Ao
nos tornarmos líderes de uma organização, precisamos nos preparar para evitar
problemas de maneira inteligente, eficiente e bem sucedida. Uma lição
importante é contar com técnicas de administração que se baseiam mais em
antecipar os acontecimentos do que em reagir a eles. Com base neste pensamento,
selecionei 10 estratégias que farão da sua liderança um
sucesso.
Confira
abaixo quais são estas estratégias e os motivos para você adotá-la em seu
estilo de liderança. Acompanhe:
Mantenha
um relacionamento amigável com seu chefe
Ao
manter um bom relacionamento com seu chefe, você estará demonstrando à sua
equipe que tem capacidade para satisfazê-lo, e como conseqüência, os estará
influenciando a serem amigáveis com você. Já que você é o líder, nada mais
natural que os funcionários da sua equipe desejem seguir o seu exemplo.
Demonstre
a qualidade que você procura nos membros da sua equipe
O que
você gostaria de obter da sua equipe de funcionários? Um bom líder diria, entre
outras qualidades, honestidade, lealdade, sensibilidade, consideração,
objetividade, racionalidade, iniciativa e entusiasmo.
Pois
bem, então que sejam estas as qualidades vistas em você. Eles se sentirão
inspirados pelo seu exemplo.
Esclareça
as suas expectativas
Ao
liderar uma equipe de funcionários, lembre-se de deixar claro as suas
expectativas em relação ao trabalho que deverão desempenhar. Jamais considere
que com um pouco de informação e alguns exemplos vazios, as pessoas tenham a
obrigação de lhe apresentar os resultados esperados.
Algumas
tarefas precisam ser exaustivamente repetidas, até que sejam assimiladas
corretamente, e de maneira exata.
Comunique-se
com êxito
Algumas
dicas podem facilitar a comunicação e fazer com que você seja melhor
compreendido:
·
Vá direto ao ponto;
·
Articule com clareza;
·
Tente usar pelo menos 120 palavras por minuto;
·
Enfatize a sua voz nas palavras mais importantes;
·
Ouça as dúvidas com atenção.
Aproveite as qualidades de seus
funcionários
Cada
funcionário possui uma capacidade única de executar um determinado serviço.
Alguns são mais rápidos, outros mais caprichosos, mas a grande maioria poderá
ficar na linha da similaridade. Saiba desenvolver e aproveitar aqueles com
maior aptidão, enquanto busca o aperfeiçoamento do restante.
Faça
observações constantes
Ao
fazer observações objetivas e honestas sobre a contribuição dos funcionários à
equipe, eles poderão ter uma chance de melhorar e corresponder às suas
expectativas. Faça sempre críticas construtivas e agradeça seu comprometimento
e sua contribuição com a empresa.
Ouça os
empregados
Se
quiser ser ouvido, ouça. Eles retribuirão com lealdade e respeito, e você
ficará sabendo mais sobre o que acontece no seu setor. Todos gostam de ser
ouvidos, principalmente aqueles que desempenham funções estratégicas e que
sempre tem algo a dizer ou sugerir para a melhoria de processos etc.
Contrate
bons profissionais
Ao
contratar um funcionário certifique-se de que ele corresponde às necessidades
da empresa. Nem todo treinamento do mundo será capaz de transformar um peru em
um gavião. Uma escolha certa economiza tempo e dinheiro.
Compartilhe
as suas metas
Estipule
e compartilhe suas metas com a equipe, para que eles possam estar a par da
situação da empresa, e do quanto deverão se empenhar para manter a situação
estável ou superar alguma dificuldade que o setor apresenta.
Crie
uma equipe com autonomia
Vá se
desvencilhando da pressão do dia a dia aos poucos. Assim, você será capaz de
pensar em novos planos e metas a serem atingidas. Desenvolva em sua equipe a
habilidade de tomar algumas decisões por conta própria, aplique o empowerment em
sua equipe sempre que julgar adequado.
Até a próxima.
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