segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Funções, qualidades e atitudes.


FUNÇÕES DO LÍDER

I  - Tomar decisões
Decidir é selecionar uma entre as diversas alternativas de ação.
Ao líder cabe a mais importante de todas as decisões a serem tomadas: a escolha e indicação de objetivos, os quais funcionarão tanto melhor quanto mais segura seja a sintonia de interesses - do líder e do grupo.

II - Traçar política e filosofia de trabalho
Traçar normas, estabelecer diretrizes e obter os meios para realização dos trabalhos.
Ao líder cabe a responsabilidade de preparar os membros do grupo: lançar as raízes, oferecer oportunidade para o desenvolvimento de cada um.

III - Delegar responsabilidade
“Um lider deve tomar conhecimento de tudo, mas não pode ver tudo, nem fazer tudo” (Fayol)

A habilidade em delegar responsabilidades, com delegação de autoridade, no momento certo, consiste ponto-chave nas funções de um líder. 

QUALIDADES, HABILIDADES E CONDUTA ESPERADAS DO LÍDER

Organização - O Líder estrutura o trabalho e orienta, de forma apropriada, a adequação de cada membro nas tarefas planejadas. Transmite de maneira clara os objetivos, ideais e decisões. Favorece o trabalho de todos os membros  para que atinjam  as metas propostas, de maneira eficiente.

Persistência - O Líder acredita no que pretende realizar:  tem firmeza na busca de caminhos e experimenta alternativas para atingir os objetivos propostos.

Auto-Controle (Segurança) - O Líder controla as suas reações, não se deixa levar pelos impulsos, fica sereno mesmo quando o grupo se mostra irritado.  Mantendo uma posição neutra e imparcial.

Cordialidade (Respeito) - O Líder é capaz de criar um clima de absoluta cordialidade e cortesia, o que o faz respeitado e estimula os membros a agirem da mesma forma.

Compreensão (Empatia) - O Líder coloca-se no lugar do outro para entendê-lo. Interessa-se pelo grupo, facilitando sua interação, para que o mesmo funcione harmoniosamente. Respeita o ser humano e crê nas suas possibilidades, que são imensas. Aproveita as suas qualidades em benefício próprio e em benefício da coletividade.

Busca do consenso - O Líder busca o acordo de todos. Deixa a minoria opinar. Reúne periodicamente os membros do grupo, discutindo francamente os assuntos, fazendo com que cada um se sinta responsável pela sua tarefa e esteja convencido da sua utilidade e importância dentro do grupo.

Disposição para ouvir - Saber ouvir com intuito de aproveitar aquilo que se fala, da melhor maneira.

“Os ouvidos são sentinelas do conhecimento”

 (Francisco Cândido Xavier in Instruções Psicofônicas)

Aceitação - O Líder deve transmitir aceitação, isto é, fazer com que cada membro do grupo sinta-se aceito como ele é, contribuindo para o crescimento grupal.

ATITUDES PRÁTICAS PARA LIDERAR UMA EQUIPE

01 - Respeitar o ser humano e crer nas suas possibilidades, que são imensas;
02 - Depositar grande confiança no grupo;
03 - Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando sempre incentivar diante do 
       grupo, os aspectos positivos de cada um.
04 - Evitar dar ordens, procurando a cooperação de cada um;
05 - Estar sempre dando exemplo;
06 - Dar a cada um o seu lugar, levando em conta seus gostos, interesses e aptidões 
        pessoais;
07 - Evitar tomar, mesmo de maneira provisória, a iniciativa de uma responsabilidade que 
       pertença a outrem, mesmo pensando que faria melhor;
08 - Consultar os membros do grupo antes de tomar uma resolução importante, que     
 envolva  interesses comuns;

09 - Antes de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer, e por quê;
10 - Evitar tomar parte  durante as  discussões, quando presidir as reuniões, guardando neutralidade   
 absoluta, fazendo registrar, imparcialmente, as decisões do grupo.


Até a próxima...

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