integrado ao
planejamento estratégico da organização.
Para alcançar todo o seu potencial
de realizações, a organização precisa ter pessoas adequadas e disponíveis para
o trabalho a ser realizado. Na prática, isso significa que todos os gerentes
devem estar seguros de que os cargos sob sua responsabilidade estão ocupados
por pessoas capazes de desempenhá-los adequadamente. Isso requer um cuidadoso
planejamento estratégico de RH.
Até a próxima...
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