quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Esquemas de Reforço


Os dois principais esquemas de reforço são o contínuo e o intermitente.

Um esquema de reforço contínuo reforça o comportamento desejável toda vez que ele se manifestar. Tomemos o caso, por exemplo, de alguém que há tempos demonstra dificuldades para chegar ao trabalho no horário. Sempre que ele chegar na hora, seu chefe poderia elogiá-lo por esse comportamento desejável. No esquema intermitente, por sua vez, o comportamento não é reforçado quando ocorre, mas há reforço suficiente para que ele continue se repetindo. Esta situação pode ser comparada ao esquema dos caça-níqueis, que os jogadores sabem estar ajustado para dar lucro à casa de jogos, mas, mesmo assim, continuam fazendo suas apostas. Os ganhos intermitentes dos jogadores são freqüentes o suficiente para reforçar o comportamento de inserir a moeda e puxar a alavanca. As evidências mostram que a forma intermitente, ou variada, de reforço tende a gerar uma resistência maior à extinção do comportamento quando comparada com o reforço contínuo.

Um reforço intermitente pode ocorrer de acordo com intervalos ou proporcionalmente. O esquema proporcional depende de quantas respostas o sujeito dá. O indivíduo recebe o reforço depois de repetir um certo tipo de comportamento determinado número de vezes. O esquema de intervalos depende do tempo entre um reforço e outro. O indivíduo recebe o reforço pelo primeiro comportamento adequado depois de passado um determinado tempo.

O reforço também pode ser classificado como fixo ou variável.

Quando as recompensas são espaçadas em intervalos de tempo uniformes, o esquema é chamado de intervalo fixo. A variável crítica é o período de tempo, mantido constante. Este é o esquema predominante para a maioria dos trabalhadores assalariados. Quando recebe o contracheque de um período semanal, quinzenal, mensal, você está recebendo um reforço do tipo intervalo fixo.

Se as recompensas são espaçadas no tempo de maneira imprevisível, o esquema é de intervalo variável. Uma série de visitas aleatória de auditores a uma empresa é um exemplo de que se está empregando o esquema de intervalo-variável.

No esquema proporcional-fixo, a recompensa é dada após um número fixo e constante de respostas. Por exemplo, um plano de incentivos com base na produção pertence ao esquema do tipo proporcional-fixo. O funcionário recebe uma recompensa com base no número de peças ou nos resultados produzidos.

Quando a recompensa varia de acordo com o comportamento do indivíduo, temos o reforço em um esquema proporcional-variável. As comissões recebidas por representantes de vendas são exemplos deste esquema

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...