quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Estratégia na Liderança.

Ao nos tornarmos líderes de uma organização, precisamos nos preparar para evitar problemas de maneira inteligente, eficiente e bem sucedida. Uma lição importante é contar com técnicas de administração que se baseiam mais em antecipar os acontecimentos do que em reagir a eles. Com base neste pensamento, selecionei 10 estratégias que farão da sua liderança um sucesso.
Confira abaixo quais são estas estratégias e os motivos para você adotá-la em seu estilo de liderança. Acompanhe:

Mantenha um relacionamento amigável com seu chefe

Ao manter um bom relacionamento com seu chefe, você estará demonstrando à sua equipe que tem capacidade para satisfazê-lo, e como conseqüência, os estará influenciando a serem amigáveis com você. Já que você é o líder, nada mais natural que os funcionários da sua equipe desejem seguir o seu exemplo.

Demonstre a qualidade que você procura nos membros da sua equipe

O que você gostaria de obter da sua equipe de funcionários? Um bom líder diria, entre outras qualidades, honestidade, lealdade, sensibilidade, consideração, objetividade, racionalidade, iniciativa e entusiasmo.
Pois bem, então que sejam estas as qualidades vistas em você. Eles se sentirão inspirados pelo seu exemplo.

Esclareça as suas expectativas

Ao liderar uma equipe de funcionários, lembre-se de deixar claro as suas expectativas em relação ao trabalho que deverão desempenhar. Jamais considere que com um pouco de informação e alguns exemplos vazios, as pessoas tenham a obrigação de lhe apresentar os resultados esperados.
Algumas tarefas precisam ser exaustivamente repetidas, até que sejam assimiladas corretamente, e de maneira exata.

Comunique-se com êxito

Algumas dicas podem facilitar a  comunicação e fazer com que você seja melhor compreendido:
·         Vá direto ao ponto;
·         Articule com clareza;
·         Tente usar pelo menos 120 palavras por minuto;
·         Enfatize a sua voz nas palavras mais importantes;
·         Ouça as dúvidas com atenção.

Aproveite as qualidades de seus funcionários

Cada funcionário possui uma capacidade única de executar um determinado serviço. Alguns são mais rápidos, outros mais caprichosos, mas a grande maioria poderá ficar na linha da similaridade. Saiba desenvolver e aproveitar aqueles com maior aptidão, enquanto busca o aperfeiçoamento do restante.

Faça observações constantes

Ao fazer observações objetivas e honestas sobre a contribuição dos funcionários à equipe, eles poderão ter uma chance de melhorar  e corresponder às suas expectativas. Faça sempre críticas construtivas e agradeça seu comprometimento e sua contribuição com a empresa.

Ouça os empregados

Se quiser ser ouvido, ouça. Eles retribuirão com lealdade e respeito, e você ficará sabendo mais sobre o que acontece no seu setor. Todos gostam de ser ouvidos, principalmente aqueles que desempenham funções estratégicas e que sempre tem algo a dizer ou sugerir para a melhoria de processos etc.

Contrate bons profissionais

Ao contratar um funcionário certifique-se de que ele corresponde às necessidades da empresa. Nem todo treinamento do mundo será capaz de transformar um peru em um gavião. Uma escolha certa economiza tempo e dinheiro.

Compartilhe as suas metas

Estipule e compartilhe suas metas com a equipe, para que eles possam estar a par da situação da empresa, e do quanto deverão se empenhar para manter a situação estável ou superar alguma dificuldade que o setor apresenta.

Crie uma equipe com autonomia


Vá se desvencilhando da pressão do dia a dia aos poucos. Assim, você será capaz de pensar em novos planos e metas a serem atingidas. Desenvolva em sua equipe a habilidade de tomar algumas decisões por conta própria, aplique o empowerment em sua equipe sempre que julgar adequado.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...