quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

As variáveis independentes

Quais são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania organizacional e da satisfação no trabalho? A resposta a esta questão nos leva às variáveis independentes. Uma variável independente é a suposta causa de algumas mudanças em variável dependente.

            Variáveis no Nível do Indivíduo – Já se disse que “os executivos precisam trabalhar com seres humanos que já foram trabalhados por outros anteriormente”. Quando as pessoas entram em uma organização, elas se assemelham a carros usados. Cada uma é diferente das demais. Algumas têm “baixa quilometragem”, foram tratadas carinhosamente e pouco expostas à força dos elementos. Outras são “malhadas”, tendo passado por algumas estradas difíceis. Essa metáfora indica que as pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho.

            Variáveis no Nível do Grupo – O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas e quando estão em grupo. Portanto, o próximo passo para a compreensão do comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos grupos.


            Variáveis no Nível do Sistema Organizacional – O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso conhecimento prévio sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos. Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...