Para que uma empresa realize o gerenciamento da
qualidade, é preciso em primeiro lugar ter uma boa “liderança”. Então se
conclui que em uma empresa onde os gerentes não conseguem fazer os seus
subordinados realizarem as tarefas para as quais foram contratados, não pode
realizar o gerenciamento da qualidade, porque os líderes são incapacitados para
dirigir corrigir ou incentivar seus subordinados e consequentemente são
incapazes de fazer uma avaliação de desempenho que resulte em melhoria continua
dos subordinados.
Voltando
ao questionamento mencionado ontem, de por que os empregados falham no
desempenho de suas tarefas, a resposta é responsabilidade dos gerentes tanto
pelo fracasso ou sucesso de seus empregados. Em algumas situações o gerente tende
a dizer que o fracasso é responsabilidade do empregado, decorrente de suas
próprias limitações, devido o gerente não ter domínio sobre os fatores que
influenciam o mau desempenho. Mas Fournies (1992), diz ser raramente o fracasso
dos empregados culpa de suas limitações, mas sim um descaso dos gerentes em
procurarem meios para solucionarem os problemas, que não podem ser atribuídas
aos empregados. Mas então porque os gerentes falham na sua principal função que
é obter bons resultados dos seus subordinados? Os gerentes falham por causa de
três fatores primordiais:
- Minimizam a importância do treinamento;
- Descuidam da qualidade da informação;
- Não
privilegiam a clareza da comunicação.
A falta
de conscientização destes fatores no gerente conclui a resposta em relação ao
desempenho dos empregados que falham devido não terem sido:
- Treinados;
- Não receberam as informações objetivas;
-
Falta de comunicação através de normas e procedimentos padronizados.
Estas
duas perguntas levam a conclusão de que o problema está na formação básica inadequada
de ambos, e a solução é treinar para desenvolver potencialidades, sendo este um
programa de educação e não adestramento. Dai à necessidade de compreender que o
treinamento deve ser realizado envolvendo dois momentos importantes:
1) Visão
abrangente da empresa (negócio), de modo a localizar o empregado dentro da
estrutura organizacional, qual seu papel e responsabilidades para com os demais
setores da organização, de modo que este possa ser adaptar à empresa, ou seja,
conhecê-la.
2) Visão
específica da função que irá executar, mas sempre se fazendo uma relação da
função com os demais setores e quais conseqüências positivas e negativas desta
relação de trabalho.
Até a próxima...
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