“Coaching, palavra de origem inglesa que se
refere ao ato de treinar alguém”.
Ø
Capacidade
de Influência e de Motivação
O
coach como representante de uma
determinada organização pauta sua atuação de acordo com os objetivos, missão e
visão desta organização. Logo após, sua tarefa será a de compartilhar isso com
seus aprendizes, de modo que os mesmos sintam nele uma convicção acerca do que
está sendo passado. Geralmente é uma pessoa muito entusiasmada e de astral
contagiante. Evita ser explicito demais quando está expondo suas idéias,
preferindo utilizar-se de perguntas inteligentemente elaboradas para forçar que
as pessoas tirem suas próprias conclusões. Assim, ele evita ser muito
persuasivo, ao mesmo tempo em que dá oportunidade para que os outros reflitam
melhor.
Outra característica muito marcante reside em seu
modo de liderar pelo exemplo, ou seja, ele é o primeiro a iniciar uma tarefa
que foi solicitada, conseguindo dessa forma a ajuda e o comprometimento dos
demais.
Ø
Mediador
de Conflitos
Os
seres humanos possuem sua existência marcada pela presença de diversos tipos de
conflitos que podem variar tanto em forma como em intensidade. Estes
existem porque as pessoas divergem em muitos pontos como interesses, objetivos
e pontos de vista. Na maioria das vezes a solução destes conflitos se dá
através de uma pacífica mediação, onde se busca uma forma de solucionar o
impasse de modo que todos os envolvidos fiquem satisfeitos. Ninguém quer sair
perdendo, isso é natural, por isso a troca tem que existir. Porém, nem sempre a
solução é tão saudável como se espera, podendo este conflito se transformar num
difícil problema de relação. Tudo irá depender do comportamento do responsável
por sua mediação, tarefa comumente desempenhada pelo líder.
Sabemos
o quanto a presença dos conflitos organizacionais pode auxiliar no
desenvolvimento dos grupos de trabalho, principalmente por proporcionar a
possibilidade de discussão de novas idéias e pontos de vista. No processo de
coaching isso não é diferente, o conflito é considerado ainda mais positivo. É
tratado como elemento construtivo aos grupos de trabalho. Porém, mesmo com toda
essa importância que é dada ao conflito, o coach procura solucioná-lo da forma
mais rápida possível, evitando o envolvimento de outras pessoas, principalmente
de setores diferentes.
Ø
Capacidade
de delegar poderes
Uma
característica bem marcante do coach reside na sua capacidade de não
centralizar em si poderes. Ele é descentralizador ao ponto de deixar que seus
liderados busquem sozinhos, alternativas para resolver os possíveis problemas.
As tarefas também são delegadas, sejam elas cotidianas ou tarefas de cunho mais
específico, ou seja, ele confia na capacidade de seus liderados. Importante
esclarecer que ao delegar as tarefas a serem cumpridas o coach esclarece-as
para que não haja a necessidade de acompanhá-las durante sua execução, evitando
assim, que o liderado se sinta pressionado para desenvolvê-la.
Ø
Habilidade
de Orientação
O
coach desenvolve uma espécie de treinamento baseado no desenvolvimento das
pessoas. Esse trabalho consiste em orientar atraves de uma espécie de
transferência de conhecimentos. Ele ensina e espera que o aprendizado se concretize
de acordo com o tempo de cada pessoa. A qualidade tolerância é indispensável
neste processo de orientação.
Ø
Gerenciamento
da criatividade
O
coach não tem medo de pessoas criativas, ao contrário sua gestão é marcada pela
estimulação constante de seus liderados em relação às novas idéias que os
mesmos possam apresentar. Possui um feeling
bem aguçado para identificar que idéias podem ser utilizadas para o
desenvolvimento da equipe. Essas idéias precisam necessariamente estar
alinhadas às políticas e objetivos da empresa.
O
processo de coaching representa uma liderança mais focada no indivíduo, sua
participação nos grupos aos quais pertence, bem como em seu desenvolvimento
pessoal.
Até a próxima,,,,
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