terça-feira, 26 de setembro de 2017

PRINCIPAIS OBSTÁCULOS NA DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADES

Quanto ao Lider:

Todas as vezes que delegamos uma tarefa a outra pessoa, sentimos alguma sensação de perda, que 
 pode ser:
- Perda de poder:  ocorre porque, em grande parte, nossa sensação de poder pessoal provém do que sabemos e já alcançamos.
- Perda de autoridade: ocorre quando permitimos que alguém se torne tão capaz num assunto quanto nós. O que sentimos é perda de controle.
- Perda de significado: ocorre quando perdemos o contato  das coisas que julgamos dar sentido à nossa vida. Gera perda de direção e de propósito.
- Perda de  expressão pessoal: ocorre quando permitimos que os outros façam as coisas a seu modo e não ao nosso.
- Perda de realização - ocorre quando deixamos de fazer o que sabíamos tão bem. Não mais sentimos a sensação gratificante de realização, conclusão e principalmente reconhecimento.
           
O lider esclarecido, em tese, já se convenceu de que, na verdade, não existem, no plano objetivo, tais perdas. Ao contrário, somente ganham e estabelecem conquistas, aqueles que sabem e praticam a delegação de responsabilidades.
Estes sentimentos de perda fazem parte da nossa estrutura íntima, de acordo com as vivenciações pregressas, em que o orgulho, o egoísmo e, particularmente, a vaidade nutriam nossa mente e estabeleciam nossos padrões de comportamento.
Tratam-se, pois, de sentimentos legítimos, mas ilusórios, e a prática da delegação de responsabilidades, de forma reiterada e perseverante, auxiliará o lider a vencer muitas dificuldades íntimas.
-  Planejamento Inadequado.
- Adoção de critérios inadequados na escolha do receptor da responsabilidade(nem sempre os mais antigos ou mais intelectualizados são os mais indicados receptores).
- Deficiência dos instrumentos de acompanhamento da tarefa delegada
- Ausência de critérios para promoção da integração entre as equipes de trabalho, particularmente entre os que são responsáveis por tarefas específicas.
- Não fornecimento dos apoios necessários.
- Excesso de interferência na tarefa delegada.

Quanto ao receptor:

- Despreparo do elemento designado, tanto no que se refere ao treinamento, quanto ao comprometimento .
- Designação de tarefas incompatíveis com as capacidades técnica e psicológica, bem como aptidões do receptor.
- Acúmulo de tarefas, impossibilitando seu desempenho adequado.
- Excesso de auto-confiança do receptor, levando-o a modificação integral dos parâmetros recebidos, sem análise e experimentação adequada das novas diretrizes estabelecidas.
- Temor da crítica, ante hipótese do erro.
- Falta de incentivo para aceitar a delegação.

Quanto à Instituição:
 - Distância dos responsáveis pela Instituição, causando desmotivação aos integrantes das diversas tarefas necessárias ao bom desempenho da tarefa.
- Estruturas antigas difíceis de serem alteradas baseadas na centralização excessiva de poder.

 
POSSÍVEIS SOLUÇÕES
 Estrutura de Liderança - Colegiado

O trabalho em grupo em forma de colegiado, ou seja,  o grupo toma decisão conjunta e assume responsabilidades ao mesmo nível, tem demonstrado resultados satisfatórios. Os mais experiente, pelo menos dois, coordenam o grupo, mas todos eles tem responsabilidades mútuas e cooperam na tomada de decisão, da mesma forma. Busca-se sempre a decisão consensual.

A grande vantagem desta estrutura de liderança é obter comprometimento de todos com os resultados e possibilitar que nenhum trabalho deixe de ser feito, ante a ausência de algum elemento. Esta estrutura dá resultados, num grupo coeso, que se reúne, pelo menos semanalmente, buscando planejamento e/ou solução dos trabalhos inerentes à equipe.

Até a próxima....
  

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