terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Métodos de Modelagem do Comportamento

Existem quatro maneiras de modelar o comportamento: através de reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção.

            Quando uma resposta é acompanhada de alguma coisa agradável, temos o reforço positivo. É o caso, por exemplo, de o chefe elogiar um subordinado por um trabalho bem-feito. Quando uma resposta é seguida pela finalização ou retirada de alguma coisa desagradável, acontece o reforço negativo. Se o seu professor faz perguntas cujas respostas você não sabe, pode evitar que ele o chame examinando suas anotações. É um reforço negativo porque você descobriu que olhar apressadamente para as anotações é uma forma de evitar ser chamado pelo professor. A punição consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejado. Suspender um funcionário por dois dias, sem remuneração, por ter se apresentado bêbado ao trabalho é um exemplo de punição. A eliminação de qualquer reforço que esteja mantendo um comportamento é chamada de extinção. Quando um comportamento não recebe reforço, ele tende a se extinguir gradualmente. Professores que desejam evitar perguntas durante as aulas podem eliminar este comportamento ignorando alunos que levantam as mãos para colocar questões. O levantar de mãos será extinto quando, invariavelmente, não obtiver mais nenhum reforço.

            Tanto o reforço positivo como o negativo resultam em aprendizado. Eles fortalecem uma resposta e aumentam a probabilidade de sua repetição. Nos exemplos anteriores, o elogio reforça e estimula o comportamento de realizar um bom trabalho, pois é algo desejável. O comportamento de “olhar as anotações” é também reforçador e estimulante por evitar a conseqüência indesejável de ser chamado pelo professor. Já a punição e a extinção enfraquecem o comportamento e levam à redução de sua freqüência.

            O reforço, seja positivo ou negativo, é uma das ferramentas mais utilizadas na modelagem de comportamento. Nosso interesse está, portanto, mais focado no reforço do que na punição e na extinção. Uma revisão das pesquisas sobre o impacto do reforço no comportamento dentro das organizações conclui que:

  1. Algum tipo de reforço é necessário para que haja uma mudança no comportamento;
  2. Alguns tipos de recompensa são mais efetivos para o uso em organizações;
  3. A rapidez do aprendizado e a permanência de seus efeitos serão determinadas pelo momento do reforço.

Esse terceiro aspecto é extremamente importante e merece uma elaboração considerável(continua amanhã)

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...