Existem quatro maneiras de
modelar o comportamento: através de reforço positivo, reforço negativo, punição
e extinção.
Quando
uma resposta é acompanhada de alguma coisa agradável, temos o reforço positivo. É o caso, por exemplo,
de o chefe elogiar um subordinado por um trabalho bem-feito. Quando uma
resposta é seguida pela finalização ou retirada de alguma coisa desagradável,
acontece o reforço negativo. Se o seu
professor faz perguntas cujas respostas você não sabe, pode evitar que ele o
chame examinando suas anotações. É um reforço negativo porque você descobriu
que olhar apressadamente para as anotações é uma forma de evitar ser chamado
pelo professor. A punição consiste em
causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento
indesejado. Suspender um funcionário por dois dias, sem remuneração, por ter se
apresentado bêbado ao trabalho é um exemplo de punição. A eliminação de
qualquer reforço que esteja mantendo um comportamento é chamada de extinção. Quando um comportamento não
recebe reforço, ele tende a se extinguir gradualmente. Professores que desejam
evitar perguntas durante as aulas podem eliminar este comportamento ignorando
alunos que levantam as mãos para colocar questões. O levantar de mãos será
extinto quando, invariavelmente, não obtiver mais nenhum reforço.
Tanto
o reforço positivo como o negativo resultam em aprendizado. Eles fortalecem uma
resposta e aumentam a probabilidade de sua repetição. Nos exemplos anteriores,
o elogio reforça e estimula o comportamento de realizar um bom trabalho, pois é
algo desejável. O comportamento de “olhar as anotações” é também reforçador e
estimulante por evitar a conseqüência indesejável de ser chamado pelo professor.
Já a punição e a extinção enfraquecem o comportamento e levam à redução de sua
freqüência.
O
reforço, seja positivo ou negativo, é uma das ferramentas mais utilizadas na
modelagem de comportamento. Nosso interesse está, portanto, mais focado no
reforço do que na punição e na extinção. Uma revisão das pesquisas sobre o
impacto do reforço no comportamento dentro das organizações conclui que:
- Algum tipo de reforço é necessário para que haja
uma mudança no comportamento;
- Alguns tipos de recompensa são mais efetivos para o
uso em organizações;
- A rapidez do aprendizado e a permanência de seus
efeitos serão determinadas pelo momento
do reforço.
Até a próxima...
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