quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ATENDER BEM.. UMA ARTE? CIÊNCIA OU PROFISSÃO?

Sabemos que a ciência é um conjunto de conhecimentos unificados e sistematicamente arrumados, tratando com fatos ou verdades e envolvendo a utilização de leis ou princípios gerais. Obviamente atender bem não é uma ciência.

Definimos a profissão como um trabalho especializado, praticado por meio de conhecimentos, conceitos e princípios universais, um vocabulário comum, normas e um código de ética estabelecido por um conselho. A profissão é uma vocação. Podemos concluir então, que apesar de alguns pontos em comum, atender bem não é necessariamente uma profissão.

Definimos como arte uma habilidade exercida com as características da personalidade daquele que a pratica. Provavelmente “atender bem” seria em sua essência, uma disponibilidade interior para o trato com as pessoas, proporcionando a formação de laços significativos entre as pessoas.

A definição de atendimento ao público corresponde ao ato de atender, de cuidar, de dar atenção às pessoas que recebemos e com as quais mantemos contatos.
Profissionalmente, o atendimento ao público é o primeiro passo para o relacionamento futuro e a qualidade do atendimento é que vai determinar a qualidade de relacionamento.

Você é a empresa

Quando alguém liga para a empresa e é atendido por um indivíduo, nunca esse alguém pensa que está falando com uma pessoa remunerada para prestar aquele tipo de serviço, ou com o seu proprietário. Ao contrário, entende que está falando com a própria empresa. A imagem daquele indivíduo está intimamente ligada à empresa em que trabalha, à unidade à qual está vinculado, o departamento ao qual pertence, à loja em que vende mercadorias e serviços. Para o cliente, a empresa é o ser humano que responde ao telefone, que atende no balcão e que, de alguma maneira, mantém contato direto com ele.



 Princípios que facilitam um bom atendimento:

A definição de um atendimento excelente ao cliente depende do produto ou serviço oferecido e da atenção que você dedica ao público. Todavia, algumas práticas são apenas uma questão de bom-senso e cortesia. Você é responsável por proporcionar aos clientes:

ü Um cumprimento agradável e empático.
ü Uma atitude positiva e prestativa.
ü Uma transação profissional correta.
ü Um pedido de desculpas por qualquer atraso.
ü Uma solução rápida para os problemas.
ü Um agradecimento sincero pela preferência.

Alguns dados estatísticos surpreendentes mostram como é importante o seu papel no atendimento a clientes. Eles revelaram a razão de terem trocado de fornecedores:

v 3% mudaram de endereço
v 5% optaram por relacionamentos com outras pessoas.
v 9% mudaram por razões competitivas.
v 14% ficaram insatisfeitos com o produto
v 68% atribuíram a troca, a má atitude de indiferença da parte atendente.

Clientes Internos

Quando pensar em seus clientes, considere o seguinte: Você trabalha com pessoas na empresa, tais como seu colega de sala, a recepcionista, seu chefe. Você interage com outros departamentos regularmente, e às vezes depende deles para que lhe forneçam o serviço ou produto que o cliente deseja.

Se, por exemplo, sua função for anotar pedidos no call-center, você está atendendo diretamente clientes externos, mas também os internos. Quem centraliza essas solicitações? O que acontece quando faltam informações importantes nessas requisições ou quando há erro no processo de armazenamento desses dados? - O impacto do que você faz ou deixa de fazer afeta tanto os clientes externos, que podem não receber a encomenda, quanto os internos, pois eles precisarão lidar com a reclamação quando for constatado que o produto não chegou ao consumidor.

Você fornece informações e recebe serviços internos. As pessoas e departamentos com os quais trabalha são seus clientes externos à empresa, que pagam pelo serviço ou produto. Os padrões de atendimento se aplicam a todos os clientes, internos e externos. Lembre-se: aquele a quem você atende poderá vir a atendê-lo algum dia.

DICA DE OURO

Use eu em vez de eles ou nós. Para o cliente, a empresa começa e termina em você. Empregar a primeira pessoa demonstra que você compreende e assume essa situação: “Eu sinto muito por você ter passado tanto tempo procurando pelo consultório do médico. Será que posso ajudá-lo a encontrar o local?”

Até a próxima...


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