quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial


As diversas teorias, tipos e modelos de liderança que conhecemos possuem em comum a característica de se tratar de um esforço que vislumbre um eficaz e saudável gerenciamento de pessoas em prol dos objetivos de uma organização para a qual ambos, líder e liderados, trabalham.
A constante evolução dos modelos de gestão de pessoas obrigou as teorias acerca da liderança a tomar rumos diferentes que contemplem o líder não somente como influente acompanhante do desenvolvimento das tarefas de seus liderados. Hoje, o papel da liderança vai muito além e passa pela tarefa de “treinador”, buscando constantemente auxiliar os seus liderados no alcance de suas metas e objetivos, tudo isso num ambiente interativo de mudanças constantes.

Segundo Chiavenato (2002), “coaching trata-se de um relacionamento que provoca novas competências e que agrega valor à organização e ao cliente“.

O coaching representa uma ferramenta vital para a empresa moderna, onde a responsabilidade do coach (treinador) passa pela tarefa de proporcionar uma aprendizagem organizacional constante. O líder antigo tomava suas decisões e distribuía as tarefas de acordo com as habilidades de seus liderados, que eram vistos como recursos dos quais as empresas dispunham para atingir suas metas. Desta forma, se o colaborador era hábil com as questões financeiras a ele eram distribuídas as tarefas desse âmbito. O coach continua sua busca pela construção de relacionamentos sinceros e construtivos, porém com um diferencial, ou seja, a ele também cabe a tarefa de desenvolver pessoas. Se o colaborador não tem habilidade em certa área de conhecimento, cabe ao coach perceber e tentar fazê-lo buscar complementar seu conhecimento. Observem que é um processo didático, ou seja, de aprendizagem.

Segundo Araújo (1999) “Coaching é liderança refinada, pois, ao se concentrar mais no desenvolvimento de pessoas, fortalece o capital humano nas organizações para enfrentar mudanças com maior agilidade”.


Atenção: Para que o processo de coaching aconteça é necessário que pelo menos duas pessoas estejam presentes: o coach (treinador) e do outro lado o aprendiz.

Segundo Petracca, “líderes são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder, que têm condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas do grupo”.


Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...