As variáveis dependentes são os
fatores-chaves que você pretende explicar ou prever e que são afetados por
algum outro fator.
Os estudiosos
do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a
rotatividade e a satisfação no trabalho. Mais recentemente, uma quinta variável
– a cidadania organizacional – foi incluída nessa lista.
Produtividade – Uma organização é
produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando matérias-primas
em produto ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica
uma preocupação tanto com a eficácia como com a eficiência.
Um hospital,
por exemplo, é eficaz quando consegue atender com sucesso às necessidades de
seus clientes. E ele é eficiente quando faz isso com baixo custo. Se o hospital
consegue obter um resultado melhor de seus funcionários reduzindo a média de
dias de internação dos pacientes ou aumentando o número de atendimentos
diários, dizemos que ele ganhou eficiência produtiva. Uma empresa é eficaz
quando atinge suas metas de vendas ou de participação no mercado, mas sua
produtividade também depende de alcançar essas metas com eficiência. As medidas
mais comuns de eficiência organizacional incluem o retorno do investimento, o
lucro sobre o faturamento e a produção por hora trabalhada.
O que se precisa
é descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos
indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.
Absenteísmo – É definido como o
não-comparecimento do funcionário ao trabalho. Essa questão tornou-se um grande
ônus e dor-de-cabeça para os empresários. Pesquisa recente mostrou que o custo
médio das ausências não-programadas de funcionários nas empresas é de 789
dólares por ano por empregado.
Fica difícil
para uma organização operar tranquilamente e atingir seus objetivos se seus
funcionários não comparecem para trabalhar. O fluxo do trabalho é interrompido
e frequentemente decisões importantes precisam ser postergadas. Nas
organizações que dependem da produção na linha de montagem, o absenteísmo é
mais que uma interrupção; ele pode resultar em uma drástica perda de qualidade
e, em certos casos, até na completa paralisação da fábrica. Níveis de
absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a
eficiência e a eficácia da organização.
Rotatividade – É a permanente entrada e
saída de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária. Um índice
alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e
treinamento. Esses custos são mais altos do que se imagina. Por exemplo, o
custo de substituição de um programador ou analista de sistemas em uma empresa
de Tecnologia da Informação, nos Estados Unidos foi calculado em 34.100
dólares; um balconista em uma loja em torno de 10.445 dólares. Além disso, um
índice alto de rotatividade causa uma ruptura na eficiência da organização
quando pessoal experiente e treinado vai embora da empresa e é necessário
encontrar substitutos e prepará-los devidamente para assumir posições de
responsabilidade.
Cidadania Organizacional – É um
comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um
cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. As
organizações bem sucedidas precisam de funcionários que façam mais do que os
seus deveres usuais e apresentem um desempenho que ultrapasse as expectativas.
As organizações querem e precisam de funcionários que façam coisa que não
constam de suas tarefas formais. A evidência mostra que as empresas que possuem
este tipo de gente mostram um desempenho melhor quando comparada com outras.
Consequentemente, o estudo do comportamento organizacional preocupa-se com o
comportamento de cidadania organizacional como uma variável dependente.
Até a próxima...
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