quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL I

A inteligência é uma das características que as pessoas trazem quando entram em uma organização. Agora vamos analisar como as características biográficas (como idade e sexo) e as habilidades (como a inteligência) afetam o desempeno e a satisfação dos funcionários Depois mostraremos como as pessoas aprendem comportamentos e o que a organização pode fazer para moldá-los.


2.1 – CARACTERÍSTICAS BIOGRÁFICAS

            As variáveis que têm impacto sobre a produtividade, absenteísmo, rotatividade, etc., são muitas e difíceis de avalia. Por essa razão vamos começar pelos fatores que podem ser definidos com mais facilidade e que costumam estar contidos na ficha pessoal do funcionário.
            Idade - A relação entre a idade e o desempenho do funcionário será, provavelmente, um aspecto de crescente importância na próxima década. Por quê? Existem, pelo menos, três razões. A primeira é que há um consenso de que o desempenho profissional decai com o passar do tempo. Independentemente de isto ser ou não verdade, o fato é que muita gente acredita e age de acordo com essa crença. A segunda razão é que, como foi comprovado, a mão-de-obra está envelhecendo. A terceira razão, pelo menos nos Estados Unidos, é a legislação federal que proíbe a aposentadoria compulsória. A maioria dos trabalhadores norte-americanos não precisa mais se aposentar aos 70 anos.
Os empregadores percebem uma série de qualidades positivas nos trabalhadores mais velhos: especificamente a experiência, o bom-senso, um forte sentido de ética e o compromisso com a qualidade. Por outro lado, eles também são considerados pouco flexíveis e avessos a novas tecnologias.
Quanto mais velho você fica, menor é a probabilidade de que deixe seu emprego. Esta conclusão tem como base estudos sobre a relação entre idade e rotatividade. É claro que isto não chega a ser surpreendente. Quando um trabalhador começa a envelhecer, ele tem menos oportunidades de emprego. Além disso, os mais velhos têm menos probabilidade de pedir demissão por causa de seu tempo de casa, o que costuma lhes propiciar salários mais altos, férias remuneradas mais longas e planos de pensão mais atraentes.
Existe uma tentação a acreditar que a idade está inversamente relacionada com o absenteísmo. Muitos estudos mostram que a relação entre idade e absenteísmo está muito relacionada ao fato de a ausência ser evitável ou inevitável. Em geral os trabalhadores mais velhos apresentam índices menores de faltas evitáveis do que os mais jovens. Contudo, quando a falta é inevitável, o absenteísmo dos mais velhos é maior, provavelmente devido a problemas de saúde associados ao envelhecimento e porque eles necessitam de mais tempo para a convalescença.
            Como a idade afeta a produtividade? Há uma crença generalizada de que a produtividade diminui com a idade. Normalmente, pressupõe-se que certas habilidades – como rapidez, agilidade, força física e coordenação – se deterioram com o passar do tempo e que a monotonia do trabalho e a falta de estímulo intelectual contribuem para a diminuição da produtividade. As evidências, entretanto, contradizem estas crenças e pressupostos. Por exemplo, durante um período de três anos, uma cadeia de lojas colocou em uma de suas unidades apenas funcionários com mais de 50 anos e depois comparou o resultado desta filial com os das outras cinco lojas da rede, que empregavam pessoal mais jovem. A loja com os funcionários mais velhos teve uma produtividade (medida em termos de faturamento comparado a despesas com pessoal) significativamente maior do que duas das demais lojas e ficou equiparada com as outras três.
            E a relação entre idade e satisfação com o trabalho? Neste sentido, as evidências são controversas. Fazendo uma distinção entre funcionários especializados dos que não tem especialização, chegou-se a conclusão que a satisfação tende crescer ao longo do tempo entre os funcionários especializados, enquanto, entre os não especializados, diminui na meia-idade e volta a subir nos anos seguintes.


Até a próxima...(continua..)

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