segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Poder e Lideranças organizacionais: características e peculiaridades

“Algumas definições de poder são extremamente rigorosas do ponto de vista metodológico, a ponto de viabilizarem a mensuração desse fenômeno, mas, ao mesmo tempo, são extremamente superficiais e tímidas no seu alcance; outras, ao contrário, sugerem uma definição mais abrangente, mas nunca sabemos exatamente como operacionalizá-las”. (Perissinotto, 2004)

O objetivo desta leitura é apresentar as principais características do poder, confrontando-as com os traços da liderança. Esse estudo é baseado na tentativa de desmistificar a idéia de que liderança e poder se confundem.

O Poder por sua definição

A própria palavra nos sugere que se trata de uma força que pode trazer transformações relevantes às pessoas ou grupos de pessoas. Dentro das organizações ele representa um status, um diferencial geralmente possuído pelos que ocupam os níveis hierárquicos mais elevados. Infelizmente ainda é utilizado como meio de pressionar aos colaboradores na aceitação de determinados comportamentos, nem sempre tão positivos.
O poder tem sido comumente definido como sendo um meio de influenciar a outras pessoas, confundindo-se assim, com a definição de persuasão.

Segundo Weber, “poder é a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas”.

 Na nossa sociedade oriental, o poder está fortemente lidado à situação financeira, ou seja, pode mais quem tem mais. Essa característica, fruto de uma má distribuição de renda tem causado um aumento muito grande no número de subordinados. O poder tem conseguido uma importância muito grande e tem sido utilizado para diferentes fins, sejam eles negativos, como para realizar uma autopromoção, disseminar valores próprios ou ainda, obter apoio a causas próprias ou positivas como para a realização de movimentos sociais de cunho beneficente.



Os Instrumentos do Poder

São as formas ou estratégias das quais dispomos para concretizar o poder. Representam os meios dos quais dispomos para chegarmos ao nosso objetivo.

O quadro a seguir nos apresentará os principais instrumentos do poder, bem como suas principais características. 

Os Principais Instrumentos do Poder
Razão
É a comparação das nossas opiniões com algo positivo, ocorrido anteriormente.
Amizade
Representa uma tentativa de alcançar determinado objetivo em nome de uma amizade anterior.
Barganha
Negociação e troca de favores são expressões que ilustram claramente esse tipo de instrumento. É um jogo de ganha-ganha.
Assertividade
É a utilização da energia para com as pessoas.
Maior autoridade
Contar com o apoio de pessoas mais influentes para alcançar algum objetivo. Nas organizações seria a obtenção do apoio de pessoas de níveis hierárquicos mais estratégicos.
Sanções
É a demonstração do poder através de recompensas ou punições. Pode ser utilizado por pessoas ou pela organização.
Assimetria de informação
Representado pela questão: pode mais quem sabe mais, ou seja, o poder está intimamente ligado ao saber, dificultando dessa forma a troca de conhecimentos.


Os Tipos de Poder

O poder apesar de ter características próprias bastante definidas sofre alguma variação quanto à forma que é imposto. Existem três formas principais de poder, cujas características conheceremos nos a seguir e nos próximos posts.


O Poder Coercitivo ou Condigno – refere-se à imposição do líder sobre seus liderados no intuito de fazê-los aceitar determinadas opiniões, independente da concepção de cada um. De acordo com Galbraith, “é a capacidade de impor às preferências do indivíduo ou do grupo uma alternativa suficientemente desagradável ou dolorosa para levá-lo a abandonar essas suas preferências”.

Até a próxima..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...