quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

APRENDIZAGEM

Todo comportamento complexo é aprendido. Se pretendemos explicar e prever o comportamento, precisamos antes entender como as pessoas aprendem. Apresentarei três teorias bastante difundidas sobre o assunto e mostrar como os executivos podem facilitar a aprendizagem dos seus funcionários.

Definição de aprendizagem:
            Aprendizagem é o que fazemos quando vamos para a escola. Na realidade, cada um de nós continuamente está “indo à escola”. O aprendizado acontece todo tempo. Uma definição geralmente aceita de aprendizagem é, portanto, qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência. Ironicamente, podemos dizer que a mudança no comportamento indica que houve uma aprendizagem e que a aprendizagem é uma mudança no comportamento.
            Obviamente, esta definição sugere que jamais observaremos uma pessoa “aprendendo”. Podemos perceber as mudanças acontecendo, mas não o aprendizado em si. O conceito é teórico e, portanto, não observável diretamente:         Você já viu pessoas em processo de aprendizagem, viu pessoas se comportando de determinada forma como resultado de um aprendizado e alguns de vocês (espero que a maioria) já “aprendeu” alguma vez na vida. Em outras palavras, deduzimos que houve aprendizado quando o comportamento, a reação ou a resposta de um indivíduo, em conseqüência de uma experiência, é diferente do que era antes.
            Nossa definição possui diversos componentes que merecem esclarecimentos:
- Em primeiro lugar, a aprendizagem envolve mudança. A mudança pode ser boa ou má do ponto de vista organizacional. As pessoas podem aprender comportamentos desfavoráveis – como apegar-se a preconceitos ou reduzir seu desempenho -, bem como comportamentos favoráveis.
- Em segundo lugar, a mudança precisa ser relativamente permanente. Mudanças temporárias podem ser apenas reflexivas e não representar qualquer aprendizado. Assim, o requisito de ser permanente deixa de fora mudanças comportamentais causadas por fadiga ou por adaptações temporárias.

- Em terceiro lugar, nossa definição está focada no comportamento. O aprendizado acontece quando há uma mudança nas ações. Uma mudança nos processos mentais ou nas atitudes de uma pessoa, quando não se reflete em seu comportamento, não é um aprendizado. Finalmente, há necessidade de alguma forma de experiência para a aprendizagem. A experiência pode ser adquirida diretamente, através da observação ou da prática, ou indiretamente como pela leitura. Mas a questão central continua: essa experiência resultou em uma mudança relativamente permanente no comportamento Se a resposta for positiva, podemos afirmar que houve aprendizado.

Até a próxima...

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