quinta-feira, 26 de outubro de 2017

COMO DESENVOLVER UM GERENCIAMENTO PARA A QUALIDADE

Para que uma empresa realize o gerenciamento da qualidade, é preciso em primeiro lugar ter uma boa “liderança”. Então se conclui que em uma empresa onde os gerentes não conseguem fazer os seus subordinados realizarem as tarefas para as quais foram contratados, não pode realizar o gerenciamento da qualidade, porque os líderes são incapacitados para dirigir corrigir ou incentivar seus subordinados e consequentemente são incapazes de fazer uma avaliação de desempenho que resulte em melhoria continua dos subordinados.

            Voltando ao questionamento mencionado ontem, de por que os empregados falham no desempenho de suas tarefas, a resposta é responsabilidade dos gerentes tanto pelo fracasso ou sucesso de seus empregados. Em algumas situações o gerente tende a dizer que o fracasso é responsabilidade do empregado, decorrente de suas próprias limitações, devido o gerente não ter domínio sobre os fatores que influenciam o mau desempenho. Mas Fournies (1992), diz ser raramente o fracasso dos empregados culpa de suas limitações, mas sim um descaso dos gerentes em procurarem meios para solucionarem os problemas, que não podem ser atribuídas aos empregados. Mas então porque os gerentes falham na sua principal função que é obter bons resultados dos seus subordinados? Os gerentes falham por causa de três fatores primordiais:

            - Minimizam a importância do treinamento;
            - Descuidam da qualidade da informação;
            - Não privilegiam a clareza da comunicação.

            A falta de conscientização destes fatores no gerente conclui a resposta em relação ao desempenho dos empregados que falham devido não terem sido:

            - Treinados;
            - Não receberam as informações objetivas;
            - Falta de comunicação através de normas e procedimentos padronizados.
            Estas duas perguntas levam a conclusão de que o problema está na formação básica inadequada de ambos, e a solução é treinar para desenvolver potencialidades, sendo este um programa de educação e não adestramento. Dai à necessidade de compreender que o treinamento deve ser realizado envolvendo dois momentos importantes:

1) Visão abrangente da empresa (negócio), de modo a localizar o empregado dentro da estrutura organizacional, qual seu papel e responsabilidades para com os demais setores da organização, de modo que este possa ser adaptar à empresa, ou seja, conhecê-la.

2) Visão específica da função que irá executar, mas sempre se fazendo uma relação da função com os demais setores e quais conseqüências positivas e negativas desta relação de trabalho.



Até a próxima...

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