Todo comportamento complexo é aprendido. Se
pretendemos explicar e prever o comportamento, precisamos antes entender como
as pessoas aprendem. Apresentarei três teorias
bastante difundidas sobre o assunto e mostrar como os executivos podem
facilitar a aprendizagem dos seus funcionários.
Definição de aprendizagem:
Aprendizagem
é o que fazemos quando vamos para a escola. Na realidade, cada um de nós
continuamente está “indo à escola”. O aprendizado acontece todo tempo. Uma
definição geralmente aceita de aprendizagem é, portanto, qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre
como resultado de uma experiência. Ironicamente, podemos dizer que a
mudança no comportamento indica que houve uma aprendizagem e que a aprendizagem
é uma mudança no comportamento.
Obviamente,
esta definição sugere que jamais observaremos uma pessoa “aprendendo”. Podemos
perceber as mudanças acontecendo, mas não o aprendizado em si. O conceito é
teórico e, portanto, não observável diretamente: Você já viu pessoas em processo de aprendizagem, viu pessoas
se comportando de determinada forma como resultado de um aprendizado e alguns
de vocês (espero que a maioria) já “aprendeu” alguma vez na vida. Em outras
palavras, deduzimos que houve aprendizado quando o comportamento, a reação ou a
resposta de um indivíduo, em conseqüência de uma experiência, é diferente do
que era antes.
Nossa
definição possui diversos componentes que merecem esclarecimentos:
- Em primeiro lugar, a
aprendizagem envolve mudança. A mudança pode ser boa ou má do ponto de vista
organizacional. As pessoas podem aprender comportamentos desfavoráveis – como
apegar-se a preconceitos ou reduzir seu desempenho -, bem como comportamentos
favoráveis.
- Em segundo lugar, a mudança
precisa ser relativamente permanente. Mudanças temporárias podem ser apenas
reflexivas e não representar qualquer aprendizado. Assim, o requisito de ser
permanente deixa de fora mudanças comportamentais causadas por fadiga ou por
adaptações temporárias.
- Em terceiro lugar, nossa
definição está focada no comportamento. O aprendizado acontece quando há uma
mudança nas ações. Uma mudança nos processos mentais ou nas atitudes de uma
pessoa, quando não se reflete em seu comportamento, não é um aprendizado.
Finalmente, há necessidade de alguma forma de experiência para a aprendizagem.
A experiência pode ser adquirida diretamente, através da observação ou da
prática, ou indiretamente como pela leitura. Mas a questão central continua:
essa experiência resultou em uma mudança relativamente permanente no
comportamento Se a resposta for positiva, podemos afirmar que houve
aprendizado.
Até a próxima...
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