quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A Liderança e seus conceitos


 “Liderança é a capacidade de influenciar um grupo para que as metas sejam   alcançadas”. (Stephen P. Robbins)


Ao longo do tempo a definição de liderança vem sofrendo diversas modificações na tentativa de melhor se adaptar ao modelo de gestão do contexto. Muitos são os estudos que tentam explicar esse fenômeno tão positivo para as organizações, bem como a sua evolução.

Em alguns pontos todos concordam, os líderes são alegres, motivadores, criativos e acima de tudo carismáticos. Antigamente, o carisma era uma característica ligada a dons divinos, hoje, sabemos que seu significado nada mais é do que um poder de persuasão que podemos exercer sobre outras pessoas. Apesar de algumas pessoas já nascerem com essa característica, não significa que ela não esteja ao alcance de todos, neste caso será necessário um empenho para desenvolvê-la.


Considerada como essencial no interior de qualquer grupo, a liderança assume dentro dos grupos de trabalho um papel importante no desenvolvimento das tarefas da equipe. Porém, uma diferenciação é importante que se faça neste momento inicial de nosso estudo: liderança e gerência representam dois diferentes estilos ou posturas organizacionais. Enquanto os gerentes estão preocupados em fazer com que seu grupo cumpra prazos e normas estabelecidos pela empresa, os gerentes desenvolvem ações que:

Ø  Possam ajudar ao grupo a atingir suas metas ou objetivos;
Ø  Possibilitem a mediação de possíveis conflitos que possam surgir;
Ø  Possam impulsionar o início das tarefas;
Ø  O transformem em ponte entre objetivos organizacionais e os objetivos individuais de seus liderados.

Importante observarmos que todas essas ações indicadas acima são bem mais facilmente desenvolvidas quando o líder é escolhido por seu próprio grupo para representá-lo e não quando o mesmo é indicado.

Segundo Abraham Zaleznik, “os líderes se diferem dos gerentes em: motivação, história de vida e quanto aos seus modos de pensar e agir”.Mas, não podemos deixar de lado o valor da presença do gerente, principalmente quanto às suas atividades de desenvolvimento de planejamentos formais, desenhos organizacionais fixos ou mesmo sua rigidez no monitoramento dos resultados a serem alcançados pela equipe. Koter nos afirma que “tanto uma liderança forte quanto uma gerência sólida são necessárias para uma eficácia organizacional excelente”.











Qualquer pessoa poderá se tornar formalmente um líder, assim a empresa para qual ela trabalha lhe ofereça esta incumbência. Porém, a liderança formal ou imposta não é garantia de sucesso para nenhuma organização. Ao contrário, o líder que surge naturalmente encontrará muito mais facilidade em influenciar na motivação de seu grupo organizacional, promovendo assim uma liderança mais eficaz. É uma espécie de liderança natural.



Até a próxima...

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