segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ANALISE COACHING UM INSTRUMENTO GERENCIAL

Quando as pessoas não estão fazendo o que deveriam fazer, ou seja, estabelecer uma comunicação como um processo interativo (de pessoa a pessoa). Torna-se essencial, para isto as pessoas compartilharem suas experiências, sobre o que está acontecendo, e possam compartilhar mutuamente suas idéias. Os desvios na comunicação é uma das causas freqüentes de falhas dos gerentes ao tentarem corrigir um determinado desempenho de um subordinado, seja por um esforço mal orientado na troca de símbolos sejam estes verbais ou não, entre o emissor e o receptor.

                O primeiro passo da análise de Coaching segundo Fournies (1992):

            “É identificar o que está influenciando o desempenho insatisfatório. É importante conhecer o que cada pessoa está fazendo de errado. Este primeiro passo permitirá identificar corretamente a falha de desempenho para eliminar o desempenho insatisfatório”.

            Deve-se identificar a freqüência daquele comportamento indesejável antes de saber que ele se tornou um problema e começar a lidar com ele. Vai-se administrar o comportamento dos empregados que trabalham para você, é necessário que saiba qual é o comportamento no atual momento, de tal maneira que seja capaz de avaliar se seus esforços gerências estão melhorando as coisas. Então ao identificar um problema de desempenho, deve-se perguntar se vale a pena perder tempo nele, ou ignorá-lo. Não vale a pena perder seu tempo tentando corrigir um detalhe de pouca importância.

Na análise para determinar o que está influenciando o mau desempenho, é importante saber se o empregado sabe que o seu desempenho não está sendo satisfatório. O feedback serve para lhes mostrar que o que estão fazendo não está sendo o esperado. É preciso criar um tipo de sistema entre o empregado e o trabalho de forma que os empregados saibam que o seu desempenho é insatisfatório sem passar pelo chefe, para isso a organização como um todo precisa ter normas e procedimentos conhecidas pelos empregados, com relação as suas atividades. Freqüentemente não sabem o que devem fazer, quando deve ser feito, ou como deve ficar o trabalho que realizam quando pronto. Todos estes aspectos devem estar claros para os empregados para que possam realizar suas atividades.

O passo seguinte da análise de coaching seria determinar se há ou não obstáculos fora do controle do subordinado. Se existem estes, a solução do problema é remover os obstáculos. Outra razão para um mau desempenho, é quando os empregados não sabem como fazer o trabalho, porque o aprendizado não aconteceu. Eles têm o conhecimento sobre como fazer, mas não tiveram a oportunidade de aplicar essa habilidade.

Também é preciso compreender a relação entre comportamento e conseqüência. Quando o comportamento é seguido de uma conseqüência positiva, a freqüência aumenta, e quando seguida de uma conseqüência negativa, sua freqüência diminui. Portanto o bom desempenho não deve ser punido, e o mau desempenho não deve ser recompensado. A solução é mudar as conseqüências.

Se da análise para determinar o que influencia o mal desempenho de um empregado, conclui-se que: O subordinado sabe que seu desempenho não é satisfatório; sabe o que deve ser feito e quando; não existem obstáculos fora do controle do empregado; o subordinado sabe como se deve fazer; e o bom desempenho não é seguido por uma conseqüência negativa. Portanto, se eles conseguiriam fazer se quisessem a alternativa apropriada e redirecionar o comportamento do subordinado através da reunião de Coaching. Se a resposta for não, a única alternativa será transferir ou demitir o empregado. 
Para tornar a análise de Coaching e a reunião face a face mais estruturada, se considera a abordagem de Teixeira (1996), em relação aos problemas de qualidade, através do Ciclo da Qualidade ou Ciclo V-I-D-A. Este ciclo busca através dos seguintes passos: visão, implementação, discernimento e ajuste, propiciar condições para que um gerente possa ser mais eficaz na sua análise. 
             Como se pode observar o Ciclo V-I-D-A, irá ajudar o gerente a realizar as duas fases da Técnica Coaching. Em especial no processo da reunião face a face principalmente no momento do acompanhamento do ciclo do comportamento do subordinado nas duas fases finais da técnica, que são: o acompanhamento e o reconhecimento, de acordo com Teixeira & Teixeira (1996), através da implementação de um ciclo de melhoria continua.

Até a próxima...
  

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