FUNÇÕES
DO LÍDER
I - Tomar
decisões
Decidir é selecionar uma entre as diversas
alternativas de ação.
Ao líder cabe a mais importante de todas as decisões
a serem tomadas: a escolha e indicação de objetivos, os quais funcionarão tanto
melhor quanto mais segura seja a sintonia de interesses - do líder e do grupo.
II - Traçar política e filosofia de trabalho
Traçar normas, estabelecer diretrizes e obter os
meios para realização dos trabalhos.
Ao líder cabe a responsabilidade de preparar os
membros do grupo: lançar as raízes, oferecer oportunidade para o
desenvolvimento de cada um.
III - Delegar responsabilidade
“Um lider deve tomar
conhecimento de tudo, mas não pode ver tudo, nem fazer tudo” (Fayol)
A habilidade em delegar responsabilidades, com
delegação de autoridade, no momento certo, consiste ponto-chave nas funções de
um líder.
QUALIDADES, HABILIDADES E
CONDUTA ESPERADAS DO LÍDER
Organização - O Líder estrutura o
trabalho e orienta, de forma apropriada, a adequação de cada membro nas tarefas
planejadas. Transmite de maneira clara os objetivos, ideais e decisões.
Favorece o trabalho de todos os membros
para que atinjam as metas
propostas, de maneira eficiente.
Persistência - O Líder acredita no que
pretende realizar: tem firmeza na busca
de caminhos e experimenta alternativas para atingir os objetivos propostos.
Auto-Controle (Segurança) - O Líder
controla as suas reações, não se deixa levar pelos impulsos, fica sereno mesmo
quando o grupo se mostra irritado.
Mantendo uma posição neutra e imparcial.
Cordialidade (Respeito) - O Líder é
capaz de criar um clima de absoluta cordialidade e cortesia, o que o faz
respeitado e estimula os membros a agirem da mesma forma.
Compreensão (Empatia) - O Líder
coloca-se no lugar do outro para entendê-lo. Interessa-se pelo grupo,
facilitando sua interação, para que o mesmo funcione harmoniosamente. Respeita
o ser humano e crê nas suas possibilidades, que são imensas. Aproveita as suas
qualidades em benefício próprio e em benefício da coletividade.
Busca do
consenso -
O Líder busca o acordo de todos. Deixa a minoria opinar. Reúne periodicamente
os membros do grupo, discutindo francamente os assuntos, fazendo com que cada
um se sinta responsável pela sua tarefa e esteja convencido da sua utilidade e
importância dentro do grupo.
Disposição
para ouvir
- Saber ouvir com intuito de aproveitar aquilo que se fala, da melhor maneira.
“Os ouvidos são sentinelas do conhecimento”
(Francisco Cândido Xavier in Instruções Psicofônicas)
Aceitação - O Líder deve transmitir
aceitação, isto é, fazer com que cada membro do grupo sinta-se aceito como ele
é, contribuindo para o crescimento grupal.
ATITUDES PRÁTICAS PARA LIDERAR
UMA EQUIPE
01 - Respeitar o ser humano e crer nas suas possibilidades, que são
imensas;
02 - Depositar grande confiança no grupo;
03 - Evitar críticas a qualquer
pessoa em público, procurando sempre incentivar diante do
grupo,
os aspectos positivos de cada um.
04 - Evitar dar ordens,
procurando a cooperação de cada um;
05 - Estar sempre dando exemplo;
06 - Dar a cada um o seu lugar,
levando em conta seus gostos, interesses e aptidões
pessoais;
07 - Evitar tomar, mesmo de
maneira provisória, a iniciativa de uma responsabilidade que
pertença a outrem, mesmo pensando que faria
melhor;
08 -
Consultar os membros do grupo antes de tomar uma resolução importante, que
envolva
interesses comuns;
09 - Antes de agir, explicar aos
membros do grupo o que vai fazer, e por quê;
10 - Evitar tomar parte
durante as discussões, quando
presidir as reuniões, guardando neutralidade
absoluta, fazendo registrar,
imparcialmente, as decisões do grupo.
Até a próxima...
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