Nosso objetivo é explicar e prever o
comportamento das pessoas no trabalho. Demonstramos que as funções requerem
diferentes habilidades e que as pessoas diferem em suas habilidades. O
desempenho dos trabalhadores, portanto, melhora quando existe uma correta
adequação entre suas habilidades e os requisitos das funções para as quais são
designados.
As
habilidades específicas (intelectuais ou físicas) necessárias para o bom
desempenho de uma função dependem dos requisitos das tarefas. Assim, por
exemplo, pilotos de avião precisam ter habilidades de visualização espacial;
salva-vidas precisam tanto de habilidades de visualização espacial como de
coordenação motora; executivos necessitam de habilidades de verbalização;
operários na construção de um arranha-céu vão precisar de equilíbrio, e
jornalistas que não possuem boas habilidades de raciocínio terão dificuldades
em seu exercício profissional. Ao dirigir a atenção apenas para as habilidades
das pessoas ou para os requisitos das funções, ignora-se o fato de que o
desempenho do funcionário depende da interação desses dois aspectos.
O
que acontece quando esta adequação não é bem-feita? Como mencionei anteriormente,
quando o funcionário não possui as habilidades necessárias, ele provavelmente
vai fracassar em seu desempenho. Se você for contratado como digitador de texto
e suas habilidades no teclado estiverem abaixo do padrão mínimo, seu desempenho
será fraco, independentemente de sua atitude positiva ou do seu alto nível de
motivação. Quando, ao contrário, a adequação não está correta porque o
funcionário tem habilidades que ultrapassam os requisitos de sua função, a
previsão é muito diferente. O desempenho na função pode ser satisfatório, mas
haverá problemas de ineficiência organizacional e uma possível redução na
satisfação do funcionário. Uma vez que a remuneração costuma refletir a melhor
capacitação dos funcionários, se as habilidades de um deles excederem os
requisitos de seu serviço, o empregador poderá estar pagando mais do que
deveria pelo trabalho. Quando as habilidades estão muito além do necessário
para as tarefas, o funcionário pode ter sua satisfação prejudicada por querer
exercer suas capacitações e sentir-se frustrado pelas limitações de seu
trabalho.
Até a próxima...
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