sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Os Compromissos da Liderança

Possuir os atributos de um líder não o habilita a desenvolver uma liderança eficaz. Além de características o líder precisa assumir compromisso de fazer todo o esforço para desenvolver um trabalho que vai bem mais além do gerenciamento de pessoas ou grupos. Segundo Araújo, “por mais que você tenha os atributos de um líder, se você não cumprir os seus compromissos, certamente, com o tempo, seus seguidores deixarão de seguí-lo”.

O trabalho do líder deve passar pela tentativa de levar os seus liderados à um desenvolvimento pessoal e profissional. Abaixo apresentaremos um quadro comparativo a respeito de alguns compromissos do líder, segundo Reddin (1981) e Gardner (1992).


COMPROMISSOS DO LÍDER

* Para Reddin

* Para Gardner

Defende os valores da coletividade;


Estabelece previamente os objetivos;
Desenvolve o espírito de equipe;
Promove a criação, manutenção e administração de equipe de bom nível;
É leal para com a organização, bem como para com seus valores;
Explica os “porquês” das realizações das tarefas;
Gera confiança em relação aos resultados a serem obtidos.
Comporta-se como modelo para seus liderados;

Promove a renovação dos sistemas complexos que lidera.


Vejamos a seguir em detalhes o que cada autor defende sobre os compromissos acima citados.

·         Reddin

1.    Defende os valores da coletividade – é preciso partir do princípio de que a relação entre líder e liderados é gerada de forma espontânea, natural, assim, se o liderado passa a sentir que seus direitos ou mesmo do seu grupo estão sendo postos em segundo planos, este não hesitará em reivindicá-los, ainda que isso venha a abalar sua relação.


2.    Desenvolve o espírito de equipe – trabalha na conscientização do grupo desenvolvendo nele a idéia de que o trabalho quando realizado por mais de uma cabeça tende a ser mais produtivo tanto em quantidade quanto, principalmente em qualidade.

3.    É leal para com a organização, bem como para com seus valores – o líder deve ser o responsável pela gestão cultural da organização. Segundo Schein, “o líder precisa ser capaz de criá-la, modificá-la e até mesmo destruí-la”. Ele deve organizar todo um projeto ideal de gestão.

4.    Gera confiança em relação aos resultados a serem obtidos – a confiança nesse caso, não é somente em termos de relação interpessoal, é uma certeza de que os resultados a serem obtidos serão benéficos para o grupo como um todo. Os liderados precisam sentir que vale a pena lutar pelo alcance dos objetivos.



·         Gardner

1.    Estabelece previamente os objetivos – o estabelecimento prévio dos objetivos a serem alcançados deve ser um comportamento básico do líder, pois é uma forma de nortear os trabalhos da equipe atreves de diretrizes comuns a todos. Não há nada mais prejudicial para o grupo do que a ausência de metas. É como se não houvessem razões estabelecidas para continuar o trabalho.

2.    Promove a criação, manutenção e administração de equipe de bom nível – partindo do pensamento de o verdadeiro líder não possuir subordinados e sim colaboradores que os seguem espontaneamente, este deve fazer com que o clima da equipe seja de pura cooperação. O líder precisa desenvolver em seus liderados a vontade de buscar uma melhoria contínua tanto a nível pessoal quanto a nível profissional.

3.    Explica os “porquês” das realizações das tarefas – este compromisso está intimamente ligado à confiança que os liderados depositam em seu líder e diz respeito à tarefa do líder em deixar claro quais são as metas a serem perseguidas e mais importante ainda, as razões pelas quais essas metas devam ser alcançadas.

4.    Comporta-se como modelo para seus liderados – os liderados costumam espelhar-se em seus líderes e repetir os seus feitos, por isso é importante que o líder esteja em constante preocupação em não passar uma imagem equivocada a respeito da sua imagem. Além disso, o líder não deve esquecer-se de seu papel de “ponte” entre a empresa e seus liderados, fazendo um trabalho de mediação para o alcance dos objetivos organizacionais (empresa) e individuais (colaboradores).

5.    Promove a renovação dos sistemas complexos que lidera – este compromisso versa sobre a necessidade de uma constante atualização para o grupo. O líder que não procura evoluir e não trabalha como agente atualizador verá rapidamente sua equipe se tornar um aglomerado de pessoas estagnadas e desmotivadas. Segundo Araújo, “um compromisso para a liderança eficaz é a mudança”.

Pudemos perceber que não basta apenas possuir características e traços de líder, além disso, alguns compromissos precisam ser formalizados. Citei as opiniões de dois importantes estudiosos e ambos concordam que o clima amistoso, leve e de confiança fazem com que os compromissos exigidos ao líder eficaz sejam alcançados de forma mais natural.

O líder deve sempre procurar inspirar seus liderados e oferecê-los novos desafios visando a um crescimento. Também deve trabalhar a visão de cada um de seus colaboradores, tentando-os enxergar além do que a visão realmente alcança, mostrando que todos podem, basta querer. Para isso, as tarefas e poderes devem ser delegados e acompanhados, porém jamais pressionadas a serem executados.


Até a próxima..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...