sexta-feira, 25 de agosto de 2017

O Papel da Liderança diante dos diferentes tipos de Conflitos

O Conflito

O tema de hoje será um dos assuntos mais presentes em nossas vidas, mas talvez não tenhamos a noção do quanto ele nos atinge, às vezes de forma positiva, e às vezes de forma negativa. Estamos falando do conflito, algo tão inerente à nossa existência quanto as nossas próprias relações.
Os conflitos fazem parte da dinâmica dos seres humanos e representam muitas vezes um meio de crescimento pessoal, já que pensamentos, opiniões, idéias e pontos de vista estão sendo discutidos e podem culminar numa reflexão acerca do assunto em pauta. Eles podem variar em tipo e intensidade e representam uma divergência entre as partes envolvidas. Para que ele exista é preciso que haja um contraponto. Quando ocorre entre duas pessoas existe ainda a tentativa de uma das partes em impedir que a outra parte alcance seu objetivo.

Segundo Idalberto Chiavenato, “o conflito constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.

Nas relações de trabalho os conflitos são uma constante. Isso é ruim? Nem sempre e pode representar até um meio de desenvolvimento para a equipe, porém pode ser muito negativo se não for bem administrado. É exatamente nesse ponto que entra a figura do líder. Na maioria das vezes vai caber a ele gerenciar e aproveitar o que o conflito pode oferecer de contribuição para a sua equipe.

Maria José Lobato define o conflito como sendo “uma situação que revela desentendimento, confronto de opiniões, entre duas ou mais pessoas, situação essa que não tem de ser necessariamente negativa”.

Os conflitos organizacionais são mais difíceis de serem detectados, pois os envolvidos procuram dissimulá-los ao máximo, para evitar problemas na organização e muitas vezes quando se percebe a sua existência ele já se instalou, tornando-se mais difícil de ser administrado. Por isso líder precisa ser bastante sensível para perceber algum tipo de alteração no comportamento dos membros de seu grupo. O contato próximo entre líder e liderados auxilia numa detecção mais precoce do conflito e assim, uma possibilidade de eliminá-lo antes de sua instalação.

O que fazer?

Não existe uma receita pronta que se possa seguir para administrar os possíveis conflitos que possamos encontrar, já que os envolvidos são seres humanos dotados de diferenças e peculiaridades. Porém, sabe-se que alguns pontos precisam estar claros para o líder antes que o mesmo procure um meio de solucioná-los. São eles:

  1. Qual o tipo de conflito que está se desenvolvendo, interno ou externo?
  2. Quem são os envolvidos diretos e indiretos?
  3. Quais foram as causas primárias e secundárias para que o mesmo fosse gerado?
  4. Que benefícios ele pode oferecer ao grupo?


Somente quando as perguntas acima forem respondidas o líder poderá optar pelo meio mais eficaz para administrar o conflito gerado. Existem também três habilidades importantes que devem estar presentes neste momento de observação: a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar na posição do outro; a escuta ativa representando uma disposição por parte do líder em ouvir as partes principais envolvidas no processo; e uma atitude assertiva, ou seja, atuar conscientemente no ponto correto.

Até a próxima...

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