Quais são os principais
determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania
organizacional e da satisfação no trabalho? A resposta a esta questão nos leva
às variáveis independentes. Uma variável independente é a suposta causa de
algumas mudanças em variável dependente.
Variáveis no Nível do Indivíduo – Já se
disse que “os executivos precisam
trabalhar com seres humanos que já foram trabalhados por outros anteriormente”.
Quando as pessoas entram em uma organização, elas se assemelham a carros
usados. Cada uma é diferente das demais. Algumas têm “baixa quilometragem”,
foram tratadas carinhosamente e pouco expostas à força dos elementos. Outras
são “malhadas”, tendo passado por algumas estradas difíceis. Essa metáfora
indica que as pessoas entram para as organizações com determinadas
características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho.
Variáveis no Nível do Grupo – O
comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que
fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos
que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas e quando
estão em grupo. Portanto, o próximo passo para a compreensão do comportamento
organizacional é o estudo do comportamento dos grupos.
Variáveis no Nível do Sistema
Organizacional – O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível
de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso conhecimento prévio
sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos
são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais
que a soma dos grupos que a compõem
Até a próxima...
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