segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Os Estilos de Liderança

A liderança é um processo necessário e presente em todos os âmbitos da nossa vida, quer estejamos na posição de líder como pais, supervisores ou professores, quer quando estejamos na situação de liderado, como aluno, filho ou colaborador. Sua existência é decorrente de uma gama de variáveis e características como automotivação, confiança, carisma, bem como a mais essencial que é o espírito de trabalho em equipe.
Outra característica importante para um bom processo de liderança diz respeito à capacidade de automotivação do líder e sua influência na motivação de seus liderados.

Liderar não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um grande grupo de pessoas, cujos pontos de vistas dificilmente coincidem na totalidade.

Segundo Resende (2004), a liderança pode ser pensada como: “uma função de comando” ou “uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar ou conduzir pessoas para um objetivo”.


Diversos são os estilos de liderança apontados pelos estudiosos do comportamento organizacional, porém vamos conhecer mais intensamente os três mais importantes.

A Liderança Autocrática

Estilo considerado bastante negativo e marcado pela presença do autoritarismo por parte do líder e conseqüentemente pouca oportunidade para a livre expressão dos liderados. O líder concentra em si todas as decisões. Constante imposição de ordens fazendo com que a realização das tarefas do grupo apenas sejam desenvolvidas quando da presença do “líder”, já que é ele próprio o responsável por traçar as diretrizes. Não existem espontaneidade nem delegação de tarefas, tudo depende da “ordem” do líder que decidirá o quê e quem fazer. As decisões são tomadas sem que haja uma consulta prévia do grupo, fato que gera grande insatisfação para a equipe. Este tipo de liderança evita reuniões ou qualquer tipo de evento que possa sugerir a opinião do grupo de trabalho.

A Liderança Liberal (laissez-faire)

Estilo bastante criticado por proporcionar a equipe uma liberdade muitas vezes tida como exagerada. Ao contrário do líder autoritário, o liberal delega ao grupo as tarefas a serem desenvolvidas e o deixa livre para desenvolvê-las. Não há controle, ao invés disso a liberdade é sua característica principal. A divisão das tarefas também fica a cargo do grupo, o líder também não interfere nesse ponto. Porém, toda essa liberdade poderá trazer para o grupo efeitos nocivos quanto à dispersão ou perda do foco a ser alcançado pela equipe, já que cada um faz o que considera correto.
O líder também não participa da avaliação do grupo, apenas emite sua opinião quando solicitado.

A Liderança Democrática

Estilo caracterizado por priorizar a participação do grupo em todas as decisões a serem tomadas. Alguns autores referem-se ao estilo democrático como sendo o estilo da liberdade controlada. Cabe ao grupo, como um todo, incluindo o líder, debater e decidir sobre as diretrizes a serem tomadas. O líder democrático possui três características essenciais: condutor, incentivador e orientador na participação de todos os membros do grupo. Geralmente, proporciona ao grupo um sentido de integração e satisfação.

Independente do estilo de liderança a ser seguido, a relação entre líder e liderado deve ser baseada em confiança e respeito mútuos. A empatia, ou seja, a capacidade de poder se colocar no lugar do outro, é uma das variáveis mais importantes para tornar a liderança como sendo do tipo eficaz. No entanto nenhum estilo deverá permitir que as relações ultrapassem os limites do profissionalismo.

O líder não pode ser um mero repassador de valores, bem mais que isso, ele deve desenvolver com seus liderados relações fortes e verdadeiras em nome principalmente, dos objetivos da empresa que ambos estão representando. Para isso é preciso que ele reúna em si algumas características bem especiais, cujo detalhes falaremos mais adiante .

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...