Clima organizacional constitui o
meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que
existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro
do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho.
O clima pode se referir ao ambiente
dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa inteira. O clima
não pode ser tocado ou visualizado, mas pode ser percebido psicologicamente.
Dica: O termo clima
organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do
ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da
organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus
participantes.
Constitui a qualidade ou a
propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos
participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. Assim, o clima
organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades
pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É
desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades.
Questão
3: O clima
organizacional é a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional
a) reconhecida pelos consumidores da
empresa.
b) diagnosticada pelos membros do
alto escalão da empresa.
c) percebida ou experimentada pelos
membros da organização.
d) representada pelas relações entre
empresa e mercado.
e) representada no organograma
funcional da empresa.
Agora ficou fácil, não é? A resposta
é a letra “c”.
O clima organizacional influencia a
motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos
tipos de expectativas sobre as quais conseqüências se seguem em decorrência de
diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e
frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas
expectiativas – quando positivas- tendem a aumentar a motivação das pessoas.
Na prática, o clima organizacional
depende das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da
cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do
significado do trabalho, da escolha da equipe, do preparo e treinamento da
equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe etc. Tais
fatores determinantes do clima organizacional (variáveis de entrada do sistema)
influenciam a motivação das pessoas, provocando diferentes níveis de
satisfação, de produtividade e de estímulos (variáveis dependentes), que
produzem o resultado final, em termos de eficiência.
As variáveis dependentes constituem
o clima organizacional da empresa. As variáveis de entrada influenciam as
variáveis dependentes e estas conduzem a resultados. Se as variáveis de entrada
produzirem influência positiva nas variáveis dependentes (maior motivação e
satisfação das pessoas) tanto maior será a produtividade, a eficiência e a
eficácia no trabalho. Quanto maior a influência positiva, tanto melhor o clima
organizacional e mais elevadas a eficiência e a eficácia resultantes. Por outro
lado, se as variáveis de entrada produzirem
influência negativa nas variáveis dependentes (menor motivação das
pessoas, menor estimulação, menor satisfação), menores serão a produtividade, a
eficiência e a eficácia no trabalho.
O certo é que boa parte das variáveis
de entrada depende de condições organizacionais (como condições econômicas,
estrutura organizacional e cultura organizacional) Porém, boa parte delas
depende exclusivamente do gestor (como condições de participação das pessoas,
significado dado ao trabalho, estilo de liderança, escolha, preparo, avaliação
e remuneração da equipe). E é nesse ponto que o executivo pode atuar
ativamente.
O clima organizacional varia ao
longo de um continuum que vai desde um clima favorável e saudável até um clima
desfavorável e negativo. Entre esses dois extremos, existe um ponto
intermediário que é o clima neutro.
O importante, porém, é salientar que
o gestor pode não ter muitas condições pessoais de intervir e de modificar a
cultura organizacional de sua entidade.
Todavia, quase sempre ele tem plenas condições de alterar e melhorar o clima
organizacional do seu departamento ou da sua equipe de trabalho, seja
intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nas variáveis de entrada
que influenciam as variáveis dependentes que produzem resultados na
organização.
Muitas entidades se preocupam em
medir periodicamente o clima organizacional. Existem muitos tipos de pesquisa
que procuram avaliar um certo número de elementos do clima por meio de
pontuações.
O gestor pode criar e desenvolver um
clima organizacional com intervenções no seu estilo gerencial, no sistema de
administrar pessoas, na questão da reciprocidade, na escolha do pessoal, no
projeto de trabalho e no treinamento da equipe, no estilo de liderança, nos
esquemas de motivação, na avaliação da equipe e, sobretudo, nos sistemas de
recompensas e remuneração.
Questão
4: Os
sentimentos positivos, negativos ou de indiferença, produzidos pela organização
sobre seus integrantes são denominados
a) normas de conduta
b) cultura organizacional
c) ética e valores
d) conflitos organizacionais
e) clima organizacional
A resposta certa é a letra “e”. O
Clima Organizacional constitui a qualidade ou a propriedade do ambiente
organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa
e que influencia o seu comportamento.
Devido ao clima organizacional,
algumas empresas são quentes e dinâmicas; outras são frias e impessoais.
Outras, ainda, são neutras e apáticas. A dificuldade na sua conceituação reside
no fato de que o clima é percebido de diferentes maneiras pelos diferentes
indivíduos. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras quanto à percepção
dos diversos aspectos do clima organizacional. O que pode parecer uma
característica positiva para uma pessoa, pode ser percebida negativamente por
outra.
Dica: A percepção do clima
corporativo é muito subjetiva.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário