Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois
fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Pra
Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas.
1 – Fatores higiênicos ou fatores extrínsecos
são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as
pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de
trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a
empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos etc. São
fatores de contexto e se situam no ambiente externo que circunda o indivíduo.
Tradicionalmente apenas os fatores higiênicos eram levados em conta na
motivação dos empregados: o trabalho era considerado uma atividade
desagradável, para fazer com que as pessoas trabalhassem mais, tornava-se necessário
o apelo para prêmios e incentivos salariais, liderança democrática, políticas
empresariais abertas e estimuladoras, isto é, incentivos situados externamente
ao indivíduo em troca de seu trabalho. Quando os fatores higiênicos são ótimos,
eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. Porém, quando são péssimos ou
precários, eles provocam a insatisfação dos empregados. Herzberg chama-os de
fatores higiênicos, pois são profiláticos e preventivos: eles apenas evitam a
insatisfação, mas não provocam a satisfação. Seu efeito é similar ao de certos
remédios higiênicos: evitam a infecção ou combatem a dor de cabeça, mas não
melhoram a saúde. Pelo fato de estarem mais relacionados com a insatisfação,
Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.
Fatores
Motivacionais
(
Satisfacientes)
|
Fatores
Higiênicos
(
Insatisfacientes)
|
Conteúdo do Cargo
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Contexto do Cargo
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( Como o indivíduo se sente em
relação ao seu CARGO)
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(Como o indivíduo se sente em
relação à EMPRESA)
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1. O trabalho em si
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1. As condições de trabalho
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2. Realização
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2. Administração da empresa
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3. Reconhecimento
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3. Salário
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4. Progresso profissional
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4. Relações com o supervisor
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5. Responsabilidade
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5. Benefícios e serviço sociais
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2 – Fatores motivacionais ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de auto-realização.
O efeito dos fatores motivacionais sobre o
comportamento das pessoas é profundo e estável. Quando são ótimos, eles
provocam a satisfação nas pessoas. Porém, quando são precários, eles evitam a
satisfação. Pelo fato de estarem ligados a satisfação dos indivíduos, Herzberg
chama-os também de fatores satisfacientes.
Herzberg salienta que os fatores responsáveis
pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos
fatores responsáveis pela insatisfação profissional. Para ele, “o oposto da
satisfação profissional não seria a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação
profissional e, da mesma forma, o oposto da insatisfação profissional seria
nenhuma insatisfação profissional e não a satisfação”.
Questão 3: A teoria de motivação no trabalho
de Herzberg é dividida em duas categorias: fatores motivadores e fatores de
higiene. É correto afirmar:
(A) Trabalho desafiante, crescimento e
desenvolvimento são fatores de higiene.
(B) Fatores motivadores têm relação com
o ambiente e fatores de higiene têm relação com o trabalho em si.
(C) Reconhecimento do desempenho é um
fator de higiene.
(D) Dinheiro, status e segurança são
fatores motivadores.
(E)
Fatores motivadores têm relação com o
trabalho em si e fatores de higiene têm relação com o ambiente.
E
então? Respondeu a letra “e”? Acertou! Parabéns! Os fatores motivacionais
envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento
profissional e as necessidades de auto-realização, ou seja, tem relação com o
trabalho em si.
Fatores
higiênicos são fatores de contexto e se situam no ambiente externo que circunda
o indivíduo.
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