quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A Liderança orientada para as Pessoas

“A genealidade dos líderes não está em obter conquistas pessoais, mas em libertar o talento de outras pessoas”. (João Alfredo Biscaia)


A liderança orientada para as pessoas é um modelo de liderança burocrático e que tem como característica principal a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Fruto da teoria da gestão das relações humanas é um estilo de liderança que procura ao máximo diferenciar o homem da máquina. Assim, procura sempre estar atendo às pessoas vendo-as de forma individual, cada uma com suas capacidades e limitações. Para o líder orientado para as pessoas cada liderado é único e possuidor de características que lhes são peculiares, desta forma seu tratamento também é diferenciado, ou seja, é um líder não adepto da liderança massificada.

Está sempre compartilhando com seu grupo as novas idéias que lhe surge, não retendo para si os créditos desta. Compartilha também seus conhecimento e saberes fazendo do ambiente organizacional um campo de troca de aprendizagens constante.

O líder orientado para as pessoas utiliza-se da estimulação e da aceitação de sua equipe como um combustível para dar continuidade ao seu trabalho. Sua satisfação está muito mais voltada para a construção de agradáveis e sinceros relacionamentos com seus liderados do que no próprio alcance de resultados.

Sua comunicação - outra variável importante no processo de liderança - clara, aberta e sincera faz com que suas solicitações sejam atendidas prontamente e de forma correta.

"Somente com a ajuda da comunicação é possível que as tarefas distribuídas entre várias pessoas que integram a empresa sejam realizadas corretamente e estejam dirigidas aos mesmos objetivos" (Arantes, 1998).



O Líder orientado para as Pessoas:
   Percebe a Organização formada por um grupo de pessoas;
   Enfatiza prioritariamente as pessoas;
   Inspira-se em correntes psicológicas;
   Delega tarefas e autoridades com total confiança;
   Oferece plena autonomia aos seus liderados;
   Enfatiza as relações humanas interpessoais e intergrupais;
   Estabelece uma relação saudável e de confiança mútua com seus liderados;
   Mantém uma comunicação constante aberta com seu grupo;
   Compartilha saberes e idéias;
   Atua em constante dinâmica interpessoal e grupal.

A importância do Grupo

O líder orientado para as pessoas abomina e não acredita na eficácia de um trabalho desenvolvido de forma isolada, ao contrário, é um defensor fervoroso do compartilhamento de tarefas. A importância do grupo para o mesmo é tão grande que ele chega muitas vezes a sacrificar seus planos pessoais ou familiares em prol da equipe.

A paciência é uma das características desse tipo de líder, que não se importa de investir tempo e esforço na construção de laços de amizade com seus liderados. Ele acredita que a eficácia de sua liderança reside no grau de confiança que é depositado por seus liderados.

Ao delegar as tarefas a serem desenvolvidas pelo grupo, procura distribuí-las conforme as características de cada membro do grupo, por isso ele sempre procura conhecer a cada um antes do início de qualquer tarefa. Esse comportamento visa dentre outras coisas, evitar que o liderado seja solicitado a fazer algo que está além de suas possibilidades. Também evita o contrário, ou seja, que a tarefa seja muito simples para a capacidade do liderado, correndo o risco de deixá-lo com o sentimento de sub-utilização.




Os Frutos da Liderança orientada para as Pessoas

O impacto que uma liderança orientada para as pessoas causa no interior dos grupos tende a ser sempre positivo e várias são as razões para que isso ocorra. A seguir citarei os principais pontos desse estilo de liderança.

·         Maior satisfação por parte dos liderados

As pessoas ou grupos de pessoas que são liderados por esse estilo tendem a demonstrar uma maior satisfação no trabalho. As tarefas são desenvolvidas com maior rapidez e o nível de qualidade é sempre satisfatório.  A quase inexistência de absenteísmo é outro ponto positivo que merece destaque.

·         Maior união do grupo

A cooperação é outro fator de destaque nesse tipo de liderança. As pessoas passam a se ajudar, umas às outras de forma consciente, certas de os benefícios serem em prol de todos que os constitui. Toda essa união evita o surgimento de algum tipo de conflito.

·         Aumento gradual e indireto da produtividade da equipe

O trabalho realizado com satisfação e união gera como conseqüência natural uma excelente produtividade. Isso acontece sem nenhum tipo de exigência ou pressão por parte do líder.

Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...