“Por
trás do trabalho do líder existem variáveis que orientam ou gerenciam seu
comportamento ou atitudes em relação ao trabalho e às pessoas”.
(Lourenço Stelio Rega)
Existe um tipo de orientação de
liderança que vamos observar neste post que é baseada pelo modelo contábil
de gestão. Modelo totalmente mecanicista baseia-se nos resultados obtidos para
avaliar seu desempenho, bem como o desempenho de seus liderados.
Classificado como negativo para a
maioria dos estudiosos do comportamento organizacional, o modelo contábil é uma
fiel oposição ao que prega a teoria das relações humanas.
Vejamos agora, as principais
características desta orientação de liderança.
A Visão Contábil
A visão contábil consiste num modelo
numérico-mecanicista de gerenciar pessoas e processos praticamente da mesma
maneira, basicamente em relação aos resultados obtidos através do trabalho dos
mesmos, quer dizer, de resultados concretos e comprovados. Não aceita
possibilidade de resultados, eles precisam ser visíveis para serem levados em conta.
Outra característica da visão contábil
é o seu distanciamento dos conceitos de relações humanas, cuja base está nas
pessoas. A visão contábil nega tudo isso quando enfatiza o trabalho em si e não
quem o desenvolve. Enquanto a teoria das relações humanas enxerga pessoas com
seus sentimentos, emoções e possibilidades, a visão contábil contabiliza quem e
o quanto está trabalhando, independente do potencial de cada colaborador. Quem
não atende às metas e expectativas da empresa é imediatamente substituído, não
cabendo ao líder investigar essa baixa produção, ainda que esse desempenho
insatisfatório tenha sido algo ocorrido pela primeira vez com o colaborador. Os
limites individuais não importam.
Trabalho em grupo
Como o interesse maior da visão
contábil está no resultado não importa muito que o mesmo tenha sido obtido de
forma individual ou através do esforço conjunto de um grupo de colaboradores,
isso não faz diferença. Apesar disso, o líder orientado através de uma visão
contábil está sempre “vigilante” quanto às tarefas de seu grupo e sabe
perfeitamente quem não está se esforçando e colaborando o suficiente. Por isso
acompanha cada passo dos seus colaboradores. Neste caso ele não exita em
dispensar o membro que não coopera. Sem investigar as causas do comportamento
do liderado o substitui, pois acha que não vale a pena se preocupar com quem
não apresenta o perfil desejado.
No que se refere à distribuição das
tarefas o líder prefere delegar poderes até certo ponto, ficando em poder dele
as informações mais sigilosas. Evita faltar ao trabalho para não ter a
necessidade de ser substituído por outro colaborador, mesmo que por um pequeno
período de tempo. Esse comportamento é bem típico de pessoas inseguras, que
sabem da deficiência de sua gestão, porém não sabem ou não querem modificar seu
estilo.
O Relacionamento com o grupo de
liderados
A maioria dos estilos de liderança que
são orientados para as tarefas e não para as pessoas tem como uma de suas
características o deficiente relacionamento entre líderes e liderados, bem como
entre os próprios colegas de trabalho. Isso acontece pelo nível de pressão que
impera no ambiente, tornando o clima organizacional impróprio ao
desenvolvimento de novos relacionamentos. Outro fator que merece destaque é o
nível de concorrência entre os liderados. O líder na tentativa de “motivar” os
seus liderados para um melhor desempenho de seus trabalhos investe em
incentivos e premiações gerando com isso uma corrida pelo alcance dos mesmos.
Nos trabalhos interdependentes, ou seja, que necessitam do auxilio do outro
para ser desenvolvido esse tipo de concorrência pode chegar ao nível da
deslealdade, tornando o ambiente bastante difícil.
O Líder orientado por uma visão
contábil X Administração de conflitos
Neste tipo de orientação o conflito é
bastante evitado e quando existe é punido com bastante severidade, pois, o
líder não o vê como uma possibilidade de desenvolvimento para seu grupo.
Interessante observar que os próprios colaboradores evitam se conflitar de
alguma forma uns com os outro por saberem que nenhum tipo de discordância no
interior do grupo será tolerada.
Por tudo isso podemos afirmar que não
existe administração de conflitos, já que o mesmo dificilmente chega a se
instalar e quando acontece não existe nenhum esforço por parte do líder para
mediá-lo.
Abaixo, segundo Rego as principais
características da liderança orientada por uma visão contábil:
·
Resultados
palpáveis e visíveis;
·
Conta
as pessoas;
·
Conta
as pessoas que estão trabalhando;
·
Vê
se elas estão produzindo;
·
Verifica
se os resultados estão sendo alcançados;
·
Deixa
de lado as pessoas que não cooperam, “’é perda de tempo preocupar-se com elas”;
·
Ênfase
nas tarefas e não nas pessoas.
Observem que se trata de um tipo de
liderança bastante fechada, cujo objetivo é simplesmente que as tarefas sejam
cumpridas. Não há preocupação em crescimento profissional dos colaboradores,
nem tão pouco com a qualidade de vida no trabalho.
Apesar dos resultados parecerem
positivos esse tipo de orientação pode gerar muitos problemas organizacionais
como funcionários desmotivados, baixa produtividade ou alta rotatividade de
funcionários.
Até a próxima...
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