terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

As variáveis dependentes

As variáveis dependentes são os fatores-chaves que você pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator.

Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação no trabalho. Mais recentemente, uma quinta variável – a cidadania organizacional – foi incluída nessa lista.

Produtividade – Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando matérias-primas em produto ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica uma preocupação tanto com a eficácia como com a eficiência.
Um hospital, por exemplo, é eficaz quando consegue atender com sucesso às necessidades de seus clientes. E ele é eficiente quando faz isso com baixo custo. Se o hospital consegue obter um resultado melhor de seus funcionários reduzindo a média de dias de internação dos pacientes ou aumentando o número de atendimentos diários, dizemos que ele ganhou eficiência produtiva. Uma empresa é eficaz quando atinge suas metas de vendas ou de participação no mercado, mas sua produtividade também depende de alcançar essas metas com eficiência. As medidas mais comuns de eficiência organizacional incluem o retorno do investimento, o lucro sobre o faturamento e a produção por hora trabalhada.
O que se precisa é descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.

Absenteísmo – É definido como o não-comparecimento do funcionário ao trabalho. Essa questão tornou-se um grande ônus e dor-de-cabeça para os empresários. Pesquisa recente mostrou que o custo médio das ausências não-programadas de funcionários nas empresas é de 789 dólares por ano por empregado.
Fica difícil para uma organização operar tranquilamente e atingir seus objetivos se seus funcionários não comparecem para trabalhar. O fluxo do trabalho é interrompido e frequentemente decisões importantes precisam ser postergadas. Nas organizações que dependem da produção na linha de montagem, o absenteísmo é mais que uma interrupção; ele pode resultar em uma drástica perda de qualidade e, em certos casos, até na completa paralisação da fábrica. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.

Rotatividade – É a permanente entrada e saída de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Esses custos são mais altos do que se imagina. Por exemplo, o custo de substituição de um programador ou analista de sistemas em uma empresa de Tecnologia da Informação, nos Estados Unidos foi calculado em 34.100 dólares; um balconista em uma loja em torno de 10.445 dólares. Além disso, um índice alto de rotatividade causa uma ruptura na eficiência da organização quando pessoal experiente e treinado vai embora da empresa e é necessário encontrar substitutos e prepará-los devidamente para assumir posições de responsabilidade.

Cidadania Organizacional – É um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. As organizações bem sucedidas precisam de funcionários que façam mais do que os seus deveres usuais e apresentem um desempenho que ultrapasse as expectativas. As organizações querem e precisam de funcionários que façam coisa que não constam de suas tarefas formais. A evidência mostra que as empresas que possuem este tipo de gente mostram um desempenho melhor quando comparada com outras. Consequentemente, o estudo do comportamento organizacional preocupa-se com o comportamento de cidadania organizacional como uma variável dependente.

Satisfação no trabalho – É o conjunto de sentimentos que uma pessoa tem em relação ao seu trabalho. Pesquisadores com fortes valores humanistas sustentam que a satisfação é objetivo legítimo de uma organização. Eles dizem que não só a satisfação está negativamente ligada ao absenteísmo e à rotatividade, como as organizações também têm a responsabilidade de oferecer empregos que sejam estimulantes e intrinsecamente gratificantes. Portanto, embora a satisfação com o trabalho seja mais uma atitude do que um comportamento, os pesquisadores do comportamento organizacional a consideram uma importante variável

Até a próxima... 

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