Visão é a imagem que a organização
tem a respeito de si mesma e de seu futuro. É o ato de ver a si própria no
espaço e no tempo. Toda organização deve ter uma visão adequada de si mesma,
dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com
seus clientes e mercados, do que fazer para satisfazer continuamente as
necessidades e preferências dos clientes, de como irá atingir os seus objetivos
organizacionais, das oportunidades e desafios que deve enfrentar, de seus
principais agentes, quais as forças que a impelem e em que condições ela opera.
Dica: Em geral, a visão
está mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que como ela
realmente é.
Nos tempos atuais, as organizações
estão ampliando sua visão e atuação estratégica. Todo processo produtivo
somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual
contribuindo com algum recurso.
Os fornecedores contribuem com
capital e investimentos que permitem o aporte financeiro para a aquisição de
recursos. Os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e
habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização. Os
clientes e consumidores contribuem para a organização, adquirindo seus bens ou
serviços colocados no mercado.
Cada um dos parceiros da organização
contribui com algo na expectativa de obter um retorno para sua contribuição.
Graças ao emergente sistêmico – que é o efeito sinergístico da organização –
esta consegue reunir e juntar todos os recursos oferecidos pelos diversos
parceiros e aumentar seus resultados. Através desses resultados a organização
pode proporcionar um retorno maior às contribuições efetuadas pelos parceiros e
manter a continuidade do negócio. Geralmente, as organizações procuram
privilegiar os parceiros mais importantes. Os acionistas e investidores eram,
até há pouco tempo, os mais privilegiados na distribuição e apropriação dos
resultados organizacionais.
Essa assimetria está sendo
substituída por uma visão sistêmica e integrada de todos os parceiros do
negócio, já que todos eles são indispensáveis para o sucesso da empresa.
Acontece que o parceiro mais íntimo da organização é o empregado: aquele que
está dentro dela, que lhe dá vida e dinamismo e que faz as coisas acontecerem.
As organizações bem-sucedidas se
deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e
fornecedores de competências e não mais como simples empregados contratados.
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